Coordenação pedagógica e inserção à docencia, aproximações e desencontros / Pedagogical coordination and insertion to teaching, approaches and missings
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv7n7-011 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32241 |
Resumo: | Esse texto apresenta parte de uma pesquisa, que tem como principal objetivo analisar o papel das coordenadoras pedagógicas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, no processo de inserção à docencia. Essa investigação tem como base teórica os estudos de Huberman (2000), Gracia (1999; 2010) e Tardif (2014), no que se refere as especifidades do início da docência. Os autores definem a fase de inserção como a que compreende os cinco primeiros anos de docência, que são marcados por tensões e desafios. Desta forma, realizamos entrevistas semiestruturadas (LÜDKE e ANDRE, 1986) com coordenadores pedagógicos e professoras e professores, em início de docência, em exercíco em Escolas Municipais de Ensino Fundamental, pertencentes a Rede Municipal de Educação de São Paulo. A partir das pesquisas de Placco, Almeida e Souza (2011; 2015) analisamos o trabalho das coordenadoras pedagógicas, junto à esses docentes iniciantes, a partir das dimensões articuladora, formadora e transformadora. Os dados analisados revelam as dificuldades enfrendas, tanto por coordenadoras pedagógicas, quanto por professores inicantes, assim como a ausência de politicas de inserção docente na rede paulistana. |
id |
VERACRUZ-0_fb287755fbdb590c519ad33eab1c7a30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32241 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Coordenação pedagógica e inserção à docencia, aproximações e desencontros / Pedagogical coordination and insertion to teaching, approaches and missingsCoordenador PedagógicoProfessor InicianteInserção.Esse texto apresenta parte de uma pesquisa, que tem como principal objetivo analisar o papel das coordenadoras pedagógicas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, no processo de inserção à docencia. Essa investigação tem como base teórica os estudos de Huberman (2000), Gracia (1999; 2010) e Tardif (2014), no que se refere as especifidades do início da docência. Os autores definem a fase de inserção como a que compreende os cinco primeiros anos de docência, que são marcados por tensões e desafios. Desta forma, realizamos entrevistas semiestruturadas (LÜDKE e ANDRE, 1986) com coordenadores pedagógicos e professoras e professores, em início de docência, em exercíco em Escolas Municipais de Ensino Fundamental, pertencentes a Rede Municipal de Educação de São Paulo. A partir das pesquisas de Placco, Almeida e Souza (2011; 2015) analisamos o trabalho das coordenadoras pedagógicas, junto à esses docentes iniciantes, a partir das dimensões articuladora, formadora e transformadora. Os dados analisados revelam as dificuldades enfrendas, tanto por coordenadoras pedagógicas, quanto por professores inicantes, assim como a ausência de politicas de inserção docente na rede paulistana. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3224110.34117/bjdv7n7-011Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 65344-65351Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 65344-65351Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 65344-653512525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32241/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Mara Lucia da Silva2021-09-14T13:00:35Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32241Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:02.510404Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Coordenação pedagógica e inserção à docencia, aproximações e desencontros / Pedagogical coordination and insertion to teaching, approaches and missings |
title |
Coordenação pedagógica e inserção à docencia, aproximações e desencontros / Pedagogical coordination and insertion to teaching, approaches and missings |
spellingShingle |
Coordenação pedagógica e inserção à docencia, aproximações e desencontros / Pedagogical coordination and insertion to teaching, approaches and missings Coordenação pedagógica e inserção à docencia, aproximações e desencontros / Pedagogical coordination and insertion to teaching, approaches and missings Ribeiro, Mara Lucia da Silva Coordenador Pedagógico Professor Iniciante Inserção. Ribeiro, Mara Lucia da Silva Coordenador Pedagógico Professor Iniciante Inserção. |
title_short |
Coordenação pedagógica e inserção à docencia, aproximações e desencontros / Pedagogical coordination and insertion to teaching, approaches and missings |
title_full |
Coordenação pedagógica e inserção à docencia, aproximações e desencontros / Pedagogical coordination and insertion to teaching, approaches and missings |
title_fullStr |
Coordenação pedagógica e inserção à docencia, aproximações e desencontros / Pedagogical coordination and insertion to teaching, approaches and missings Coordenação pedagógica e inserção à docencia, aproximações e desencontros / Pedagogical coordination and insertion to teaching, approaches and missings |
title_full_unstemmed |
Coordenação pedagógica e inserção à docencia, aproximações e desencontros / Pedagogical coordination and insertion to teaching, approaches and missings Coordenação pedagógica e inserção à docencia, aproximações e desencontros / Pedagogical coordination and insertion to teaching, approaches and missings |
title_sort |
Coordenação pedagógica e inserção à docencia, aproximações e desencontros / Pedagogical coordination and insertion to teaching, approaches and missings |
author |
Ribeiro, Mara Lucia da Silva |
author_facet |
Ribeiro, Mara Lucia da Silva Ribeiro, Mara Lucia da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Mara Lucia da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coordenador Pedagógico Professor Iniciante Inserção. |
topic |
Coordenador Pedagógico Professor Iniciante Inserção. |
description |
Esse texto apresenta parte de uma pesquisa, que tem como principal objetivo analisar o papel das coordenadoras pedagógicas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, no processo de inserção à docencia. Essa investigação tem como base teórica os estudos de Huberman (2000), Gracia (1999; 2010) e Tardif (2014), no que se refere as especifidades do início da docência. Os autores definem a fase de inserção como a que compreende os cinco primeiros anos de docência, que são marcados por tensões e desafios. Desta forma, realizamos entrevistas semiestruturadas (LÜDKE e ANDRE, 1986) com coordenadores pedagógicos e professoras e professores, em início de docência, em exercíco em Escolas Municipais de Ensino Fundamental, pertencentes a Rede Municipal de Educação de São Paulo. A partir das pesquisas de Placco, Almeida e Souza (2011; 2015) analisamos o trabalho das coordenadoras pedagógicas, junto à esses docentes iniciantes, a partir das dimensões articuladora, formadora e transformadora. Os dados analisados revelam as dificuldades enfrendas, tanto por coordenadoras pedagógicas, quanto por professores inicantes, assim como a ausência de politicas de inserção docente na rede paulistana. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32241 10.34117/bjdv7n7-011 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32241 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n7-011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32241/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 65344-65351 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 65344-65351 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 65344-65351 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183820646940672 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv7n7-011 |