Desigualdades em discussão: o rendimento das escolas públicas e privadas no exame nacional do ensino médio (ENEM) no ano de 2017 / Disequalities in discussion: the performance of public and private schools in the national high school (ENEM) exam in 2017
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9847 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo principal observar as diferenças existentes entre o rendimento das escolas públicas e privadas brasileiras no principal programa de acesso ao ensino superior no país, o ENEM, baseando-se na sociologia desenvolvida por Pierre Bourdieu. Adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa (Deslauriers, 1991) e quantitativa (Fonseca, 2002) sendo feito o levantamento de dados baseando-se nas informações apresentadas pelo INEP referentes ao resultados das escolas no ENEM, especificamente no ano de 2017. Como aportes teóricos utilizamos a sociologia apresentada por Bourdieu no livro a Reprodução (1970), que em linhas gerais afirma que a escola é uma instituição que legitima as desigualdades ao desconsiderar fatores como a herança familiar e cultural na análise de problemas educativos. Os resultados da pesquisa reforçam o abismo existente entre as escolas púbicas e privadas, sendo nove das dez escolas de melhor desempenho de cunho privado. Outro dado relevante é que 90% das melhores escolas em termos de rendimento concentram-se na região sudeste. O abismo existente entre os rendimentos potencializam a influência de questões econômicas, sociais e culturais no bom desempenho acadêmico de alunos, dialogando de tal modo com pensamento de Bourdieu. |
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Desigualdades em discussão: o rendimento das escolas públicas e privadas no exame nacional do ensino médio (ENEM) no ano de 2017 / Disequalities in discussion: the performance of public and private schools in the national high school (ENEM) exam in 2017Escolas públicasEscolas privadasEnemBourdieu.Este trabalho teve como objetivo principal observar as diferenças existentes entre o rendimento das escolas públicas e privadas brasileiras no principal programa de acesso ao ensino superior no país, o ENEM, baseando-se na sociologia desenvolvida por Pierre Bourdieu. Adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa (Deslauriers, 1991) e quantitativa (Fonseca, 2002) sendo feito o levantamento de dados baseando-se nas informações apresentadas pelo INEP referentes ao resultados das escolas no ENEM, especificamente no ano de 2017. Como aportes teóricos utilizamos a sociologia apresentada por Bourdieu no livro a Reprodução (1970), que em linhas gerais afirma que a escola é uma instituição que legitima as desigualdades ao desconsiderar fatores como a herança familiar e cultural na análise de problemas educativos. Os resultados da pesquisa reforçam o abismo existente entre as escolas púbicas e privadas, sendo nove das dez escolas de melhor desempenho de cunho privado. Outro dado relevante é que 90% das melhores escolas em termos de rendimento concentram-se na região sudeste. O abismo existente entre os rendimentos potencializam a influência de questões econômicas, sociais e culturais no bom desempenho acadêmico de alunos, dialogando de tal modo com pensamento de Bourdieu.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/984710.34117/bjdv6n5-193Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 26450-26458Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 26450-26458Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 26450-264582525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9847/8272Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Edivan Costa deCosta, Tiago SandesCoelho, Maria Gabryella de AlmeidaSá, Maria Gabriela Pereira Lima2020-06-09T13:25:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9847Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:28.458775Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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