Estudos em andamento sobre internal stickiness: um estudo de pareamento bibliográfico / Ongoing studies on internal stickiness: a literature pairing study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Valdemilson de Assis Alves de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Scafuto, Isabel Cristina, Sposito, Lincoln
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n4-596
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47215
Resumo: O tema Internal Stickiness - (IS) está relacionado à dificuldade de transferir o conhecimento e melhores práticas entre indivíduos e organizações. A transferência do conhecimento possui um importante papel para a vantagem competitiva das organizações (Nonaka & Takeuchi, 1995). Mediante isto, o presente documento é um estudo sobre a transferência do conhecimento com foco nas dificuldades que ocorrem nessas transferências. Este documento teve como objetivo investigar a pesquisa existente sobre (IS) na tentativa de entender e compreender o que tem sido estudado. Por meio de um estudo de pareamento bibliográfico, apoiado em análise fatorial e de rede, de uma amostra de 251 trabalhos, examinamos 81 artigos selecionados e suas referências. Os fatores formados identificaram uma predominância de (IS) na transferência do conhecimento, nas organizações, em adaptação com ambiente e transferência de boas práticas, e na transferência de tecnologia. Os principais resultados obtidos indicam que são poucas as referências estudadas exatamente sobre o termo (IS), pois na maioria das referências são chamadas de barreiras ou dificuldades que ocorrem na transferência do conhecimento. A maior parte dos trabalhos investigados são artigos empíricos e utilizaram uma abordagem quantitativa sobre o tema (IS). Este estudo pôde contribuir no âmbito teórico, por trazer uma consolidação dos resultados sobre o tema (IS) dos estudos em andamento. Para a prática, no sentido em despertar os profissionais e organizações com o intuito de melhoramento da transferência do conhecimento e boas práticas. Como limitações deste estudo, cito a dificuldade de acesso a alguns trabalhos por completo, que impossibilitados de livre acesso foram excluídos da pesquisa. Cito também a coleta de uma única base de dados (ISI Web of Science) para investigação de estudos sobre (IS). Para estudos futuros, aconselho realização de pesquisas com o tema (IS) relacionado com a gestão de projetos, pois talvez seja uma lacuna por identificar certa ausência de estudos com esses dois temas. Outra sugestão, seria a realização de mais pesquisas em outras bases de dados para saber se há outros trabalhos sobre o termo (IS).
id VERACRUZ-0_fb5bf4835a61eaf4746a28521ddef46c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47215
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Estudos em andamento sobre internal stickiness: um estudo de pareamento bibliográfico / Ongoing studies on internal stickiness: a literature pairing studyinternal stickinesstransferência do conhecimentopareamento bibliográficobarreirasboas práticas.O tema Internal Stickiness - (IS) está relacionado à dificuldade de transferir o conhecimento e melhores práticas entre indivíduos e organizações. A transferência do conhecimento possui um importante papel para a vantagem competitiva das organizações (Nonaka & Takeuchi, 1995). Mediante isto, o presente documento é um estudo sobre a transferência do conhecimento com foco nas dificuldades que ocorrem nessas transferências. Este documento teve como objetivo investigar a pesquisa existente sobre (IS) na tentativa de entender e compreender o que tem sido estudado. Por meio de um estudo de pareamento bibliográfico, apoiado em análise fatorial e de rede, de uma amostra de 251 trabalhos, examinamos 81 artigos selecionados e suas referências. Os fatores formados identificaram uma predominância de (IS) na transferência do conhecimento, nas organizações, em adaptação com ambiente e transferência de boas práticas, e na transferência de tecnologia. Os principais resultados obtidos indicam que são poucas as referências estudadas exatamente sobre o termo (IS), pois na maioria das referências são chamadas de barreiras ou dificuldades que ocorrem na transferência do conhecimento. A maior parte dos trabalhos investigados são artigos empíricos e utilizaram uma abordagem quantitativa sobre o tema (IS). Este estudo pôde contribuir no âmbito teórico, por trazer uma consolidação dos resultados sobre o tema (IS) dos estudos em andamento. Para a prática, no sentido em despertar os profissionais e organizações com o intuito de melhoramento da transferência do conhecimento e boas práticas. Como limitações deste estudo, cito a dificuldade de acesso a alguns trabalhos por completo, que impossibilitados de livre acesso foram excluídos da pesquisa. Cito também a coleta de uma única base de dados (ISI Web of Science) para investigação de estudos sobre (IS). Para estudos futuros, aconselho realização de pesquisas com o tema (IS) relacionado com a gestão de projetos, pois talvez seja uma lacuna por identificar certa ausência de estudos com esses dois temas. Outra sugestão, seria a realização de mais pesquisas em outras bases de dados para saber se há outros trabalhos sobre o termo (IS).Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4721510.34117/bjdv8n4-596Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 31858-31879Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 31858-31879Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 31858-318792525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47215/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Valdemilson de Assis Alves deScafuto, Isabel CristinaSposito, Lincoln2022-06-22T19:49:54Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47215Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:48.883544Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudos em andamento sobre internal stickiness: um estudo de pareamento bibliográfico / Ongoing studies on internal stickiness: a literature pairing study
title Estudos em andamento sobre internal stickiness: um estudo de pareamento bibliográfico / Ongoing studies on internal stickiness: a literature pairing study
spellingShingle Estudos em andamento sobre internal stickiness: um estudo de pareamento bibliográfico / Ongoing studies on internal stickiness: a literature pairing study
Estudos em andamento sobre internal stickiness: um estudo de pareamento bibliográfico / Ongoing studies on internal stickiness: a literature pairing study
Araujo, Valdemilson de Assis Alves de
internal stickiness
transferência do conhecimento
pareamento bibliográfico
barreiras
boas práticas.
Araujo, Valdemilson de Assis Alves de
internal stickiness
transferência do conhecimento
pareamento bibliográfico
barreiras
boas práticas.
title_short Estudos em andamento sobre internal stickiness: um estudo de pareamento bibliográfico / Ongoing studies on internal stickiness: a literature pairing study
title_full Estudos em andamento sobre internal stickiness: um estudo de pareamento bibliográfico / Ongoing studies on internal stickiness: a literature pairing study
title_fullStr Estudos em andamento sobre internal stickiness: um estudo de pareamento bibliográfico / Ongoing studies on internal stickiness: a literature pairing study
Estudos em andamento sobre internal stickiness: um estudo de pareamento bibliográfico / Ongoing studies on internal stickiness: a literature pairing study
title_full_unstemmed Estudos em andamento sobre internal stickiness: um estudo de pareamento bibliográfico / Ongoing studies on internal stickiness: a literature pairing study
Estudos em andamento sobre internal stickiness: um estudo de pareamento bibliográfico / Ongoing studies on internal stickiness: a literature pairing study
title_sort Estudos em andamento sobre internal stickiness: um estudo de pareamento bibliográfico / Ongoing studies on internal stickiness: a literature pairing study
author Araujo, Valdemilson de Assis Alves de
author_facet Araujo, Valdemilson de Assis Alves de
Araujo, Valdemilson de Assis Alves de
Scafuto, Isabel Cristina
Sposito, Lincoln
Scafuto, Isabel Cristina
Sposito, Lincoln
author_role author
author2 Scafuto, Isabel Cristina
Sposito, Lincoln
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Valdemilson de Assis Alves de
Scafuto, Isabel Cristina
Sposito, Lincoln
dc.subject.por.fl_str_mv internal stickiness
transferência do conhecimento
pareamento bibliográfico
barreiras
boas práticas.
topic internal stickiness
transferência do conhecimento
pareamento bibliográfico
barreiras
boas práticas.
description O tema Internal Stickiness - (IS) está relacionado à dificuldade de transferir o conhecimento e melhores práticas entre indivíduos e organizações. A transferência do conhecimento possui um importante papel para a vantagem competitiva das organizações (Nonaka & Takeuchi, 1995). Mediante isto, o presente documento é um estudo sobre a transferência do conhecimento com foco nas dificuldades que ocorrem nessas transferências. Este documento teve como objetivo investigar a pesquisa existente sobre (IS) na tentativa de entender e compreender o que tem sido estudado. Por meio de um estudo de pareamento bibliográfico, apoiado em análise fatorial e de rede, de uma amostra de 251 trabalhos, examinamos 81 artigos selecionados e suas referências. Os fatores formados identificaram uma predominância de (IS) na transferência do conhecimento, nas organizações, em adaptação com ambiente e transferência de boas práticas, e na transferência de tecnologia. Os principais resultados obtidos indicam que são poucas as referências estudadas exatamente sobre o termo (IS), pois na maioria das referências são chamadas de barreiras ou dificuldades que ocorrem na transferência do conhecimento. A maior parte dos trabalhos investigados são artigos empíricos e utilizaram uma abordagem quantitativa sobre o tema (IS). Este estudo pôde contribuir no âmbito teórico, por trazer uma consolidação dos resultados sobre o tema (IS) dos estudos em andamento. Para a prática, no sentido em despertar os profissionais e organizações com o intuito de melhoramento da transferência do conhecimento e boas práticas. Como limitações deste estudo, cito a dificuldade de acesso a alguns trabalhos por completo, que impossibilitados de livre acesso foram excluídos da pesquisa. Cito também a coleta de uma única base de dados (ISI Web of Science) para investigação de estudos sobre (IS). Para estudos futuros, aconselho realização de pesquisas com o tema (IS) relacionado com a gestão de projetos, pois talvez seja uma lacuna por identificar certa ausência de estudos com esses dois temas. Outra sugestão, seria a realização de mais pesquisas em outras bases de dados para saber se há outros trabalhos sobre o termo (IS).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47215
10.34117/bjdv8n4-596
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47215
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n4-596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47215/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 31858-31879
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 31858-31879
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 31858-31879
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183677072769024
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv8n4-596