Educação ambiental e sustentabilidade ambiental na percepção dos alunos e professores de 1ª a 3ª série do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rosa Maria Martins Cândido
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Souza, Cláudia Maria Paulino, de Moura, Cleine Borges Alves, Neves, Adriana Cristina Amuy, Queiroz, Katia Rubia dos Santos, da Silva, Joviano Martins, de Moura, Iris Divina Alves, da Silva, Francisca Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58523
Resumo: É de conhecimento que a muitos anos o homem vivia uma relação harmoniosa com o meio ambiente dependia dele de forma integral a sua sobrevivência, mas com o passar dos séculos acabou atribuindo um caráter subjacente a este meio, subjugando a natureza em seu próprio benefício, trazendo consigo práticas equivocadas quanto ao seu uso, gerando   desperdício e da degradação ambiental. Nesse sentido, o presente artigo discute sobre as percepções dos indivíduos ao meio ambiente identificando os problemas de Investigação, urgente, principalmente sobre as consequências da deterioração dos recursos naturais, que acabaram afetando a vida humana em grande e pequena escala. Por isso, por meio de uma pesquisa bibliográfica, analisa-se os estudos focados pela comunidade científica internacional, buscam de forma consciente, descrever necessidade premente de usar o conhecimento responsável de todos os campos da ciência para responder à crescente degradação ambiental, que não só coloca em crise as condições de vida no planeta, mas até as próprias sobrevivência e perpetuação do homem como espécie biológica, dentro e fora da sala de aula.
id VERACRUZ-0_fa262205a9d8b9fa65a3a421d29124c4
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58523
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Educação ambiental e sustentabilidade ambiental na percepção dos alunos e professores de 1ª a 3ª série do ensino médiomeio ambientecomunidadeeducação ambientalprofessoresalunosÉ de conhecimento que a muitos anos o homem vivia uma relação harmoniosa com o meio ambiente dependia dele de forma integral a sua sobrevivência, mas com o passar dos séculos acabou atribuindo um caráter subjacente a este meio, subjugando a natureza em seu próprio benefício, trazendo consigo práticas equivocadas quanto ao seu uso, gerando   desperdício e da degradação ambiental. Nesse sentido, o presente artigo discute sobre as percepções dos indivíduos ao meio ambiente identificando os problemas de Investigação, urgente, principalmente sobre as consequências da deterioração dos recursos naturais, que acabaram afetando a vida humana em grande e pequena escala. Por isso, por meio de uma pesquisa bibliográfica, analisa-se os estudos focados pela comunidade científica internacional, buscam de forma consciente, descrever necessidade premente de usar o conhecimento responsável de todos os campos da ciência para responder à crescente degradação ambiental, que não só coloca em crise as condições de vida no planeta, mas até as próprias sobrevivência e perpetuação do homem como espécie biológica, dentro e fora da sala de aula.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5852310.34117/bjdv9n3-231Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 3 (2023); 12482-12503Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 3 (2023); 12482-12503Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 3 (2023); 12482-125032525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58523/42606Santos, Rosa Maria Martins CândidoSouza, Cláudia Maria Paulinode Moura, Cleine Borges AlvesNeves, Adriana Cristina AmuyQueiroz, Katia Rubia dos Santosda Silva, Joviano Martinsde Moura, Iris Divina Alvesda Silva, Francisca Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-30T19:31:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58523Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:36.879020Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental e sustentabilidade ambiental na percepção dos alunos e professores de 1ª a 3ª série do ensino médio
title Educação ambiental e sustentabilidade ambiental na percepção dos alunos e professores de 1ª a 3ª série do ensino médio
spellingShingle Educação ambiental e sustentabilidade ambiental na percepção dos alunos e professores de 1ª a 3ª série do ensino médio
Santos, Rosa Maria Martins Cândido
meio ambiente
comunidade
educação ambiental
professores
alunos
title_short Educação ambiental e sustentabilidade ambiental na percepção dos alunos e professores de 1ª a 3ª série do ensino médio
title_full Educação ambiental e sustentabilidade ambiental na percepção dos alunos e professores de 1ª a 3ª série do ensino médio
title_fullStr Educação ambiental e sustentabilidade ambiental na percepção dos alunos e professores de 1ª a 3ª série do ensino médio
title_full_unstemmed Educação ambiental e sustentabilidade ambiental na percepção dos alunos e professores de 1ª a 3ª série do ensino médio
title_sort Educação ambiental e sustentabilidade ambiental na percepção dos alunos e professores de 1ª a 3ª série do ensino médio
author Santos, Rosa Maria Martins Cândido
author_facet Santos, Rosa Maria Martins Cândido
Souza, Cláudia Maria Paulino
de Moura, Cleine Borges Alves
Neves, Adriana Cristina Amuy
Queiroz, Katia Rubia dos Santos
da Silva, Joviano Martins
de Moura, Iris Divina Alves
da Silva, Francisca Maria
author_role author
author2 Souza, Cláudia Maria Paulino
de Moura, Cleine Borges Alves
Neves, Adriana Cristina Amuy
Queiroz, Katia Rubia dos Santos
da Silva, Joviano Martins
de Moura, Iris Divina Alves
da Silva, Francisca Maria
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rosa Maria Martins Cândido
Souza, Cláudia Maria Paulino
de Moura, Cleine Borges Alves
Neves, Adriana Cristina Amuy
Queiroz, Katia Rubia dos Santos
da Silva, Joviano Martins
de Moura, Iris Divina Alves
da Silva, Francisca Maria
dc.subject.por.fl_str_mv meio ambiente
comunidade
educação ambiental
professores
alunos
topic meio ambiente
comunidade
educação ambiental
professores
alunos
description É de conhecimento que a muitos anos o homem vivia uma relação harmoniosa com o meio ambiente dependia dele de forma integral a sua sobrevivência, mas com o passar dos séculos acabou atribuindo um caráter subjacente a este meio, subjugando a natureza em seu próprio benefício, trazendo consigo práticas equivocadas quanto ao seu uso, gerando   desperdício e da degradação ambiental. Nesse sentido, o presente artigo discute sobre as percepções dos indivíduos ao meio ambiente identificando os problemas de Investigação, urgente, principalmente sobre as consequências da deterioração dos recursos naturais, que acabaram afetando a vida humana em grande e pequena escala. Por isso, por meio de uma pesquisa bibliográfica, analisa-se os estudos focados pela comunidade científica internacional, buscam de forma consciente, descrever necessidade premente de usar o conhecimento responsável de todos os campos da ciência para responder à crescente degradação ambiental, que não só coloca em crise as condições de vida no planeta, mas até as próprias sobrevivência e perpetuação do homem como espécie biológica, dentro e fora da sala de aula.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58523
10.34117/bjdv9n3-231
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58523
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n3-231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58523/42606
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 3 (2023); 12482-12503
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 3 (2023); 12482-12503
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 3 (2023); 12482-12503
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645630323556352