Portfólio: desafio de portar mais que folhas: a visão do docente de odontologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Forte,Franklin Delano Soares
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Vieira,Liza Barreto, Pessoa,Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes, Freitas,Claudia Helena Soares Morais, Ferreira,Maria de Lourdes da Silva Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300005
Resumo: O objetivo deste trabalho foi compreender a concepção dos docentes da área de Saúde Coletiva do curso de Odontologia da UFPB no uso do portfólio reflexivo. A adoção de novas abordagens metodológicas e consequente avaliação desses processos foram disparadas pelo Programa de Reorientação da Formação dos Profissionais em Saúde (Pró-Saúde). A abordagem qualitativa foi a opção metodológica, e os dados foram coletados por meio de entrevistas com os docentes. A análise dos dados foi realizada a partir da técnica de análise do conteúdo. Constataram-se duas dimensões do uso do portfólio. A primeira diz respeito ao seu uso como ferramenta de reflexão e acompanhamento das vivências dos estudantes. A segunda trata do fato de que essa experiência nesses dois anos reflete a necessidade de continuação dos registros, pois é uma forma de ampliar o processo de ensino-aprendizagem, além do diálogo entre professores e estudantes, oferecendo a criação de vínculo. Por fim, os docentes compreendem que é preciso o aprimoramento da aplicação do portfólio, o que tem acontecido de maneira gradual a cada semestre, contribuindo ativamente para a construção de profissionais mais reflexivos, críticos, norteando a autoavaliação e trabalhando a autonomia do estudante.
id ABEM-1_7a700fd46baa6e0b0b9e4245fd5ec3cb
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022012000300005
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Portfólio: desafio de portar mais que folhas: a visão do docente de odontologiaFormaçãoPortfólio reflexivoAvaliação formativaMetodologias de ensino-aprendizagemO objetivo deste trabalho foi compreender a concepção dos docentes da área de Saúde Coletiva do curso de Odontologia da UFPB no uso do portfólio reflexivo. A adoção de novas abordagens metodológicas e consequente avaliação desses processos foram disparadas pelo Programa de Reorientação da Formação dos Profissionais em Saúde (Pró-Saúde). A abordagem qualitativa foi a opção metodológica, e os dados foram coletados por meio de entrevistas com os docentes. A análise dos dados foi realizada a partir da técnica de análise do conteúdo. Constataram-se duas dimensões do uso do portfólio. A primeira diz respeito ao seu uso como ferramenta de reflexão e acompanhamento das vivências dos estudantes. A segunda trata do fato de que essa experiência nesses dois anos reflete a necessidade de continuação dos registros, pois é uma forma de ampliar o processo de ensino-aprendizagem, além do diálogo entre professores e estudantes, oferecendo a criação de vínculo. Por fim, os docentes compreendem que é preciso o aprimoramento da aplicação do portfólio, o que tem acontecido de maneira gradual a cada semestre, contribuindo ativamente para a construção de profissionais mais reflexivos, críticos, norteando a autoavaliação e trabalhando a autonomia do estudante.Associação Brasileira de Educação Médica2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300005Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 suppl.2 2012reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022012000300005info:eu-repo/semantics/openAccessForte,Franklin Delano SoaresVieira,Liza BarretoPessoa,Talitha Rodrigues Ribeiro FernandesFreitas,Claudia Helena Soares MoraisFerreira,Maria de Lourdes da Silva Marquespor2012-08-23T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022012000300005Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2012-08-23T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Portfólio: desafio de portar mais que folhas: a visão do docente de odontologia
title Portfólio: desafio de portar mais que folhas: a visão do docente de odontologia
spellingShingle Portfólio: desafio de portar mais que folhas: a visão do docente de odontologia
Forte,Franklin Delano Soares
Formação
Portfólio reflexivo
Avaliação formativa
Metodologias de ensino-aprendizagem
title_short Portfólio: desafio de portar mais que folhas: a visão do docente de odontologia
title_full Portfólio: desafio de portar mais que folhas: a visão do docente de odontologia
title_fullStr Portfólio: desafio de portar mais que folhas: a visão do docente de odontologia
title_full_unstemmed Portfólio: desafio de portar mais que folhas: a visão do docente de odontologia
title_sort Portfólio: desafio de portar mais que folhas: a visão do docente de odontologia
author Forte,Franklin Delano Soares
author_facet Forte,Franklin Delano Soares
Vieira,Liza Barreto
Pessoa,Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes
Freitas,Claudia Helena Soares Morais
Ferreira,Maria de Lourdes da Silva Marques
author_role author
author2 Vieira,Liza Barreto
Pessoa,Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes
Freitas,Claudia Helena Soares Morais
Ferreira,Maria de Lourdes da Silva Marques
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Forte,Franklin Delano Soares
Vieira,Liza Barreto
Pessoa,Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes
Freitas,Claudia Helena Soares Morais
Ferreira,Maria de Lourdes da Silva Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
Portfólio reflexivo
Avaliação formativa
Metodologias de ensino-aprendizagem
topic Formação
Portfólio reflexivo
Avaliação formativa
Metodologias de ensino-aprendizagem
description O objetivo deste trabalho foi compreender a concepção dos docentes da área de Saúde Coletiva do curso de Odontologia da UFPB no uso do portfólio reflexivo. A adoção de novas abordagens metodológicas e consequente avaliação desses processos foram disparadas pelo Programa de Reorientação da Formação dos Profissionais em Saúde (Pró-Saúde). A abordagem qualitativa foi a opção metodológica, e os dados foram coletados por meio de entrevistas com os docentes. A análise dos dados foi realizada a partir da técnica de análise do conteúdo. Constataram-se duas dimensões do uso do portfólio. A primeira diz respeito ao seu uso como ferramenta de reflexão e acompanhamento das vivências dos estudantes. A segunda trata do fato de que essa experiência nesses dois anos reflete a necessidade de continuação dos registros, pois é uma forma de ampliar o processo de ensino-aprendizagem, além do diálogo entre professores e estudantes, oferecendo a criação de vínculo. Por fim, os docentes compreendem que é preciso o aprimoramento da aplicação do portfólio, o que tem acontecido de maneira gradual a cada semestre, contribuindo ativamente para a construção de profissionais mais reflexivos, críticos, norteando a autoavaliação e trabalhando a autonomia do estudante.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022012000300005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 suppl.2 2012
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004979232768