Percepções ambientais de professores da rede pública de Viamão – Rs para a unidade de conservação parque saint hilaire / Environmental perceptions of public school teachers in Viamão – Rs in front of park saint hilaire protected area

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Denirio Itamar Lopes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fortes, Diovana Daugs Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3116
Resumo: O município de Viamão possui três Unidades de Conservação (UC) estaduais e uma municipal em seu território, compreendendo mais de setenta por cento do seu território, entretanto há uma fragilidade de conhecimento das mesmas pelos docentes da rede pública de Viamão sobre as UCs. A temática ambiental deve ser abordada de maneira sistêmica pelos professores, assim este trabalho de pesquisa realizou um diagnóstico da percepção ambiental, pelos educadores da rede pública de Viamão/RS, em relação à Unidade de Conservação Parque Natural Municipal Saint’Hilaire (PNMSH). A pesquisa foi de cunho qualitativo, com a distribuição de questionários entre professores de quatro escolas no município, escolhidas por estarem próximas ao Parque. Os resultados dos questionários aplicados demonstraram a ausência de empoderamento daquele espaço por grande parte dos docentes, bem como a falta de conhecimento sobre o parque ser uma UC. Desta forma o trabalho contribuiu na construção de reflexões junto aos educadores sobre a possibilidade de utilização das Unidades de Conservação como espaços educacionais contribuindo para a conservação da biodiversidade e, auxiliando a efetividade da educação ambiental para a reflexão crítica e pertencimento do cidadão com sua realidade local.
id VERACRUZ-0_fbc9418f7668e7fdf8430865d631df9c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3116
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Percepções ambientais de professores da rede pública de Viamão – Rs para a unidade de conservação parque saint hilaire / Environmental perceptions of public school teachers in Viamão – Rs in front of park saint hilaire protected areaPercepção Ambiental. Unidades de Conservação. Docentes.O município de Viamão possui três Unidades de Conservação (UC) estaduais e uma municipal em seu território, compreendendo mais de setenta por cento do seu território, entretanto há uma fragilidade de conhecimento das mesmas pelos docentes da rede pública de Viamão sobre as UCs. A temática ambiental deve ser abordada de maneira sistêmica pelos professores, assim este trabalho de pesquisa realizou um diagnóstico da percepção ambiental, pelos educadores da rede pública de Viamão/RS, em relação à Unidade de Conservação Parque Natural Municipal Saint’Hilaire (PNMSH). A pesquisa foi de cunho qualitativo, com a distribuição de questionários entre professores de quatro escolas no município, escolhidas por estarem próximas ao Parque. Os resultados dos questionários aplicados demonstraram a ausência de empoderamento daquele espaço por grande parte dos docentes, bem como a falta de conhecimento sobre o parque ser uma UC. Desta forma o trabalho contribuiu na construção de reflexões junto aos educadores sobre a possibilidade de utilização das Unidades de Conservação como espaços educacionais contribuindo para a conservação da biodiversidade e, auxiliando a efetividade da educação ambiental para a reflexão crítica e pertencimento do cidadão com sua realidade local.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/311610.34117/bjdv5n9-059.Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14516-14527Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14516-14527Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14516-145272525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3116/3028Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Denirio Itamar LopesFortes, Diovana Daugs Borges2019-10-01T19:29:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3116Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:08.374177Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções ambientais de professores da rede pública de Viamão – Rs para a unidade de conservação parque saint hilaire / Environmental perceptions of public school teachers in Viamão – Rs in front of park saint hilaire protected area
title Percepções ambientais de professores da rede pública de Viamão – Rs para a unidade de conservação parque saint hilaire / Environmental perceptions of public school teachers in Viamão – Rs in front of park saint hilaire protected area
spellingShingle Percepções ambientais de professores da rede pública de Viamão – Rs para a unidade de conservação parque saint hilaire / Environmental perceptions of public school teachers in Viamão – Rs in front of park saint hilaire protected area
Marques, Denirio Itamar Lopes
Percepção Ambiental. Unidades de Conservação. Docentes.
title_short Percepções ambientais de professores da rede pública de Viamão – Rs para a unidade de conservação parque saint hilaire / Environmental perceptions of public school teachers in Viamão – Rs in front of park saint hilaire protected area
title_full Percepções ambientais de professores da rede pública de Viamão – Rs para a unidade de conservação parque saint hilaire / Environmental perceptions of public school teachers in Viamão – Rs in front of park saint hilaire protected area
title_fullStr Percepções ambientais de professores da rede pública de Viamão – Rs para a unidade de conservação parque saint hilaire / Environmental perceptions of public school teachers in Viamão – Rs in front of park saint hilaire protected area
title_full_unstemmed Percepções ambientais de professores da rede pública de Viamão – Rs para a unidade de conservação parque saint hilaire / Environmental perceptions of public school teachers in Viamão – Rs in front of park saint hilaire protected area
title_sort Percepções ambientais de professores da rede pública de Viamão – Rs para a unidade de conservação parque saint hilaire / Environmental perceptions of public school teachers in Viamão – Rs in front of park saint hilaire protected area
author Marques, Denirio Itamar Lopes
author_facet Marques, Denirio Itamar Lopes
Fortes, Diovana Daugs Borges
author_role author
author2 Fortes, Diovana Daugs Borges
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Denirio Itamar Lopes
Fortes, Diovana Daugs Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção Ambiental. Unidades de Conservação. Docentes.
topic Percepção Ambiental. Unidades de Conservação. Docentes.
description O município de Viamão possui três Unidades de Conservação (UC) estaduais e uma municipal em seu território, compreendendo mais de setenta por cento do seu território, entretanto há uma fragilidade de conhecimento das mesmas pelos docentes da rede pública de Viamão sobre as UCs. A temática ambiental deve ser abordada de maneira sistêmica pelos professores, assim este trabalho de pesquisa realizou um diagnóstico da percepção ambiental, pelos educadores da rede pública de Viamão/RS, em relação à Unidade de Conservação Parque Natural Municipal Saint’Hilaire (PNMSH). A pesquisa foi de cunho qualitativo, com a distribuição de questionários entre professores de quatro escolas no município, escolhidas por estarem próximas ao Parque. Os resultados dos questionários aplicados demonstraram a ausência de empoderamento daquele espaço por grande parte dos docentes, bem como a falta de conhecimento sobre o parque ser uma UC. Desta forma o trabalho contribuiu na construção de reflexões junto aos educadores sobre a possibilidade de utilização das Unidades de Conservação como espaços educacionais contribuindo para a conservação da biodiversidade e, auxiliando a efetividade da educação ambiental para a reflexão crítica e pertencimento do cidadão com sua realidade local.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3116
10.34117/bjdv5n9-059.
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3116
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n9-059.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3116/3028
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14516-14527
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14516-14527
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14516-14527
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645423364014080