Educação ambiental e sustentabilidade ambiental na percepção dos alunos e professores de 1ª a 3ª série do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58523 |
Resumo: | É de conhecimento que a muitos anos o homem vivia uma relação harmoniosa com o meio ambiente dependia dele de forma integral a sua sobrevivência, mas com o passar dos séculos acabou atribuindo um caráter subjacente a este meio, subjugando a natureza em seu próprio benefício, trazendo consigo práticas equivocadas quanto ao seu uso, gerando desperdício e da degradação ambiental. Nesse sentido, o presente artigo discute sobre as percepções dos indivíduos ao meio ambiente identificando os problemas de Investigação, urgente, principalmente sobre as consequências da deterioração dos recursos naturais, que acabaram afetando a vida humana em grande e pequena escala. Por isso, por meio de uma pesquisa bibliográfica, analisa-se os estudos focados pela comunidade científica internacional, buscam de forma consciente, descrever necessidade premente de usar o conhecimento responsável de todos os campos da ciência para responder à crescente degradação ambiental, que não só coloca em crise as condições de vida no planeta, mas até as próprias sobrevivência e perpetuação do homem como espécie biológica, dentro e fora da sala de aula. |
id |
VERACRUZ-0_fa262205a9d8b9fa65a3a421d29124c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58523 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental e sustentabilidade ambiental na percepção dos alunos e professores de 1ª a 3ª série do ensino médiomeio ambientecomunidadeeducação ambientalprofessoresalunosÉ de conhecimento que a muitos anos o homem vivia uma relação harmoniosa com o meio ambiente dependia dele de forma integral a sua sobrevivência, mas com o passar dos séculos acabou atribuindo um caráter subjacente a este meio, subjugando a natureza em seu próprio benefício, trazendo consigo práticas equivocadas quanto ao seu uso, gerando desperdício e da degradação ambiental. Nesse sentido, o presente artigo discute sobre as percepções dos indivíduos ao meio ambiente identificando os problemas de Investigação, urgente, principalmente sobre as consequências da deterioração dos recursos naturais, que acabaram afetando a vida humana em grande e pequena escala. Por isso, por meio de uma pesquisa bibliográfica, analisa-se os estudos focados pela comunidade científica internacional, buscam de forma consciente, descrever necessidade premente de usar o conhecimento responsável de todos os campos da ciência para responder à crescente degradação ambiental, que não só coloca em crise as condições de vida no planeta, mas até as próprias sobrevivência e perpetuação do homem como espécie biológica, dentro e fora da sala de aula.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5852310.34117/bjdv9n3-231Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 3 (2023); 12482-12503Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 3 (2023); 12482-12503Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 3 (2023); 12482-125032525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58523/42606Santos, Rosa Maria Martins CândidoSouza, Cláudia Maria Paulinode Moura, Cleine Borges AlvesNeves, Adriana Cristina AmuyQueiroz, Katia Rubia dos Santosda Silva, Joviano Martinsde Moura, Iris Divina Alvesda Silva, Francisca Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-30T19:31:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58523Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:36.879020Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental e sustentabilidade ambiental na percepção dos alunos e professores de 1ª a 3ª série do ensino médio |
title |
Educação ambiental e sustentabilidade ambiental na percepção dos alunos e professores de 1ª a 3ª série do ensino médio |
spellingShingle |
Educação ambiental e sustentabilidade ambiental na percepção dos alunos e professores de 1ª a 3ª série do ensino médio Santos, Rosa Maria Martins Cândido meio ambiente comunidade educação ambiental professores alunos |
title_short |
Educação ambiental e sustentabilidade ambiental na percepção dos alunos e professores de 1ª a 3ª série do ensino médio |
title_full |
Educação ambiental e sustentabilidade ambiental na percepção dos alunos e professores de 1ª a 3ª série do ensino médio |
title_fullStr |
Educação ambiental e sustentabilidade ambiental na percepção dos alunos e professores de 1ª a 3ª série do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental e sustentabilidade ambiental na percepção dos alunos e professores de 1ª a 3ª série do ensino médio |
title_sort |
Educação ambiental e sustentabilidade ambiental na percepção dos alunos e professores de 1ª a 3ª série do ensino médio |
author |
Santos, Rosa Maria Martins Cândido |
author_facet |
Santos, Rosa Maria Martins Cândido Souza, Cláudia Maria Paulino de Moura, Cleine Borges Alves Neves, Adriana Cristina Amuy Queiroz, Katia Rubia dos Santos da Silva, Joviano Martins de Moura, Iris Divina Alves da Silva, Francisca Maria |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Cláudia Maria Paulino de Moura, Cleine Borges Alves Neves, Adriana Cristina Amuy Queiroz, Katia Rubia dos Santos da Silva, Joviano Martins de Moura, Iris Divina Alves da Silva, Francisca Maria |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Rosa Maria Martins Cândido Souza, Cláudia Maria Paulino de Moura, Cleine Borges Alves Neves, Adriana Cristina Amuy Queiroz, Katia Rubia dos Santos da Silva, Joviano Martins de Moura, Iris Divina Alves da Silva, Francisca Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
meio ambiente comunidade educação ambiental professores alunos |
topic |
meio ambiente comunidade educação ambiental professores alunos |
description |
É de conhecimento que a muitos anos o homem vivia uma relação harmoniosa com o meio ambiente dependia dele de forma integral a sua sobrevivência, mas com o passar dos séculos acabou atribuindo um caráter subjacente a este meio, subjugando a natureza em seu próprio benefício, trazendo consigo práticas equivocadas quanto ao seu uso, gerando desperdício e da degradação ambiental. Nesse sentido, o presente artigo discute sobre as percepções dos indivíduos ao meio ambiente identificando os problemas de Investigação, urgente, principalmente sobre as consequências da deterioração dos recursos naturais, que acabaram afetando a vida humana em grande e pequena escala. Por isso, por meio de uma pesquisa bibliográfica, analisa-se os estudos focados pela comunidade científica internacional, buscam de forma consciente, descrever necessidade premente de usar o conhecimento responsável de todos os campos da ciência para responder à crescente degradação ambiental, que não só coloca em crise as condições de vida no planeta, mas até as próprias sobrevivência e perpetuação do homem como espécie biológica, dentro e fora da sala de aula. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58523 10.34117/bjdv9n3-231 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58523 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n3-231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58523/42606 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 3 (2023); 12482-12503 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 3 (2023); 12482-12503 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 3 (2023); 12482-12503 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645630323556352 |