Nova grade curricular em um curso de licenciatura em matemática: New curriculum in a mathematics undergraduate course

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Lucas Everton
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ferreira, Luciano, dos Santos, Talita Secorun
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54874
Resumo: Este artigo trata de uma investigação realizada em um curso de licenciatura matemática de uma Universidade Pública do Estado do Paraná-Brasil. E tem como objetivo de investigar o impacto que a mudança da grade curricular trouxe sobre a permanência e a evasão dos acadêmicos do curso, o colegiado na busca por uma melhor estrutura de ensino elaborou um novo projeto político curricular (PPC) em 2018 que está em seu terceiro ano de vigência (2021) que substitui o projeto político pedagógico em vigência de 2012 a 2018. A investigação foi realizada por meio de um conjunto articulado de metodologias: questionários construídos para os acadêmicos da grade anterior e da nova grade em vigência; pesquisa em documentos da universidade; discussões sobre as políticas de permanência da Universidade com políticas nacionais de Ensino Superior. Considerando que a evasão causa prejuízo financeiro a instituição e ao estado, desigualdade social, intelectual e cultural, este artigo também buscou discutir e apresentar possíveis métodos para a melhora significativa da permanência dos acadêmicos no curso, mantendo a qualidade do ensino. Os resultados apontam que o PPC trouxe para o curso conhecimentos sobre matemática básica e aumentou a aprovação dos acadêmicos na primeira série do curso.
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