Modelo para Estruturar e Gerenciar a Comunicação de Aprendizes durante as atividades de resolução de problemas em Ambientes de Aprendizagem "on-line".

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vida Noronha, Robinson
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Torres Fernandes, Clovis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/138
Resumo: A educação a distância permite que aprendizes troquem mensagens entre si e com o instrutor de forma síncrona e assíncrona. O instrutor sobrecarrega-se de trabalho ao tentar acompanhar essas mensagens no ambiente do treinamento via Internet. As funções de gerenciamento, estruturação e monitoramento dessas mensagens têm sido desempenhadas, com limitações, por diversos ambientes de aprendizagem "on-line". A shell de ensino apresentada nesse trabalho emprega a técnica da Comunicação Estrutural. Essa técnica simula o diálogo entre o aprendiz-professor e aprendiz-aprendiz de forma estruturada. Na Comunicação Estrutural, o professor interage com o aluno apenas nas questões mais relevantes ou difíceis do domínio, as questões triviais são atendidas pela shell de ensino. Espera-se, com este ambiente, diminuir a sobrecarga de trabalho do professor nas suas atividades da Educação a Distância. Palavras-Chave: Ambiente de Ensino, Comunicação Estrutural, Diálogo Aprendiz-Tutor.