Percepções ambientais de professores da rede pública de Viamão – Rs para a unidade de conservação parque saint hilaire / Environmental perceptions of public school teachers in Viamão – Rs in front of park saint hilaire protected area
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3116 |
Resumo: | O município de Viamão possui três Unidades de Conservação (UC) estaduais e uma municipal em seu território, compreendendo mais de setenta por cento do seu território, entretanto há uma fragilidade de conhecimento das mesmas pelos docentes da rede pública de Viamão sobre as UCs. A temática ambiental deve ser abordada de maneira sistêmica pelos professores, assim este trabalho de pesquisa realizou um diagnóstico da percepção ambiental, pelos educadores da rede pública de Viamão/RS, em relação à Unidade de Conservação Parque Natural Municipal Saint’Hilaire (PNMSH). A pesquisa foi de cunho qualitativo, com a distribuição de questionários entre professores de quatro escolas no município, escolhidas por estarem próximas ao Parque. Os resultados dos questionários aplicados demonstraram a ausência de empoderamento daquele espaço por grande parte dos docentes, bem como a falta de conhecimento sobre o parque ser uma UC. Desta forma o trabalho contribuiu na construção de reflexões junto aos educadores sobre a possibilidade de utilização das Unidades de Conservação como espaços educacionais contribuindo para a conservação da biodiversidade e, auxiliando a efetividade da educação ambiental para a reflexão crítica e pertencimento do cidadão com sua realidade local. |
id |
VERACRUZ-0_fbc9418f7668e7fdf8430865d631df9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3116 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções ambientais de professores da rede pública de Viamão – Rs para a unidade de conservação parque saint hilaire / Environmental perceptions of public school teachers in Viamão – Rs in front of park saint hilaire protected areaPercepção Ambiental. Unidades de Conservação. Docentes.O município de Viamão possui três Unidades de Conservação (UC) estaduais e uma municipal em seu território, compreendendo mais de setenta por cento do seu território, entretanto há uma fragilidade de conhecimento das mesmas pelos docentes da rede pública de Viamão sobre as UCs. A temática ambiental deve ser abordada de maneira sistêmica pelos professores, assim este trabalho de pesquisa realizou um diagnóstico da percepção ambiental, pelos educadores da rede pública de Viamão/RS, em relação à Unidade de Conservação Parque Natural Municipal Saint’Hilaire (PNMSH). A pesquisa foi de cunho qualitativo, com a distribuição de questionários entre professores de quatro escolas no município, escolhidas por estarem próximas ao Parque. Os resultados dos questionários aplicados demonstraram a ausência de empoderamento daquele espaço por grande parte dos docentes, bem como a falta de conhecimento sobre o parque ser uma UC. Desta forma o trabalho contribuiu na construção de reflexões junto aos educadores sobre a possibilidade de utilização das Unidades de Conservação como espaços educacionais contribuindo para a conservação da biodiversidade e, auxiliando a efetividade da educação ambiental para a reflexão crítica e pertencimento do cidadão com sua realidade local.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/311610.34117/bjdv5n9-059.Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14516-14527Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14516-14527Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14516-145272525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3116/3028Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Denirio Itamar LopesFortes, Diovana Daugs Borges2019-10-01T19:29:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3116Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:08.374177Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções ambientais de professores da rede pública de Viamão – Rs para a unidade de conservação parque saint hilaire / Environmental perceptions of public school teachers in Viamão – Rs in front of park saint hilaire protected area |
title |
Percepções ambientais de professores da rede pública de Viamão – Rs para a unidade de conservação parque saint hilaire / Environmental perceptions of public school teachers in Viamão – Rs in front of park saint hilaire protected area |
spellingShingle |
Percepções ambientais de professores da rede pública de Viamão – Rs para a unidade de conservação parque saint hilaire / Environmental perceptions of public school teachers in Viamão – Rs in front of park saint hilaire protected area Marques, Denirio Itamar Lopes Percepção Ambiental. Unidades de Conservação. Docentes. |
title_short |
Percepções ambientais de professores da rede pública de Viamão – Rs para a unidade de conservação parque saint hilaire / Environmental perceptions of public school teachers in Viamão – Rs in front of park saint hilaire protected area |
title_full |
Percepções ambientais de professores da rede pública de Viamão – Rs para a unidade de conservação parque saint hilaire / Environmental perceptions of public school teachers in Viamão – Rs in front of park saint hilaire protected area |
title_fullStr |
Percepções ambientais de professores da rede pública de Viamão – Rs para a unidade de conservação parque saint hilaire / Environmental perceptions of public school teachers in Viamão – Rs in front of park saint hilaire protected area |
title_full_unstemmed |
Percepções ambientais de professores da rede pública de Viamão – Rs para a unidade de conservação parque saint hilaire / Environmental perceptions of public school teachers in Viamão – Rs in front of park saint hilaire protected area |
title_sort |
Percepções ambientais de professores da rede pública de Viamão – Rs para a unidade de conservação parque saint hilaire / Environmental perceptions of public school teachers in Viamão – Rs in front of park saint hilaire protected area |
author |
Marques, Denirio Itamar Lopes |
author_facet |
Marques, Denirio Itamar Lopes Fortes, Diovana Daugs Borges |
author_role |
author |
author2 |
Fortes, Diovana Daugs Borges |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Denirio Itamar Lopes Fortes, Diovana Daugs Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percepção Ambiental. Unidades de Conservação. Docentes. |
topic |
Percepção Ambiental. Unidades de Conservação. Docentes. |
description |
O município de Viamão possui três Unidades de Conservação (UC) estaduais e uma municipal em seu território, compreendendo mais de setenta por cento do seu território, entretanto há uma fragilidade de conhecimento das mesmas pelos docentes da rede pública de Viamão sobre as UCs. A temática ambiental deve ser abordada de maneira sistêmica pelos professores, assim este trabalho de pesquisa realizou um diagnóstico da percepção ambiental, pelos educadores da rede pública de Viamão/RS, em relação à Unidade de Conservação Parque Natural Municipal Saint’Hilaire (PNMSH). A pesquisa foi de cunho qualitativo, com a distribuição de questionários entre professores de quatro escolas no município, escolhidas por estarem próximas ao Parque. Os resultados dos questionários aplicados demonstraram a ausência de empoderamento daquele espaço por grande parte dos docentes, bem como a falta de conhecimento sobre o parque ser uma UC. Desta forma o trabalho contribuiu na construção de reflexões junto aos educadores sobre a possibilidade de utilização das Unidades de Conservação como espaços educacionais contribuindo para a conservação da biodiversidade e, auxiliando a efetividade da educação ambiental para a reflexão crítica e pertencimento do cidadão com sua realidade local. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3116 10.34117/bjdv5n9-059. |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3116 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n9-059. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3116/3028 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14516-14527 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14516-14527 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14516-14527 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645423364014080 |