Contação de histórias online como meio de comunicação afetiva com crianças no cenário pandêmico da Covid-19/ Online storytelling as a means of affective communication with children in the Covid-19 pandemic scenario
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43056 |
Resumo: | Ouvir histórias estimula o desenvolvimento da imaginação, fomenta a construção da identidade, e atua como instrumento de acesso a dimensões afetivas, cognitivas e sociais da criança. Praticada na educação e na formação da criança, as histórias podem ser utilizadas para ajudá-la a entender o mundo à sua volta. No contexto da pandemia da COVID-19 onde a criança está distanciada de sua rotina, a contação de histórias pode ser uma estratégia de comunicação afetiva auxiliando-a na redução do estresse e na utilização do tempo de forma proveitosa. Dessa forma o objetivo geral do projeto foi contribuir para a redução do estresse infantil causado pelo distanciamento social decorrente da pandemia da COVID-19, através da contação de histórias. Estudo qualitativo de intervenção pedagógica, aprovado pelo CEP UERGS (CAAE 38941320.2.0000.8091) e realizado online via google meet, You Tube Kids, e envio de vídeo para as escolas utilizarem nas aulas. De outubro de 2020 a maio de 2021 foram postados 12 vídeos no canal do You Tube, enviados oito vídeos para escolas e realizados seis encontros pelo google meet. A resposta das crianças em relação às histórias contadas foi manifestada através do envio de desenhos onde representavam o entendimento para com as histórias, pelas curtidas no canal do You Tube, e pela manifestação das crianças durante os encontros online. Observou-se que as histórias contadas estimularam as crianças a exporem seus sentimentos e de alguma forma amenizaram o estresse causado pelo distanciamento social quando se manifestaram fosse através de palavras ou desenhos. |
id |
VERACRUZ-0_fb3c3060bcb0ff5182081e2ec5d10287 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43056 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Contação de histórias online como meio de comunicação afetiva com crianças no cenário pandêmico da Covid-19/ Online storytelling as a means of affective communication with children in the Covid-19 pandemic scenarioCriançaContação de históriaPandemiaDistanciamento Social.Ouvir histórias estimula o desenvolvimento da imaginação, fomenta a construção da identidade, e atua como instrumento de acesso a dimensões afetivas, cognitivas e sociais da criança. Praticada na educação e na formação da criança, as histórias podem ser utilizadas para ajudá-la a entender o mundo à sua volta. No contexto da pandemia da COVID-19 onde a criança está distanciada de sua rotina, a contação de histórias pode ser uma estratégia de comunicação afetiva auxiliando-a na redução do estresse e na utilização do tempo de forma proveitosa. Dessa forma o objetivo geral do projeto foi contribuir para a redução do estresse infantil causado pelo distanciamento social decorrente da pandemia da COVID-19, através da contação de histórias. Estudo qualitativo de intervenção pedagógica, aprovado pelo CEP UERGS (CAAE 38941320.2.0000.8091) e realizado online via google meet, You Tube Kids, e envio de vídeo para as escolas utilizarem nas aulas. De outubro de 2020 a maio de 2021 foram postados 12 vídeos no canal do You Tube, enviados oito vídeos para escolas e realizados seis encontros pelo google meet. A resposta das crianças em relação às histórias contadas foi manifestada através do envio de desenhos onde representavam o entendimento para com as histórias, pelas curtidas no canal do You Tube, e pela manifestação das crianças durante os encontros online. Observou-se que as histórias contadas estimularam as crianças a exporem seus sentimentos e de alguma forma amenizaram o estresse causado pelo distanciamento social quando se manifestaram fosse através de palavras ou desenhos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4305610.34117/bjdv8n1-383Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 5660-5672Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 5660-5672Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 5660-56722525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43056/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessQuintana, Tatiane FelipetoMachado, Nathália BlancoTruccolo, Adriana Barni2022-05-04T16:42:16Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43056Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:11.394491Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contação de histórias online como meio de comunicação afetiva com crianças no cenário pandêmico da Covid-19/ Online storytelling as a means of affective communication with children in the Covid-19 pandemic scenario |
title |
Contação de histórias online como meio de comunicação afetiva com crianças no cenário pandêmico da Covid-19/ Online storytelling as a means of affective communication with children in the Covid-19 pandemic scenario |
spellingShingle |
Contação de histórias online como meio de comunicação afetiva com crianças no cenário pandêmico da Covid-19/ Online storytelling as a means of affective communication with children in the Covid-19 pandemic scenario Quintana, Tatiane Felipeto Criança Contação de história Pandemia Distanciamento Social. |
title_short |
Contação de histórias online como meio de comunicação afetiva com crianças no cenário pandêmico da Covid-19/ Online storytelling as a means of affective communication with children in the Covid-19 pandemic scenario |
title_full |
Contação de histórias online como meio de comunicação afetiva com crianças no cenário pandêmico da Covid-19/ Online storytelling as a means of affective communication with children in the Covid-19 pandemic scenario |
title_fullStr |
Contação de histórias online como meio de comunicação afetiva com crianças no cenário pandêmico da Covid-19/ Online storytelling as a means of affective communication with children in the Covid-19 pandemic scenario |
title_full_unstemmed |
Contação de histórias online como meio de comunicação afetiva com crianças no cenário pandêmico da Covid-19/ Online storytelling as a means of affective communication with children in the Covid-19 pandemic scenario |
title_sort |
Contação de histórias online como meio de comunicação afetiva com crianças no cenário pandêmico da Covid-19/ Online storytelling as a means of affective communication with children in the Covid-19 pandemic scenario |
author |
Quintana, Tatiane Felipeto |
author_facet |
Quintana, Tatiane Felipeto Machado, Nathália Blanco Truccolo, Adriana Barni |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Nathália Blanco Truccolo, Adriana Barni |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quintana, Tatiane Felipeto Machado, Nathália Blanco Truccolo, Adriana Barni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Contação de história Pandemia Distanciamento Social. |
topic |
Criança Contação de história Pandemia Distanciamento Social. |
description |
Ouvir histórias estimula o desenvolvimento da imaginação, fomenta a construção da identidade, e atua como instrumento de acesso a dimensões afetivas, cognitivas e sociais da criança. Praticada na educação e na formação da criança, as histórias podem ser utilizadas para ajudá-la a entender o mundo à sua volta. No contexto da pandemia da COVID-19 onde a criança está distanciada de sua rotina, a contação de histórias pode ser uma estratégia de comunicação afetiva auxiliando-a na redução do estresse e na utilização do tempo de forma proveitosa. Dessa forma o objetivo geral do projeto foi contribuir para a redução do estresse infantil causado pelo distanciamento social decorrente da pandemia da COVID-19, através da contação de histórias. Estudo qualitativo de intervenção pedagógica, aprovado pelo CEP UERGS (CAAE 38941320.2.0000.8091) e realizado online via google meet, You Tube Kids, e envio de vídeo para as escolas utilizarem nas aulas. De outubro de 2020 a maio de 2021 foram postados 12 vídeos no canal do You Tube, enviados oito vídeos para escolas e realizados seis encontros pelo google meet. A resposta das crianças em relação às histórias contadas foi manifestada através do envio de desenhos onde representavam o entendimento para com as histórias, pelas curtidas no canal do You Tube, e pela manifestação das crianças durante os encontros online. Observou-se que as histórias contadas estimularam as crianças a exporem seus sentimentos e de alguma forma amenizaram o estresse causado pelo distanciamento social quando se manifestaram fosse através de palavras ou desenhos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43056 10.34117/bjdv8n1-383 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43056 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n1-383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43056/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 5660-5672 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 5660-5672 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 5660-5672 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645579881807872 |