AS ABORDAGENS DO RELEVO E SUAS DINÂMICAS POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ascenção, Valéria de O. Roque
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Valadão, Roberto Célio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Paulista de Geografia
Texto Completo: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/814
Resumo: O conhecimento do conteúdo é uma importante matéria prima para a construção de práticas pedagógicas em Geografia na educação básica. Neste trabalho serão trazidas questões relativas ao conhecimento do professor frente ao conteúdo “relevo” e as abordagens desse conteúdo em sala de aula. Em qual medida o conhecimento do conteúdo apresentado pelo professor favorece, ou não, a aproximação das práticas em Geografia da finalidade social atual posta a essa disciplina escolar. Pretende - se também, suscintamente, apresentar os rumos dos trabalhos na área da formação do docente geógrafo e do ensino de Geografia na educação básica, tomados no Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (IGC/UFMG). Quanto a isso, os dados aqui indicados revelam a incipiência da abordagem das referidas temáticas nessa instituição. 
id AGB-SP1_f001b2876ece459153cf22d829b144fe
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/814
network_acronym_str AGB-SP1
network_name_str Boletim Paulista de Geografia
repository_id_str
spelling AS ABORDAGENS DO RELEVO E SUAS DINÂMICAS POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CONHECIMENTO DO CONTEÚDOConhecimento do ConteúdoRelevo e suas DinâmicasConhecimento DocenteO conhecimento do conteúdo é uma importante matéria prima para a construção de práticas pedagógicas em Geografia na educação básica. Neste trabalho serão trazidas questões relativas ao conhecimento do professor frente ao conteúdo “relevo” e as abordagens desse conteúdo em sala de aula. Em qual medida o conhecimento do conteúdo apresentado pelo professor favorece, ou não, a aproximação das práticas em Geografia da finalidade social atual posta a essa disciplina escolar. Pretende - se também, suscintamente, apresentar os rumos dos trabalhos na área da formação do docente geógrafo e do ensino de Geografia na educação básica, tomados no Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (IGC/UFMG). Quanto a isso, os dados aqui indicados revelam a incipiência da abordagem das referidas temáticas nessa instituição. Boletim Paulista de Geografia2017-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/814Boletim Paulista de Geografia; n. 90 (2010); 167-1782447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/814/698Copyright (c) 2017 Valéria de O. Roque Ascenção, Roberto Célio Valadãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAscenção, Valéria de O. RoqueValadão, Roberto Célio2017-05-19T08:56:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/814Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2017-05-19T08:56:41Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse
dc.title.none.fl_str_mv AS ABORDAGENS DO RELEVO E SUAS DINÂMICAS POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO
title AS ABORDAGENS DO RELEVO E SUAS DINÂMICAS POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO
spellingShingle AS ABORDAGENS DO RELEVO E SUAS DINÂMICAS POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO
Ascenção, Valéria de O. Roque
Conhecimento do Conteúdo
Relevo e suas Dinâmicas
Conhecimento Docente
title_short AS ABORDAGENS DO RELEVO E SUAS DINÂMICAS POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO
title_full AS ABORDAGENS DO RELEVO E SUAS DINÂMICAS POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO
title_fullStr AS ABORDAGENS DO RELEVO E SUAS DINÂMICAS POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO
title_full_unstemmed AS ABORDAGENS DO RELEVO E SUAS DINÂMICAS POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO
title_sort AS ABORDAGENS DO RELEVO E SUAS DINÂMICAS POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO
author Ascenção, Valéria de O. Roque
author_facet Ascenção, Valéria de O. Roque
Valadão, Roberto Célio
author_role author
author2 Valadão, Roberto Célio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ascenção, Valéria de O. Roque
Valadão, Roberto Célio
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento do Conteúdo
Relevo e suas Dinâmicas
Conhecimento Docente
topic Conhecimento do Conteúdo
Relevo e suas Dinâmicas
Conhecimento Docente
description O conhecimento do conteúdo é uma importante matéria prima para a construção de práticas pedagógicas em Geografia na educação básica. Neste trabalho serão trazidas questões relativas ao conhecimento do professor frente ao conteúdo “relevo” e as abordagens desse conteúdo em sala de aula. Em qual medida o conhecimento do conteúdo apresentado pelo professor favorece, ou não, a aproximação das práticas em Geografia da finalidade social atual posta a essa disciplina escolar. Pretende - se também, suscintamente, apresentar os rumos dos trabalhos na área da formação do docente geógrafo e do ensino de Geografia na educação básica, tomados no Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (IGC/UFMG). Quanto a isso, os dados aqui indicados revelam a incipiência da abordagem das referidas temáticas nessa instituição. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/814
url https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/814/698
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Valéria de O. Roque Ascenção, Roberto Célio Valadão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Valéria de O. Roque Ascenção, Roberto Célio Valadão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia; n. 90 (2010); 167-178
2447-0945
0006-6079
reponame:Boletim Paulista de Geografia
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron:AGB-SP
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron_str AGB-SP
institution AGB-SP
reponame_str Boletim Paulista de Geografia
collection Boletim Paulista de Geografia
repository.name.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
repository.mail.fl_str_mv egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com
_version_ 1798046014284759040