Tecituras educacionais na RESEX Chico Mendes: saberes científicos e tradicionais da Amazônia acreana / Educational textures in the Chico Mendes RESEX: scientific and traditiuonal knowledge of the acrean Amazon

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóbrega, Danielly de Sousa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48662
Resumo: Esse texto constitui-se parte de uma investigação mais ampla que teve como objetivo refletir sobre a possibilidade de ensinar química partindo da observação da realidade física e social da comunidade Rio Branco pertencente ao Seringal Floresta da Reserva Extrativista Chico Mendes, localizada no município de Xapuri no estado do Acre, na qual professores e estudantes estão inseridos, com a utilização de recursos didáticos diversos, evidenciando os saberes tradicionais empregados na extração do látex por meio dos quais os fenômenos físico-químicos que ocorrem na extração e no processamento do látex vão sendo interpretados  em saberes escolares. A metodologia utilizada foi investigativa de cunho etnográfico, aplicada por meio de inventário das práticas de extração do látex, o qual objetivou identificar os conhecimentos científicos de química, reconhecendo a diversidade dos processos físico-químicos. Após, foi elaborado e desenvolvido um plano de ensino multidisciplinar contextualizando temas da área de química com temas de biologia, geografia e história composto por diferentes atividades que foram executadas, à luz de uma perspectiva intercultural-educacional, envolvendo estudantes e professores, mediante utilização de atividades experimentais como jogos, músicas, poemas, vídeos, entre outras. Ademais, teve como premissa a abordagem, em sala de aula, dos conceitos de Ciências que se apresentam envolvidos nas atividades econômicas e de subsistência das famílias residentes na reserva e, principalmente, a valorização dos saberes tradicionais ligados à Florestania.
id VERACRUZ-0_fccc58976183c97a2cd2366281f2986f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48662
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Tecituras educacionais na RESEX Chico Mendes: saberes científicos e tradicionais da Amazônia acreana / Educational textures in the Chico Mendes RESEX: scientific and traditiuonal knowledge of the acrean Amazonsaberes tradicionaissaberes escolaresensino de química.Esse texto constitui-se parte de uma investigação mais ampla que teve como objetivo refletir sobre a possibilidade de ensinar química partindo da observação da realidade física e social da comunidade Rio Branco pertencente ao Seringal Floresta da Reserva Extrativista Chico Mendes, localizada no município de Xapuri no estado do Acre, na qual professores e estudantes estão inseridos, com a utilização de recursos didáticos diversos, evidenciando os saberes tradicionais empregados na extração do látex por meio dos quais os fenômenos físico-químicos que ocorrem na extração e no processamento do látex vão sendo interpretados  em saberes escolares. A metodologia utilizada foi investigativa de cunho etnográfico, aplicada por meio de inventário das práticas de extração do látex, o qual objetivou identificar os conhecimentos científicos de química, reconhecendo a diversidade dos processos físico-químicos. Após, foi elaborado e desenvolvido um plano de ensino multidisciplinar contextualizando temas da área de química com temas de biologia, geografia e história composto por diferentes atividades que foram executadas, à luz de uma perspectiva intercultural-educacional, envolvendo estudantes e professores, mediante utilização de atividades experimentais como jogos, músicas, poemas, vídeos, entre outras. Ademais, teve como premissa a abordagem, em sala de aula, dos conceitos de Ciências que se apresentam envolvidos nas atividades econômicas e de subsistência das famílias residentes na reserva e, principalmente, a valorização dos saberes tradicionais ligados à Florestania.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4866210.34117/bjdv8n5-595Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 41843-41855Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 41843-41855Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 41843-418552525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48662/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessNóbrega, Danielly de Sousa2022-06-01T11:50:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48662Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:24.974928Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecituras educacionais na RESEX Chico Mendes: saberes científicos e tradicionais da Amazônia acreana / Educational textures in the Chico Mendes RESEX: scientific and traditiuonal knowledge of the acrean Amazon
title Tecituras educacionais na RESEX Chico Mendes: saberes científicos e tradicionais da Amazônia acreana / Educational textures in the Chico Mendes RESEX: scientific and traditiuonal knowledge of the acrean Amazon
spellingShingle Tecituras educacionais na RESEX Chico Mendes: saberes científicos e tradicionais da Amazônia acreana / Educational textures in the Chico Mendes RESEX: scientific and traditiuonal knowledge of the acrean Amazon
Nóbrega, Danielly de Sousa
saberes tradicionais
saberes escolares
ensino de química.
title_short Tecituras educacionais na RESEX Chico Mendes: saberes científicos e tradicionais da Amazônia acreana / Educational textures in the Chico Mendes RESEX: scientific and traditiuonal knowledge of the acrean Amazon
title_full Tecituras educacionais na RESEX Chico Mendes: saberes científicos e tradicionais da Amazônia acreana / Educational textures in the Chico Mendes RESEX: scientific and traditiuonal knowledge of the acrean Amazon
title_fullStr Tecituras educacionais na RESEX Chico Mendes: saberes científicos e tradicionais da Amazônia acreana / Educational textures in the Chico Mendes RESEX: scientific and traditiuonal knowledge of the acrean Amazon
title_full_unstemmed Tecituras educacionais na RESEX Chico Mendes: saberes científicos e tradicionais da Amazônia acreana / Educational textures in the Chico Mendes RESEX: scientific and traditiuonal knowledge of the acrean Amazon
title_sort Tecituras educacionais na RESEX Chico Mendes: saberes científicos e tradicionais da Amazônia acreana / Educational textures in the Chico Mendes RESEX: scientific and traditiuonal knowledge of the acrean Amazon
author Nóbrega, Danielly de Sousa
author_facet Nóbrega, Danielly de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nóbrega, Danielly de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv saberes tradicionais
saberes escolares
ensino de química.
topic saberes tradicionais
saberes escolares
ensino de química.
description Esse texto constitui-se parte de uma investigação mais ampla que teve como objetivo refletir sobre a possibilidade de ensinar química partindo da observação da realidade física e social da comunidade Rio Branco pertencente ao Seringal Floresta da Reserva Extrativista Chico Mendes, localizada no município de Xapuri no estado do Acre, na qual professores e estudantes estão inseridos, com a utilização de recursos didáticos diversos, evidenciando os saberes tradicionais empregados na extração do látex por meio dos quais os fenômenos físico-químicos que ocorrem na extração e no processamento do látex vão sendo interpretados  em saberes escolares. A metodologia utilizada foi investigativa de cunho etnográfico, aplicada por meio de inventário das práticas de extração do látex, o qual objetivou identificar os conhecimentos científicos de química, reconhecendo a diversidade dos processos físico-químicos. Após, foi elaborado e desenvolvido um plano de ensino multidisciplinar contextualizando temas da área de química com temas de biologia, geografia e história composto por diferentes atividades que foram executadas, à luz de uma perspectiva intercultural-educacional, envolvendo estudantes e professores, mediante utilização de atividades experimentais como jogos, músicas, poemas, vídeos, entre outras. Ademais, teve como premissa a abordagem, em sala de aula, dos conceitos de Ciências que se apresentam envolvidos nas atividades econômicas e de subsistência das famílias residentes na reserva e, principalmente, a valorização dos saberes tradicionais ligados à Florestania.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48662
10.34117/bjdv8n5-595
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48662
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n5-595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48662/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 41843-41855
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 41843-41855
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 41843-41855
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645599548899328