Recursos Educacionais Abertos: Acesso Gratuito ao Conhecimento?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EAD em Foco |
Texto Completo: | https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/446 |
Resumo: | Neste artigo, destacamos o potencial dos recursos educacionais abertos (REA) para aumentar o acesso ao conhecimento e os desafios dos professores para adaptar (revisar, alterar) esses recursos. A investigação está sendo realizada por meio dos procedimentos metodológicos do Design-Based Research, com um grupo de professores do ensino médio participantes de um small open online course. O objetivo do curso é proporcionar conhecimentos sobre REA, os quais possibilitem a integração deles nos materiais e nas práticas didáticas. Neste trabalho, destaca-se a adaptação de REA. Os dados e análises preliminares sinalizam que a adaptação de REA é uma atividade que demanda dos professores conhecimentos sobre as licenças abertas, os direitos autorais, os repositórios, afluência tecnológico-pedagógica e os conhecimentos para redistribuir os REA adaptados. Uma das dificuldades foi encontrar REA para o ensino médio com licença que permitisse aprodução de obra derivada Palavras-chave: Acesso ao conhecimento, Recursos educacionais abertos,Formação de professores, Adaptação de recursos educacionais abertos. Open Educational Resources: free access to knowledge? AbstractIn this article we highlight the potential of Open Educational Resources (OER)to increase access to knowledge and the challenges of teachers to adapt these resources. Research had being carried out through methodological procedures of Design-Based Research, with a group of high school teachers who had participated in a Small Open Online Course. The aim of the course is to provide knowled ge about OER, which makes possible its integration in materials and teaching practices. Thiswork emphasizes the adaptation of OER. Data and preliminary analyzes indicate that OER adaptation is an activity that requires teachers knowledge of open licenses, copyrights, repositories, technological and pedagogical fluency, knowled ge to redistribute adapted OER. One of the difficulties was to find OER to high school purporse with license that allows the production of derivative work. Keywords: Access to knowledge, Open rducational resources, Teacher training, Adaptation of open educational resources. |
id |
CECIERJ_89bc0e554a1d4979d17eb7515218edf2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/446 |
network_acronym_str |
CECIERJ |
network_name_str |
EAD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Recursos Educacionais Abertos: Acesso Gratuito ao Conhecimento?Neste artigo, destacamos o potencial dos recursos educacionais abertos (REA) para aumentar o acesso ao conhecimento e os desafios dos professores para adaptar (revisar, alterar) esses recursos. A investigação está sendo realizada por meio dos procedimentos metodológicos do Design-Based Research, com um grupo de professores do ensino médio participantes de um small open online course. O objetivo do curso é proporcionar conhecimentos sobre REA, os quais possibilitem a integração deles nos materiais e nas práticas didáticas. Neste trabalho, destaca-se a adaptação de REA. Os dados e análises preliminares sinalizam que a adaptação de REA é uma atividade que demanda dos professores conhecimentos sobre as licenças abertas, os direitos autorais, os repositórios, afluência tecnológico-pedagógica e os conhecimentos para redistribuir os REA adaptados. Uma das dificuldades foi encontrar REA para o ensino médio com licença que permitisse aprodução de obra derivada Palavras-chave: Acesso ao conhecimento, Recursos educacionais abertos,Formação de professores, Adaptação de recursos educacionais abertos. Open Educational Resources: free access to knowledge? AbstractIn this article we highlight the potential of Open Educational Resources (OER)to increase access to knowledge and the challenges of teachers to adapt these resources. Research had being carried out through methodological procedures of Design-Based Research, with a group of high school teachers who had participated in a Small Open Online Course. The aim of the course is to provide knowled ge about OER, which makes possible its integration in materials and teaching practices. Thiswork emphasizes the adaptation of OER. Data and preliminary analyzes indicate that OER adaptation is an activity that requires teachers knowledge of open licenses, copyrights, repositories, technological and pedagogical fluency, knowled ge to redistribute adapted OER. One of the difficulties was to find OER to high school purporse with license that allows the production of derivative work. Keywords: Access to knowledge, Open rducational resources, Teacher training, Adaptation of open educational resources.Fundação Cecierj2017-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/44610.18264/eadf.v7i1.446EaD em Foco; Vol. 7 No. 1 (2017)EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 1 (2017)EaD em Foco; v. 7 n. 1 (2017)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/446/228Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessMazzardo, Mara DenizeFerreira Nobre, Ana MariaMallmann, Elena Maria2021-03-04T01:33:34ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Recursos Educacionais Abertos: Acesso Gratuito ao Conhecimento? |
title |
Recursos Educacionais Abertos: Acesso Gratuito ao Conhecimento? |
spellingShingle |
Recursos Educacionais Abertos: Acesso Gratuito ao Conhecimento? Mazzardo, Mara Denize |
title_short |
Recursos Educacionais Abertos: Acesso Gratuito ao Conhecimento? |
title_full |
Recursos Educacionais Abertos: Acesso Gratuito ao Conhecimento? |
title_fullStr |
Recursos Educacionais Abertos: Acesso Gratuito ao Conhecimento? |
title_full_unstemmed |
Recursos Educacionais Abertos: Acesso Gratuito ao Conhecimento? |
title_sort |
Recursos Educacionais Abertos: Acesso Gratuito ao Conhecimento? |
author |
Mazzardo, Mara Denize |
author_facet |
Mazzardo, Mara Denize Ferreira Nobre, Ana Maria Mallmann, Elena Maria |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira Nobre, Ana Maria Mallmann, Elena Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mazzardo, Mara Denize Ferreira Nobre, Ana Maria Mallmann, Elena Maria |
description |
Neste artigo, destacamos o potencial dos recursos educacionais abertos (REA) para aumentar o acesso ao conhecimento e os desafios dos professores para adaptar (revisar, alterar) esses recursos. A investigação está sendo realizada por meio dos procedimentos metodológicos do Design-Based Research, com um grupo de professores do ensino médio participantes de um small open online course. O objetivo do curso é proporcionar conhecimentos sobre REA, os quais possibilitem a integração deles nos materiais e nas práticas didáticas. Neste trabalho, destaca-se a adaptação de REA. Os dados e análises preliminares sinalizam que a adaptação de REA é uma atividade que demanda dos professores conhecimentos sobre as licenças abertas, os direitos autorais, os repositórios, afluência tecnológico-pedagógica e os conhecimentos para redistribuir os REA adaptados. Uma das dificuldades foi encontrar REA para o ensino médio com licença que permitisse aprodução de obra derivada Palavras-chave: Acesso ao conhecimento, Recursos educacionais abertos,Formação de professores, Adaptação de recursos educacionais abertos. Open Educational Resources: free access to knowledge? AbstractIn this article we highlight the potential of Open Educational Resources (OER)to increase access to knowledge and the challenges of teachers to adapt these resources. Research had being carried out through methodological procedures of Design-Based Research, with a group of high school teachers who had participated in a Small Open Online Course. The aim of the course is to provide knowled ge about OER, which makes possible its integration in materials and teaching practices. Thiswork emphasizes the adaptation of OER. Data and preliminary analyzes indicate that OER adaptation is an activity that requires teachers knowledge of open licenses, copyrights, repositories, technological and pedagogical fluency, knowled ge to redistribute adapted OER. One of the difficulties was to find OER to high school purporse with license that allows the production of derivative work. Keywords: Access to knowledge, Open rducational resources, Teacher training, Adaptation of open educational resources. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/446 10.18264/eadf.v7i1.446 |
url |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/446 |
identifier_str_mv |
10.18264/eadf.v7i1.446 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/446/228 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
dc.source.none.fl_str_mv |
EaD em Foco; Vol. 7 No. 1 (2017) EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 1 (2017) EaD em Foco; v. 7 n. 1 (2017) 2177-8310 reponame:EAD em Foco instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) instacron:CECIERJ |
instname_str |
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
instacron_str |
CECIERJ |
institution |
CECIERJ |
reponame_str |
EAD em Foco |
collection |
EAD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733981567965986816 |