SABERES E CONHECIMENTOS DOCENTES: olhares sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Valéria Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lopes, Claudivan Sanches
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ANPEGE (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/10234
Resumo: O presente artigo refere-se ao projeto de pesquisa “Os saberes dos professores de Geografia” desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso Sul, Campus de Três Lagoas, com finalidade de conhecer o repertório de saberes mobilizados por professores de geografia. A investigação foi realizada com profissionais de ensino, egressos do curso de Geografia desta universidade e em exercício em escolas públicas. Sob a perspectiva geográfica, abordamos as pesquisas relacionadas ao saber docente e destacamos, por meio de Shulman (2014), a Base de Conhecimentos e o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo-CPC, entendido como a maneira especial em que os professores dentro de seus campos de conhecimentos transformaram o conteúdo para ensinar. Os resultados alcançados confirmaram a existência de fontes de conhecimentos que sustentam a atuação dos professores, possibilitando compreensão dos conteúdos, orientação nas escolhas didáticas, encaminhamento de discussões, desenvolvimento da aula e de atividades com alunos, entre outras questões pertinentes ao ensino. Palavras-chave: saber docente; conhecimento pedagógico do conteúdo; base de conhecimentos 
id ANPEGE-1_453c508e4d1b11953cd30e6355d5a7a2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10234
network_acronym_str ANPEGE-1
network_name_str Revista da ANPEGE (Online)
repository_id_str
spelling SABERES E CONHECIMENTOS DOCENTES: olhares sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor de Geografiasaber docenteconhecimento pedagógico do conteúdobase de conhecimentosO presente artigo refere-se ao projeto de pesquisa “Os saberes dos professores de Geografia” desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso Sul, Campus de Três Lagoas, com finalidade de conhecer o repertório de saberes mobilizados por professores de geografia. A investigação foi realizada com profissionais de ensino, egressos do curso de Geografia desta universidade e em exercício em escolas públicas. Sob a perspectiva geográfica, abordamos as pesquisas relacionadas ao saber docente e destacamos, por meio de Shulman (2014), a Base de Conhecimentos e o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo-CPC, entendido como a maneira especial em que os professores dentro de seus campos de conhecimentos transformaram o conteúdo para ensinar. Os resultados alcançados confirmaram a existência de fontes de conhecimentos que sustentam a atuação dos professores, possibilitando compreensão dos conteúdos, orientação nas escolhas didáticas, encaminhamento de discussões, desenvolvimento da aula e de atividades com alunos, entre outras questões pertinentes ao ensino. Palavras-chave: saber docente; conhecimento pedagógico do conteúdo; base de conhecimentos Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/1023410.5418/RA2019.1528.0010Revista da ANPEGE; v. 15 n. 28 (2019): Revista da ANPEGE - 2019, Volume 15 Número 28; 255-275Revista da ANPEGE; Vol. 15 No. 28 (2019): Revista da ANPEGE - 2019, Volume 15 Número 28; 255-2751679-768X10.5418/RAanpege2019.1528reponame:Revista da ANPEGE (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)instacron:ANPEGEporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/10234/pdf_1528-0010Copyright (c) 2019 Revista da ANPEGEinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Valéria RodriguesLopes, Claudivan Sanches2020-11-30T11:19:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10234Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpegePUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/oairevanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com2317-60241679-768Xopendoar:2020-11-30T11:19:36Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)false
dc.title.none.fl_str_mv SABERES E CONHECIMENTOS DOCENTES: olhares sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor de Geografia
title SABERES E CONHECIMENTOS DOCENTES: olhares sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor de Geografia
spellingShingle SABERES E CONHECIMENTOS DOCENTES: olhares sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor de Geografia
Pereira, Valéria Rodrigues
saber docente
conhecimento pedagógico do conteúdo
base de conhecimentos
title_short SABERES E CONHECIMENTOS DOCENTES: olhares sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor de Geografia
title_full SABERES E CONHECIMENTOS DOCENTES: olhares sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor de Geografia
title_fullStr SABERES E CONHECIMENTOS DOCENTES: olhares sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor de Geografia
title_full_unstemmed SABERES E CONHECIMENTOS DOCENTES: olhares sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor de Geografia
title_sort SABERES E CONHECIMENTOS DOCENTES: olhares sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor de Geografia
author Pereira, Valéria Rodrigues
author_facet Pereira, Valéria Rodrigues
Lopes, Claudivan Sanches
author_role author
author2 Lopes, Claudivan Sanches
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Valéria Rodrigues
Lopes, Claudivan Sanches
dc.subject.por.fl_str_mv saber docente
conhecimento pedagógico do conteúdo
base de conhecimentos
topic saber docente
conhecimento pedagógico do conteúdo
base de conhecimentos
description O presente artigo refere-se ao projeto de pesquisa “Os saberes dos professores de Geografia” desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso Sul, Campus de Três Lagoas, com finalidade de conhecer o repertório de saberes mobilizados por professores de geografia. A investigação foi realizada com profissionais de ensino, egressos do curso de Geografia desta universidade e em exercício em escolas públicas. Sob a perspectiva geográfica, abordamos as pesquisas relacionadas ao saber docente e destacamos, por meio de Shulman (2014), a Base de Conhecimentos e o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo-CPC, entendido como a maneira especial em que os professores dentro de seus campos de conhecimentos transformaram o conteúdo para ensinar. Os resultados alcançados confirmaram a existência de fontes de conhecimentos que sustentam a atuação dos professores, possibilitando compreensão dos conteúdos, orientação nas escolhas didáticas, encaminhamento de discussões, desenvolvimento da aula e de atividades com alunos, entre outras questões pertinentes ao ensino. Palavras-chave: saber docente; conhecimento pedagógico do conteúdo; base de conhecimentos 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/10234
10.5418/RA2019.1528.0010
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/10234
identifier_str_mv 10.5418/RA2019.1528.0010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/10234/pdf_1528-0010
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista da ANPEGE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista da ANPEGE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
dc.source.none.fl_str_mv Revista da ANPEGE; v. 15 n. 28 (2019): Revista da ANPEGE - 2019, Volume 15 Número 28; 255-275
Revista da ANPEGE; Vol. 15 No. 28 (2019): Revista da ANPEGE - 2019, Volume 15 Número 28; 255-275
1679-768X
10.5418/RAanpege2019.1528
reponame:Revista da ANPEGE (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
instacron:ANPEGE
instname_str Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
instacron_str ANPEGE
institution ANPEGE
reponame_str Revista da ANPEGE (Online)
collection Revista da ANPEGE (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
repository.mail.fl_str_mv revanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com
_version_ 1754209134751776768