Contação de histórias online como meio de comunicação afetiva com crianças no cenário pandêmico da Covid-19/ Online storytelling as a means of affective communication with children in the Covid-19 pandemic scenario

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quintana, Tatiane Felipeto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Machado, Nathália Blanco, Truccolo, Adriana Barni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43056
Resumo: Ouvir histórias estimula o desenvolvimento da imaginação, fomenta a construção da identidade, e atua como instrumento de acesso a dimensões afetivas, cognitivas e sociais da criança. Praticada na educação e na formação da criança, as histórias podem ser utilizadas para ajudá-la a entender o mundo à sua volta. No contexto da pandemia da COVID-19 onde a criança está distanciada de sua rotina, a contação de histórias pode ser uma estratégia de comunicação afetiva auxiliando-a na redução do estresse e na utilização do tempo de forma proveitosa. Dessa forma o objetivo geral do projeto foi contribuir para a redução do estresse infantil causado pelo distanciamento social decorrente da pandemia da COVID-19, através da contação de histórias. Estudo qualitativo de intervenção pedagógica, aprovado pelo CEP UERGS (CAAE 38941320.2.0000.8091) e realizado online via google meet, You Tube Kids, e envio de vídeo para as escolas utilizarem nas aulas. De outubro de 2020 a maio de 2021 foram postados 12 vídeos no canal do You Tube, enviados oito vídeos para escolas e realizados seis encontros pelo google meet. A resposta das crianças em relação às histórias contadas foi manifestada através do envio de desenhos onde representavam o entendimento para com as histórias, pelas curtidas no canal do You Tube, e pela manifestação das crianças durante os encontros online. Observou-se que as histórias contadas estimularam as crianças a exporem seus sentimentos e de alguma forma amenizaram o estresse causado pelo distanciamento social quando se manifestaram fosse através de palavras ou desenhos.
id VERACRUZ-0_fb3c3060bcb0ff5182081e2ec5d10287
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43056
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Contação de histórias online como meio de comunicação afetiva com crianças no cenário pandêmico da Covid-19/ Online storytelling as a means of affective communication with children in the Covid-19 pandemic scenarioCriançaContação de históriaPandemiaDistanciamento Social.Ouvir histórias estimula o desenvolvimento da imaginação, fomenta a construção da identidade, e atua como instrumento de acesso a dimensões afetivas, cognitivas e sociais da criança. Praticada na educação e na formação da criança, as histórias podem ser utilizadas para ajudá-la a entender o mundo à sua volta. No contexto da pandemia da COVID-19 onde a criança está distanciada de sua rotina, a contação de histórias pode ser uma estratégia de comunicação afetiva auxiliando-a na redução do estresse e na utilização do tempo de forma proveitosa. Dessa forma o objetivo geral do projeto foi contribuir para a redução do estresse infantil causado pelo distanciamento social decorrente da pandemia da COVID-19, através da contação de histórias. Estudo qualitativo de intervenção pedagógica, aprovado pelo CEP UERGS (CAAE 38941320.2.0000.8091) e realizado online via google meet, You Tube Kids, e envio de vídeo para as escolas utilizarem nas aulas. De outubro de 2020 a maio de 2021 foram postados 12 vídeos no canal do You Tube, enviados oito vídeos para escolas e realizados seis encontros pelo google meet. A resposta das crianças em relação às histórias contadas foi manifestada através do envio de desenhos onde representavam o entendimento para com as histórias, pelas curtidas no canal do You Tube, e pela manifestação das crianças durante os encontros online. Observou-se que as histórias contadas estimularam as crianças a exporem seus sentimentos e de alguma forma amenizaram o estresse causado pelo distanciamento social quando se manifestaram fosse através de palavras ou desenhos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4305610.34117/bjdv8n1-383Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 5660-5672Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 5660-5672Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 5660-56722525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43056/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessQuintana, Tatiane FelipetoMachado, Nathália BlancoTruccolo, Adriana Barni2022-05-04T16:42:16Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43056Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:11.394491Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Contação de histórias online como meio de comunicação afetiva com crianças no cenário pandêmico da Covid-19/ Online storytelling as a means of affective communication with children in the Covid-19 pandemic scenario
title Contação de histórias online como meio de comunicação afetiva com crianças no cenário pandêmico da Covid-19/ Online storytelling as a means of affective communication with children in the Covid-19 pandemic scenario
spellingShingle Contação de histórias online como meio de comunicação afetiva com crianças no cenário pandêmico da Covid-19/ Online storytelling as a means of affective communication with children in the Covid-19 pandemic scenario
Quintana, Tatiane Felipeto
Criança
Contação de história
Pandemia
Distanciamento Social.
title_short Contação de histórias online como meio de comunicação afetiva com crianças no cenário pandêmico da Covid-19/ Online storytelling as a means of affective communication with children in the Covid-19 pandemic scenario
title_full Contação de histórias online como meio de comunicação afetiva com crianças no cenário pandêmico da Covid-19/ Online storytelling as a means of affective communication with children in the Covid-19 pandemic scenario
title_fullStr Contação de histórias online como meio de comunicação afetiva com crianças no cenário pandêmico da Covid-19/ Online storytelling as a means of affective communication with children in the Covid-19 pandemic scenario
title_full_unstemmed Contação de histórias online como meio de comunicação afetiva com crianças no cenário pandêmico da Covid-19/ Online storytelling as a means of affective communication with children in the Covid-19 pandemic scenario
title_sort Contação de histórias online como meio de comunicação afetiva com crianças no cenário pandêmico da Covid-19/ Online storytelling as a means of affective communication with children in the Covid-19 pandemic scenario
author Quintana, Tatiane Felipeto
author_facet Quintana, Tatiane Felipeto
Machado, Nathália Blanco
Truccolo, Adriana Barni
author_role author
author2 Machado, Nathália Blanco
Truccolo, Adriana Barni
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quintana, Tatiane Felipeto
Machado, Nathália Blanco
Truccolo, Adriana Barni
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Contação de história
Pandemia
Distanciamento Social.
topic Criança
Contação de história
Pandemia
Distanciamento Social.
description Ouvir histórias estimula o desenvolvimento da imaginação, fomenta a construção da identidade, e atua como instrumento de acesso a dimensões afetivas, cognitivas e sociais da criança. Praticada na educação e na formação da criança, as histórias podem ser utilizadas para ajudá-la a entender o mundo à sua volta. No contexto da pandemia da COVID-19 onde a criança está distanciada de sua rotina, a contação de histórias pode ser uma estratégia de comunicação afetiva auxiliando-a na redução do estresse e na utilização do tempo de forma proveitosa. Dessa forma o objetivo geral do projeto foi contribuir para a redução do estresse infantil causado pelo distanciamento social decorrente da pandemia da COVID-19, através da contação de histórias. Estudo qualitativo de intervenção pedagógica, aprovado pelo CEP UERGS (CAAE 38941320.2.0000.8091) e realizado online via google meet, You Tube Kids, e envio de vídeo para as escolas utilizarem nas aulas. De outubro de 2020 a maio de 2021 foram postados 12 vídeos no canal do You Tube, enviados oito vídeos para escolas e realizados seis encontros pelo google meet. A resposta das crianças em relação às histórias contadas foi manifestada através do envio de desenhos onde representavam o entendimento para com as histórias, pelas curtidas no canal do You Tube, e pela manifestação das crianças durante os encontros online. Observou-se que as histórias contadas estimularam as crianças a exporem seus sentimentos e de alguma forma amenizaram o estresse causado pelo distanciamento social quando se manifestaram fosse através de palavras ou desenhos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43056
10.34117/bjdv8n1-383
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43056
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n1-383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43056/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 5660-5672
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 5660-5672
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 5660-5672
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645579881807872