A educação inclusiva na educação infantil: diferente é ser igual / Inclusive education in child education: different is being equal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4828 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo provocar uma reflexão sobre a educação inclusiva na educação infantil, considerando a educação inclusiva como uma amostra educacional ratificada por políticas públicas, contudo ainda distante da realidade escolar. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1986 e a Declaração de Salamanca despertaram avanços importantes na legislação da educação inclusiva. Para que de fato haja uma educação inclusiva é essencial que os professores busquem capacitações, aperfeiçoamento e formação continuada, objetivando um ensino que respeite as diferenças e particularidades de cada indivíduo. Diante disto, a metodologia utilizada foi bibliográfica e qualitativa, por via, percebendo a importância da educação inclusiva para alunos com necessidades educacionais especiais e as leis que garantem a sua efetiva participação no ensino regular, compondo com que as escolas busquem novos paradigmas e apoiemos professores no processo de ensino-aprendizagem, dessa forma, valorizando um ensino no qual leve em conta as diferenças de cada um |
id |
VERACRUZ-0_f970838747793b412bdb2ffd7249d901 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4828 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação inclusiva na educação infantil: diferente é ser igual / Inclusive education in child education: different is being equalEducação inclusivaNecessidades educacionais especiaisPrática pedagógicaEducação infantilEste artigo tem como objetivo provocar uma reflexão sobre a educação inclusiva na educação infantil, considerando a educação inclusiva como uma amostra educacional ratificada por políticas públicas, contudo ainda distante da realidade escolar. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1986 e a Declaração de Salamanca despertaram avanços importantes na legislação da educação inclusiva. Para que de fato haja uma educação inclusiva é essencial que os professores busquem capacitações, aperfeiçoamento e formação continuada, objetivando um ensino que respeite as diferenças e particularidades de cada indivíduo. Diante disto, a metodologia utilizada foi bibliográfica e qualitativa, por via, percebendo a importância da educação inclusiva para alunos com necessidades educacionais especiais e as leis que garantem a sua efetiva participação no ensino regular, compondo com que as escolas busquem novos paradigmas e apoiemos professores no processo de ensino-aprendizagem, dessa forma, valorizando um ensino no qual leve em conta as diferenças de cada umBrazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/482810.34117/bjdv5n11-279Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 26472-26482Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 26472-26482Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 26472-264822525-876110.34117/bjdv.v5i11reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4828/443710.34117/bjd.v5i11.4828.g4437Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Raimunda Fernandes da SilvaGusmão, Diógenes José2021-02-15T12:36:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4828Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:00.692472Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação inclusiva na educação infantil: diferente é ser igual / Inclusive education in child education: different is being equal |
title |
A educação inclusiva na educação infantil: diferente é ser igual / Inclusive education in child education: different is being equal |
spellingShingle |
A educação inclusiva na educação infantil: diferente é ser igual / Inclusive education in child education: different is being equal Souza, Raimunda Fernandes da Silva Educação inclusiva Necessidades educacionais especiais Prática pedagógica Educação infantil |
title_short |
A educação inclusiva na educação infantil: diferente é ser igual / Inclusive education in child education: different is being equal |
title_full |
A educação inclusiva na educação infantil: diferente é ser igual / Inclusive education in child education: different is being equal |
title_fullStr |
A educação inclusiva na educação infantil: diferente é ser igual / Inclusive education in child education: different is being equal |
title_full_unstemmed |
A educação inclusiva na educação infantil: diferente é ser igual / Inclusive education in child education: different is being equal |
title_sort |
A educação inclusiva na educação infantil: diferente é ser igual / Inclusive education in child education: different is being equal |
author |
Souza, Raimunda Fernandes da Silva |
author_facet |
Souza, Raimunda Fernandes da Silva Gusmão, Diógenes José |
author_role |
author |
author2 |
Gusmão, Diógenes José |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Raimunda Fernandes da Silva Gusmão, Diógenes José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Necessidades educacionais especiais Prática pedagógica Educação infantil |
topic |
Educação inclusiva Necessidades educacionais especiais Prática pedagógica Educação infantil |
description |
Este artigo tem como objetivo provocar uma reflexão sobre a educação inclusiva na educação infantil, considerando a educação inclusiva como uma amostra educacional ratificada por políticas públicas, contudo ainda distante da realidade escolar. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1986 e a Declaração de Salamanca despertaram avanços importantes na legislação da educação inclusiva. Para que de fato haja uma educação inclusiva é essencial que os professores busquem capacitações, aperfeiçoamento e formação continuada, objetivando um ensino que respeite as diferenças e particularidades de cada indivíduo. Diante disto, a metodologia utilizada foi bibliográfica e qualitativa, por via, percebendo a importância da educação inclusiva para alunos com necessidades educacionais especiais e as leis que garantem a sua efetiva participação no ensino regular, compondo com que as escolas busquem novos paradigmas e apoiemos professores no processo de ensino-aprendizagem, dessa forma, valorizando um ensino no qual leve em conta as diferenças de cada um |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4828 10.34117/bjdv5n11-279 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4828 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n11-279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4828/4437 10.34117/bjd.v5i11.4828.g4437 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 26472-26482 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 26472-26482 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 26472-26482 2525-8761 10.34117/bjdv.v5i11 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645430871818240 |