Tecituras educacionais na RESEX Chico Mendes: saberes científicos e tradicionais da Amazônia acreana / Educational textures in the Chico Mendes RESEX: scientific and traditiuonal knowledge of the acrean Amazon
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48662 |
Resumo: | Esse texto constitui-se parte de uma investigação mais ampla que teve como objetivo refletir sobre a possibilidade de ensinar química partindo da observação da realidade física e social da comunidade Rio Branco pertencente ao Seringal Floresta da Reserva Extrativista Chico Mendes, localizada no município de Xapuri no estado do Acre, na qual professores e estudantes estão inseridos, com a utilização de recursos didáticos diversos, evidenciando os saberes tradicionais empregados na extração do látex por meio dos quais os fenômenos físico-químicos que ocorrem na extração e no processamento do látex vão sendo interpretados em saberes escolares. A metodologia utilizada foi investigativa de cunho etnográfico, aplicada por meio de inventário das práticas de extração do látex, o qual objetivou identificar os conhecimentos científicos de química, reconhecendo a diversidade dos processos físico-químicos. Após, foi elaborado e desenvolvido um plano de ensino multidisciplinar contextualizando temas da área de química com temas de biologia, geografia e história composto por diferentes atividades que foram executadas, à luz de uma perspectiva intercultural-educacional, envolvendo estudantes e professores, mediante utilização de atividades experimentais como jogos, músicas, poemas, vídeos, entre outras. Ademais, teve como premissa a abordagem, em sala de aula, dos conceitos de Ciências que se apresentam envolvidos nas atividades econômicas e de subsistência das famílias residentes na reserva e, principalmente, a valorização dos saberes tradicionais ligados à Florestania. |
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