Avaliação formativa: o portfólio como instrumento de avaliação para o desenvolvimento do aprendizado reflexivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartor Harada, Andresa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2880
Resumo: Com o objetivo de medir o desenvolvimento do aprendizado reflexivo impulsionado pela avaliação de portfólios na Educação a Distância (EAD), partiu-se de uma pesquisa que trata das variáveis que influenciam os processos reflexivos, levando em consideração a diversidade, estudos prévios e as diferentes nacionalidades dos participantes. O estudo demonstrou as possibilidades da avaliação com portfólio como ferramenta para a formação de professores, tanto como registros dos resultados quanto para promoção da reflexão sobre a prática e possíveis melhorias nos processos de aprendizagem. As análises estatísticas e descritivas concluem que tanto a modalidade a distância quanto o uso do portfólio cooperam em processos reflexivos dos professores em formação, sustentados também pela interculturalidade.
id CESGRAN-1_e7a8c3d105b4235678c8d48465157ecb
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/2880
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Avaliação formativa: o portfólio como instrumento de avaliação para o desenvolvimento do aprendizado reflexivoAvaliação com portfólio; Ensino à distância; Avaliação formativa; Aprendizagem reflexiva; InterculturalidadeCom o objetivo de medir o desenvolvimento do aprendizado reflexivo impulsionado pela avaliação de portfólios na Educação a Distância (EAD), partiu-se de uma pesquisa que trata das variáveis que influenciam os processos reflexivos, levando em consideração a diversidade, estudos prévios e as diferentes nacionalidades dos participantes. O estudo demonstrou as possibilidades da avaliação com portfólio como ferramenta para a formação de professores, tanto como registros dos resultados quanto para promoção da reflexão sobre a prática e possíveis melhorias nos processos de aprendizagem. As análises estatísticas e descritivas concluem que tanto a modalidade a distância quanto o uso do portfólio cooperam em processos reflexivos dos professores em formação, sustentados também pela interculturalidade.Fundação CesgranrioProjeto Erasmus Europeo Lovedistance - Learning Optimization and Academic Inclusion Via Equitative Distance Teaching and Learning 609949-EPP-1-2019-1-PTEPPKA2-CBHE-JPSartor Harada, Andresa2020-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/288010.22347/2175-2753v12i37.2880Revista Meta: Avaliação; v. 12, n. 37 (2020): Revista Meta: Avaliação Out./Dez.; 826-8472175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2880/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/2880/40110.22347/2175-2753v12i37.2880.s401Americas; Europa300 participantesDireitos autorais 2020 Fundacao Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-04T17:13:18Zoai:ojs.localhost:article/2880Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2021-02-04T17:13:18Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação formativa: o portfólio como instrumento de avaliação para o desenvolvimento do aprendizado reflexivo
title Avaliação formativa: o portfólio como instrumento de avaliação para o desenvolvimento do aprendizado reflexivo
spellingShingle Avaliação formativa: o portfólio como instrumento de avaliação para o desenvolvimento do aprendizado reflexivo
Sartor Harada, Andresa
Avaliação com portfólio; Ensino à distância; Avaliação formativa; Aprendizagem reflexiva; Interculturalidade
title_short Avaliação formativa: o portfólio como instrumento de avaliação para o desenvolvimento do aprendizado reflexivo
title_full Avaliação formativa: o portfólio como instrumento de avaliação para o desenvolvimento do aprendizado reflexivo
title_fullStr Avaliação formativa: o portfólio como instrumento de avaliação para o desenvolvimento do aprendizado reflexivo
title_full_unstemmed Avaliação formativa: o portfólio como instrumento de avaliação para o desenvolvimento do aprendizado reflexivo
title_sort Avaliação formativa: o portfólio como instrumento de avaliação para o desenvolvimento do aprendizado reflexivo
author Sartor Harada, Andresa
author_facet Sartor Harada, Andresa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Projeto Erasmus Europeo Lovedistance - Learning Optimization and Academic Inclusion Via Equitative Distance Teaching and Learning 609949-EPP-1-2019-1-PTEPPKA2-CBHE-JP
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartor Harada, Andresa
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação com portfólio; Ensino à distância; Avaliação formativa; Aprendizagem reflexiva; Interculturalidade
topic Avaliação com portfólio; Ensino à distância; Avaliação formativa; Aprendizagem reflexiva; Interculturalidade
description Com o objetivo de medir o desenvolvimento do aprendizado reflexivo impulsionado pela avaliação de portfólios na Educação a Distância (EAD), partiu-se de uma pesquisa que trata das variáveis que influenciam os processos reflexivos, levando em consideração a diversidade, estudos prévios e as diferentes nacionalidades dos participantes. O estudo demonstrou as possibilidades da avaliação com portfólio como ferramenta para a formação de professores, tanto como registros dos resultados quanto para promoção da reflexão sobre a prática e possíveis melhorias nos processos de aprendizagem. As análises estatísticas e descritivas concluem que tanto a modalidade a distância quanto o uso do portfólio cooperam em processos reflexivos dos professores em formação, sustentados também pela interculturalidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2880
10.22347/2175-2753v12i37.2880
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2880
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v12i37.2880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2880/pdf
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/2880/401
10.22347/2175-2753v12i37.2880.s401
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Americas; Europa

300 participantes
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 12, n. 37 (2020): Revista Meta: Avaliação Out./Dez.; 826-847
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672287240192