Recursos Educacionais Abertos: Acesso Gratuito ao Conhecimento?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzardo, Mara Denize
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ferreira Nobre, Ana Maria, Mallmann, Elena Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/446
Resumo: Neste artigo, destacamos o potencial dos recursos educacionais abertos (REA) para aumentar o acesso ao conhecimento e os desafios dos professores para adaptar (revisar, alterar) esses recursos. A investigação está sendo realizada por meio dos procedimentos metodológicos do Design-Based Research, com um grupo de professores do ensino médio participantes de um small open online course. O objetivo do curso é proporcionar conhecimentos sobre REA, os quais possibilitem a integração deles nos materiais e nas práticas didáticas. Neste trabalho, destaca-se a adaptação de REA. Os dados e análises preliminares sinalizam que a adaptação de REA é uma atividade que demanda dos professores conhecimentos sobre as licenças abertas, os direitos autorais, os repositórios, afluência tecnológico-pedagógica e os conhecimentos para redistribuir os REA adaptados. Uma das dificuldades foi encontrar REA para o ensino médio com licença que permitisse aprodução de obra derivada Palavras-chave: Acesso ao conhecimento, Recursos educacionais abertos,Formação de professores, Adaptação de recursos educacionais abertos. Open Educational Resources: free access to knowledge? AbstractIn this article we highlight the potential of Open Educational Resources (OER)to increase access to knowledge and the challenges of teachers to adapt these resources. Research had being carried out through methodological procedures of Design-Based Research, with a group of high school teachers who had participated in a Small Open Online Course. The aim of the course is to provide knowled ge about OER, which makes possible its integration in materials and teaching practices. Thiswork emphasizes the adaptation of OER. Data and preliminary analyzes indicate that OER adaptation is an activity that requires teachers knowledge of open licenses, copyrights, repositories, technological and pedagogical fluency, knowled ge to redistribute adapted OER. One of the difficulties was to find OER to high school purporse with license that allows the production of derivative work. Keywords: Access to knowledge, Open rducational resources, Teacher training, Adaptation of open educational resources.
id CECIERJ_89bc0e554a1d4979d17eb7515218edf2
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/446
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Recursos Educacionais Abertos: Acesso Gratuito ao Conhecimento?Neste artigo, destacamos o potencial dos recursos educacionais abertos (REA) para aumentar o acesso ao conhecimento e os desafios dos professores para adaptar (revisar, alterar) esses recursos. A investigação está sendo realizada por meio dos procedimentos metodológicos do Design-Based Research, com um grupo de professores do ensino médio participantes de um small open online course. O objetivo do curso é proporcionar conhecimentos sobre REA, os quais possibilitem a integração deles nos materiais e nas práticas didáticas. Neste trabalho, destaca-se a adaptação de REA. Os dados e análises preliminares sinalizam que a adaptação de REA é uma atividade que demanda dos professores conhecimentos sobre as licenças abertas, os direitos autorais, os repositórios, afluência tecnológico-pedagógica e os conhecimentos para redistribuir os REA adaptados. Uma das dificuldades foi encontrar REA para o ensino médio com licença que permitisse aprodução de obra derivada Palavras-chave: Acesso ao conhecimento, Recursos educacionais abertos,Formação de professores, Adaptação de recursos educacionais abertos. Open Educational Resources: free access to knowledge? AbstractIn this article we highlight the potential of Open Educational Resources (OER)to increase access to knowledge and the challenges of teachers to adapt these resources. Research had being carried out through methodological procedures of Design-Based Research, with a group of high school teachers who had participated in a Small Open Online Course. The aim of the course is to provide knowled ge about OER, which makes possible its integration in materials and teaching practices. Thiswork emphasizes the adaptation of OER. Data and preliminary analyzes indicate that OER adaptation is an activity that requires teachers knowledge of open licenses, copyrights, repositories, technological and pedagogical fluency, knowled ge to redistribute adapted OER. One of the difficulties was to find OER to high school purporse with license that allows the production of derivative work. Keywords: Access to knowledge, Open rducational resources, Teacher training, Adaptation of open educational resources.Fundação Cecierj2017-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/44610.18264/eadf.v7i1.446EaD em Foco; Vol. 7 No. 1 (2017)EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 1 (2017)EaD em Foco; v. 7 n. 1 (2017)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/446/228Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessMazzardo, Mara DenizeFerreira Nobre, Ana MariaMallmann, Elena Maria2021-03-04T01:33:34ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Recursos Educacionais Abertos: Acesso Gratuito ao Conhecimento?
title Recursos Educacionais Abertos: Acesso Gratuito ao Conhecimento?
spellingShingle Recursos Educacionais Abertos: Acesso Gratuito ao Conhecimento?
Mazzardo, Mara Denize
title_short Recursos Educacionais Abertos: Acesso Gratuito ao Conhecimento?
title_full Recursos Educacionais Abertos: Acesso Gratuito ao Conhecimento?
title_fullStr Recursos Educacionais Abertos: Acesso Gratuito ao Conhecimento?
title_full_unstemmed Recursos Educacionais Abertos: Acesso Gratuito ao Conhecimento?
title_sort Recursos Educacionais Abertos: Acesso Gratuito ao Conhecimento?
author Mazzardo, Mara Denize
author_facet Mazzardo, Mara Denize
Ferreira Nobre, Ana Maria
Mallmann, Elena Maria
author_role author
author2 Ferreira Nobre, Ana Maria
Mallmann, Elena Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzardo, Mara Denize
Ferreira Nobre, Ana Maria
Mallmann, Elena Maria
description Neste artigo, destacamos o potencial dos recursos educacionais abertos (REA) para aumentar o acesso ao conhecimento e os desafios dos professores para adaptar (revisar, alterar) esses recursos. A investigação está sendo realizada por meio dos procedimentos metodológicos do Design-Based Research, com um grupo de professores do ensino médio participantes de um small open online course. O objetivo do curso é proporcionar conhecimentos sobre REA, os quais possibilitem a integração deles nos materiais e nas práticas didáticas. Neste trabalho, destaca-se a adaptação de REA. Os dados e análises preliminares sinalizam que a adaptação de REA é uma atividade que demanda dos professores conhecimentos sobre as licenças abertas, os direitos autorais, os repositórios, afluência tecnológico-pedagógica e os conhecimentos para redistribuir os REA adaptados. Uma das dificuldades foi encontrar REA para o ensino médio com licença que permitisse aprodução de obra derivada Palavras-chave: Acesso ao conhecimento, Recursos educacionais abertos,Formação de professores, Adaptação de recursos educacionais abertos. Open Educational Resources: free access to knowledge? AbstractIn this article we highlight the potential of Open Educational Resources (OER)to increase access to knowledge and the challenges of teachers to adapt these resources. Research had being carried out through methodological procedures of Design-Based Research, with a group of high school teachers who had participated in a Small Open Online Course. The aim of the course is to provide knowled ge about OER, which makes possible its integration in materials and teaching practices. Thiswork emphasizes the adaptation of OER. Data and preliminary analyzes indicate that OER adaptation is an activity that requires teachers knowledge of open licenses, copyrights, repositories, technological and pedagogical fluency, knowled ge to redistribute adapted OER. One of the difficulties was to find OER to high school purporse with license that allows the production of derivative work. Keywords: Access to knowledge, Open rducational resources, Teacher training, Adaptation of open educational resources.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/446
10.18264/eadf.v7i1.446
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/446
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v7i1.446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/446/228
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 7 No. 1 (2017)
EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 1 (2017)
EaD em Foco; v. 7 n. 1 (2017)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981567965986816