Estudos em andamento sobre internal stickiness: um estudo de pareamento bibliográfico / Ongoing studies on internal stickiness: a literature pairing study
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47215 |
Resumo: | O tema Internal Stickiness - (IS) está relacionado à dificuldade de transferir o conhecimento e melhores práticas entre indivíduos e organizações. A transferência do conhecimento possui um importante papel para a vantagem competitiva das organizações (Nonaka & Takeuchi, 1995). Mediante isto, o presente documento é um estudo sobre a transferência do conhecimento com foco nas dificuldades que ocorrem nessas transferências. Este documento teve como objetivo investigar a pesquisa existente sobre (IS) na tentativa de entender e compreender o que tem sido estudado. Por meio de um estudo de pareamento bibliográfico, apoiado em análise fatorial e de rede, de uma amostra de 251 trabalhos, examinamos 81 artigos selecionados e suas referências. Os fatores formados identificaram uma predominância de (IS) na transferência do conhecimento, nas organizações, em adaptação com ambiente e transferência de boas práticas, e na transferência de tecnologia. Os principais resultados obtidos indicam que são poucas as referências estudadas exatamente sobre o termo (IS), pois na maioria das referências são chamadas de barreiras ou dificuldades que ocorrem na transferência do conhecimento. A maior parte dos trabalhos investigados são artigos empíricos e utilizaram uma abordagem quantitativa sobre o tema (IS). Este estudo pôde contribuir no âmbito teórico, por trazer uma consolidação dos resultados sobre o tema (IS) dos estudos em andamento. Para a prática, no sentido em despertar os profissionais e organizações com o intuito de melhoramento da transferência do conhecimento e boas práticas. Como limitações deste estudo, cito a dificuldade de acesso a alguns trabalhos por completo, que impossibilitados de livre acesso foram excluídos da pesquisa. Cito também a coleta de uma única base de dados (ISI Web of Science) para investigação de estudos sobre (IS). Para estudos futuros, aconselho realização de pesquisas com o tema (IS) relacionado com a gestão de projetos, pois talvez seja uma lacuna por identificar certa ausência de estudos com esses dois temas. Outra sugestão, seria a realização de mais pesquisas em outras bases de dados para saber se há outros trabalhos sobre o termo (IS). |
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O tema Internal Stickiness - (IS) está relacionado à dificuldade de transferir o conhecimento e melhores práticas entre indivíduos e organizações. A transferência do conhecimento possui um importante papel para a vantagem competitiva das organizações (Nonaka & Takeuchi, 1995). Mediante isto, o presente documento é um estudo sobre a transferência do conhecimento com foco nas dificuldades que ocorrem nessas transferências. Este documento teve como objetivo investigar a pesquisa existente sobre (IS) na tentativa de entender e compreender o que tem sido estudado. Por meio de um estudo de pareamento bibliográfico, apoiado em análise fatorial e de rede, de uma amostra de 251 trabalhos, examinamos 81 artigos selecionados e suas referências. Os fatores formados identificaram uma predominância de (IS) na transferência do conhecimento, nas organizações, em adaptação com ambiente e transferência de boas práticas, e na transferência de tecnologia. Os principais resultados obtidos indicam que são poucas as referências estudadas exatamente sobre o termo (IS), pois na maioria das referências são chamadas de barreiras ou dificuldades que ocorrem na transferência do conhecimento. A maior parte dos trabalhos investigados são artigos empíricos e utilizaram uma abordagem quantitativa sobre o tema (IS). Este estudo pôde contribuir no âmbito teórico, por trazer uma consolidação dos resultados sobre o tema (IS) dos estudos em andamento. Para a prática, no sentido em despertar os profissionais e organizações com o intuito de melhoramento da transferência do conhecimento e boas práticas. Como limitações deste estudo, cito a dificuldade de acesso a alguns trabalhos por completo, que impossibilitados de livre acesso foram excluídos da pesquisa. Cito também a coleta de uma única base de dados (ISI Web of Science) para investigação de estudos sobre (IS). Para estudos futuros, aconselho realização de pesquisas com o tema (IS) relacionado com a gestão de projetos, pois talvez seja uma lacuna por identificar certa ausência de estudos com esses dois temas. Outra sugestão, seria a realização de mais pesquisas em outras bases de dados para saber se há outros trabalhos sobre o termo (IS). |
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