Desigualdades em discussão: o rendimento das escolas públicas e privadas no exame nacional do ensino médio (ENEM) no ano de 2017 / Disequalities in discussion: the performance of public and private schools in the national high school (ENEM) exam in 2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Edivan Costa de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Costa, Tiago Sandes, Coelho, Maria Gabryella de Almeida, Sá, Maria Gabriela Pereira Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9847
Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal observar as diferenças existentes entre o rendimento das escolas públicas e privadas brasileiras no principal programa de acesso ao ensino superior no país, o ENEM, baseando-se na sociologia desenvolvida por Pierre Bourdieu. Adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa (Deslauriers, 1991) e quantitativa (Fonseca, 2002) sendo feito o levantamento de dados baseando-se nas informações apresentadas pelo INEP referentes ao resultados das escolas no ENEM, especificamente no ano de 2017. Como aportes teóricos utilizamos a sociologia apresentada por Bourdieu no livro a Reprodução (1970), que em linhas gerais afirma que a escola é uma instituição que legitima as desigualdades ao desconsiderar fatores como a herança familiar e cultural na análise de problemas educativos. Os resultados da pesquisa reforçam o abismo existente entre as escolas púbicas e privadas, sendo nove das dez escolas de melhor desempenho de cunho privado. Outro dado relevante é que 90% das melhores escolas em termos de rendimento concentram-se na região sudeste. O abismo existente entre os rendimentos potencializam a influência de questões econômicas, sociais e culturais no bom desempenho acadêmico de alunos, dialogando de tal modo com pensamento de Bourdieu.
id VERACRUZ-0_fc1f492295bf44d1501eaba79a30548e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9847
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Desigualdades em discussão: o rendimento das escolas públicas e privadas no exame nacional do ensino médio (ENEM) no ano de 2017 / Disequalities in discussion: the performance of public and private schools in the national high school (ENEM) exam in 2017Escolas públicasEscolas privadasEnemBourdieu.Este trabalho teve como objetivo principal observar as diferenças existentes entre o rendimento das escolas públicas e privadas brasileiras no principal programa de acesso ao ensino superior no país, o ENEM, baseando-se na sociologia desenvolvida por Pierre Bourdieu. Adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa (Deslauriers, 1991) e quantitativa (Fonseca, 2002) sendo feito o levantamento de dados baseando-se nas informações apresentadas pelo INEP referentes ao resultados das escolas no ENEM, especificamente no ano de 2017. Como aportes teóricos utilizamos a sociologia apresentada por Bourdieu no livro a Reprodução (1970), que em linhas gerais afirma que a escola é uma instituição que legitima as desigualdades ao desconsiderar fatores como a herança familiar e cultural na análise de problemas educativos. Os resultados da pesquisa reforçam o abismo existente entre as escolas púbicas e privadas, sendo nove das dez escolas de melhor desempenho de cunho privado. Outro dado relevante é que 90% das melhores escolas em termos de rendimento concentram-se na região sudeste. O abismo existente entre os rendimentos potencializam a influência de questões econômicas, sociais e culturais no bom desempenho acadêmico de alunos, dialogando de tal modo com pensamento de Bourdieu.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/984710.34117/bjdv6n5-193Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 26450-26458Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 26450-26458Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 26450-264582525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9847/8272Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Edivan Costa deCosta, Tiago SandesCoelho, Maria Gabryella de AlmeidaSá, Maria Gabriela Pereira Lima2020-06-09T13:25:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9847Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:28.458775Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Desigualdades em discussão: o rendimento das escolas públicas e privadas no exame nacional do ensino médio (ENEM) no ano de 2017 / Disequalities in discussion: the performance of public and private schools in the national high school (ENEM) exam in 2017
title Desigualdades em discussão: o rendimento das escolas públicas e privadas no exame nacional do ensino médio (ENEM) no ano de 2017 / Disequalities in discussion: the performance of public and private schools in the national high school (ENEM) exam in 2017
spellingShingle Desigualdades em discussão: o rendimento das escolas públicas e privadas no exame nacional do ensino médio (ENEM) no ano de 2017 / Disequalities in discussion: the performance of public and private schools in the national high school (ENEM) exam in 2017
Sousa, Edivan Costa de
Escolas públicas
Escolas privadas
Enem
Bourdieu.
title_short Desigualdades em discussão: o rendimento das escolas públicas e privadas no exame nacional do ensino médio (ENEM) no ano de 2017 / Disequalities in discussion: the performance of public and private schools in the national high school (ENEM) exam in 2017
title_full Desigualdades em discussão: o rendimento das escolas públicas e privadas no exame nacional do ensino médio (ENEM) no ano de 2017 / Disequalities in discussion: the performance of public and private schools in the national high school (ENEM) exam in 2017
title_fullStr Desigualdades em discussão: o rendimento das escolas públicas e privadas no exame nacional do ensino médio (ENEM) no ano de 2017 / Disequalities in discussion: the performance of public and private schools in the national high school (ENEM) exam in 2017
title_full_unstemmed Desigualdades em discussão: o rendimento das escolas públicas e privadas no exame nacional do ensino médio (ENEM) no ano de 2017 / Disequalities in discussion: the performance of public and private schools in the national high school (ENEM) exam in 2017
title_sort Desigualdades em discussão: o rendimento das escolas públicas e privadas no exame nacional do ensino médio (ENEM) no ano de 2017 / Disequalities in discussion: the performance of public and private schools in the national high school (ENEM) exam in 2017
author Sousa, Edivan Costa de
author_facet Sousa, Edivan Costa de
Costa, Tiago Sandes
Coelho, Maria Gabryella de Almeida
Sá, Maria Gabriela Pereira Lima
author_role author
author2 Costa, Tiago Sandes
Coelho, Maria Gabryella de Almeida
Sá, Maria Gabriela Pereira Lima
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Edivan Costa de
Costa, Tiago Sandes
Coelho, Maria Gabryella de Almeida
Sá, Maria Gabriela Pereira Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas públicas
Escolas privadas
Enem
Bourdieu.
topic Escolas públicas
Escolas privadas
Enem
Bourdieu.
description Este trabalho teve como objetivo principal observar as diferenças existentes entre o rendimento das escolas públicas e privadas brasileiras no principal programa de acesso ao ensino superior no país, o ENEM, baseando-se na sociologia desenvolvida por Pierre Bourdieu. Adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa (Deslauriers, 1991) e quantitativa (Fonseca, 2002) sendo feito o levantamento de dados baseando-se nas informações apresentadas pelo INEP referentes ao resultados das escolas no ENEM, especificamente no ano de 2017. Como aportes teóricos utilizamos a sociologia apresentada por Bourdieu no livro a Reprodução (1970), que em linhas gerais afirma que a escola é uma instituição que legitima as desigualdades ao desconsiderar fatores como a herança familiar e cultural na análise de problemas educativos. Os resultados da pesquisa reforçam o abismo existente entre as escolas púbicas e privadas, sendo nove das dez escolas de melhor desempenho de cunho privado. Outro dado relevante é que 90% das melhores escolas em termos de rendimento concentram-se na região sudeste. O abismo existente entre os rendimentos potencializam a influência de questões econômicas, sociais e culturais no bom desempenho acadêmico de alunos, dialogando de tal modo com pensamento de Bourdieu.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9847
10.34117/bjdv6n5-193
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9847
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n5-193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9847/8272
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 26450-26458
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 26450-26458
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 26450-26458
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645450726604800