Coordenação pedagógica e inserção à docencia, aproximações e desencontros / Pedagogical coordination and insertion to teaching, approaches and missings

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Mara Lucia da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv7n7-011
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32241
Resumo: Esse texto apresenta parte de uma pesquisa, que tem como principal objetivo analisar o papel das coordenadoras pedagógicas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, no processo de inserção à docencia. Essa investigação tem como base teórica os estudos de Huberman (2000), Gracia (1999; 2010) e Tardif (2014), no que se refere as especifidades do início da docência. Os autores definem a fase de inserção como a que compreende os cinco primeiros anos de docência, que são marcados por tensões e desafios. Desta forma, realizamos entrevistas semiestruturadas (LÜDKE e ANDRE, 1986) com coordenadores pedagógicos e professoras e professores, em início de docência, em exercíco em Escolas Municipais de Ensino Fundamental, pertencentes a Rede Municipal de Educação de São Paulo. A partir das pesquisas de Placco, Almeida e Souza (2011; 2015) analisamos o trabalho das coordenadoras pedagógicas, junto à esses docentes iniciantes, a partir das dimensões articuladora, formadora e transformadora. Os dados analisados revelam as dificuldades enfrendas, tanto por coordenadoras pedagógicas, quanto por professores inicantes, assim como a ausência de politicas de inserção docente na rede paulistana. 
id VERACRUZ-0_fb287755fbdb590c519ad33eab1c7a30
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32241
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Coordenação pedagógica e inserção à docencia, aproximações e desencontros / Pedagogical coordination and insertion to teaching, approaches and missingsCoordenador PedagógicoProfessor InicianteInserção.Esse texto apresenta parte de uma pesquisa, que tem como principal objetivo analisar o papel das coordenadoras pedagógicas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, no processo de inserção à docencia. Essa investigação tem como base teórica os estudos de Huberman (2000), Gracia (1999; 2010) e Tardif (2014), no que se refere as especifidades do início da docência. Os autores definem a fase de inserção como a que compreende os cinco primeiros anos de docência, que são marcados por tensões e desafios. Desta forma, realizamos entrevistas semiestruturadas (LÜDKE e ANDRE, 1986) com coordenadores pedagógicos e professoras e professores, em início de docência, em exercíco em Escolas Municipais de Ensino Fundamental, pertencentes a Rede Municipal de Educação de São Paulo. A partir das pesquisas de Placco, Almeida e Souza (2011; 2015) analisamos o trabalho das coordenadoras pedagógicas, junto à esses docentes iniciantes, a partir das dimensões articuladora, formadora e transformadora. Os dados analisados revelam as dificuldades enfrendas, tanto por coordenadoras pedagógicas, quanto por professores inicantes, assim como a ausência de politicas de inserção docente na rede paulistana. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3224110.34117/bjdv7n7-011Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 65344-65351Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 65344-65351Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 65344-653512525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32241/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Mara Lucia da Silva2021-09-14T13:00:35Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32241Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:02.510404Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Coordenação pedagógica e inserção à docencia, aproximações e desencontros / Pedagogical coordination and insertion to teaching, approaches and missings
title Coordenação pedagógica e inserção à docencia, aproximações e desencontros / Pedagogical coordination and insertion to teaching, approaches and missings
spellingShingle Coordenação pedagógica e inserção à docencia, aproximações e desencontros / Pedagogical coordination and insertion to teaching, approaches and missings
Coordenação pedagógica e inserção à docencia, aproximações e desencontros / Pedagogical coordination and insertion to teaching, approaches and missings
Ribeiro, Mara Lucia da Silva
Coordenador Pedagógico
Professor Iniciante
Inserção.
Ribeiro, Mara Lucia da Silva
Coordenador Pedagógico
Professor Iniciante
Inserção.
title_short Coordenação pedagógica e inserção à docencia, aproximações e desencontros / Pedagogical coordination and insertion to teaching, approaches and missings
title_full Coordenação pedagógica e inserção à docencia, aproximações e desencontros / Pedagogical coordination and insertion to teaching, approaches and missings
title_fullStr Coordenação pedagógica e inserção à docencia, aproximações e desencontros / Pedagogical coordination and insertion to teaching, approaches and missings
Coordenação pedagógica e inserção à docencia, aproximações e desencontros / Pedagogical coordination and insertion to teaching, approaches and missings
title_full_unstemmed Coordenação pedagógica e inserção à docencia, aproximações e desencontros / Pedagogical coordination and insertion to teaching, approaches and missings
Coordenação pedagógica e inserção à docencia, aproximações e desencontros / Pedagogical coordination and insertion to teaching, approaches and missings
title_sort Coordenação pedagógica e inserção à docencia, aproximações e desencontros / Pedagogical coordination and insertion to teaching, approaches and missings
author Ribeiro, Mara Lucia da Silva
author_facet Ribeiro, Mara Lucia da Silva
Ribeiro, Mara Lucia da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Mara Lucia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenador Pedagógico
Professor Iniciante
Inserção.
topic Coordenador Pedagógico
Professor Iniciante
Inserção.
description Esse texto apresenta parte de uma pesquisa, que tem como principal objetivo analisar o papel das coordenadoras pedagógicas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, no processo de inserção à docencia. Essa investigação tem como base teórica os estudos de Huberman (2000), Gracia (1999; 2010) e Tardif (2014), no que se refere as especifidades do início da docência. Os autores definem a fase de inserção como a que compreende os cinco primeiros anos de docência, que são marcados por tensões e desafios. Desta forma, realizamos entrevistas semiestruturadas (LÜDKE e ANDRE, 1986) com coordenadores pedagógicos e professoras e professores, em início de docência, em exercíco em Escolas Municipais de Ensino Fundamental, pertencentes a Rede Municipal de Educação de São Paulo. A partir das pesquisas de Placco, Almeida e Souza (2011; 2015) analisamos o trabalho das coordenadoras pedagógicas, junto à esses docentes iniciantes, a partir das dimensões articuladora, formadora e transformadora. Os dados analisados revelam as dificuldades enfrendas, tanto por coordenadoras pedagógicas, quanto por professores inicantes, assim como a ausência de politicas de inserção docente na rede paulistana. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32241
10.34117/bjdv7n7-011
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32241
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n7-011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32241/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 65344-65351
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 65344-65351
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 65344-65351
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183820646940672
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv7n7-011