A corporeidade como uma das “saídas” às dificuldades no processo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Danielle Russel
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6813
Resumo: A aquisição de conteúdos cognitivos tem como pré-requisito o desenvolvimento psicomotor de todos os indivíduos. Não tendo sua cognição desenvolvida brinca de conhecer o mundo pelo seu corpo. Elabora seu conhecimento com o seu todo existencial. A educação pelo corpo apresenta uma saída para as dificuldades de aquisição da língua portuguesa nas séries de alfabetização, sendo essa uma grande barreira a ser transposta para as crianças. Percebeu-se com a experiência desta acadêmica com a dança grandes possibilidades de utilização da abrangência do trabalho corpóreo não só como condicionamento físico ou cuidado da saúde e sim na aquisição do conhecimento. O Objetivo Geral foi verificar como se entende a corporeidade no processo de aquisição da língua. E em seus objetivos específicos, constatar idéias de especialistas da área acerca da perspectiva corpórea de ensino e vislumbrar as possibilidades de atividades para esse trabalho. Esta pesquisa seguiu em sua execução abordagem metodológica com perspectivas qualitativas como sendo o método mais apreciador de coleta de dados das ciências humanas. Foi utilizado o questionário como instrumento de coleta de dados. Os participantes dessa pesquisa foram quatro professores especialistas no tema corporeidade/movimento de instituições de ensino superior do Plano Piloto, Brasília – DF. As categorias selecionadas para a organização, análise e discussão dos dados foram organizadas da seguinte forma: Conceituação de corporeidade: todos os entrevistados definem corporeidade como sendo a totalidade na qual a existência humana permeia; A presença da corporeidade em sala de aula: são unânimes em afirmar que essa habilidade não é utilizada nas salas de aula das séries iniciais. E, quando utilizadas, são em atividades recreativas; A importância da corporeidade: É evidente entre os especialistas a importância da corporeidade no processo ensino/aprendizagem, sendo apreciada como experiência rica e fundamental que respeita a totalidade humana; A formação de professores e a corporeidade: Ressaltam que a formação acadêmica não traz subsídios teórico-praticos para esse trabalho e que o caminho é a busca da formação continuada; O trabalho com corporeidade: Propuseram atividades com o uso da criatividade e recursos musicais, objetos, jogos, dinâmicas e o próprio corpo e seus sentidos como fonte e meio desse processo. Concluindo podemos considerar que a partir dos questionamentos, deste trabalho, feitos aos professores especialistas que a fundamentação teórica que este se embasou foi ao encontro com a fala e os preceitos dos entrevistados. O tema é visto pelos especialistas como sendo de grande importância no processo educacional e que muito ainda se tem a caminhar no conhecimento e efetivação do trabalho em sala de aula nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
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E em seus objetivos específicos, constatar idéias de especialistas da área acerca da perspectiva corpórea de ensino e vislumbrar as possibilidades de atividades para esse trabalho. Esta pesquisa seguiu em sua execução abordagem metodológica com perspectivas qualitativas como sendo o método mais apreciador de coleta de dados das ciências humanas. Foi utilizado o questionário como instrumento de coleta de dados. Os participantes dessa pesquisa foram quatro professores especialistas no tema corporeidade/movimento de instituições de ensino superior do Plano Piloto, Brasília – DF. As categorias selecionadas para a organização, análise e discussão dos dados foram organizadas da seguinte forma: Conceituação de corporeidade: todos os entrevistados definem corporeidade como sendo a totalidade na qual a existência humana permeia; A presença da corporeidade em sala de aula: são unânimes em afirmar que essa habilidade não é utilizada nas salas de aula das séries iniciais. E, quando utilizadas, são em atividades recreativas; A importância da corporeidade: É evidente entre os especialistas a importância da corporeidade no processo ensino/aprendizagem, sendo apreciada como experiência rica e fundamental que respeita a totalidade humana; A formação de professores e a corporeidade: Ressaltam que a formação acadêmica não traz subsídios teórico-praticos para esse trabalho e que o caminho é a busca da formação continuada; O trabalho com corporeidade: Propuseram atividades com o uso da criatividade e recursos musicais, objetos, jogos, dinâmicas e o próprio corpo e seus sentidos como fonte e meio desse processo. Concluindo podemos considerar que a partir dos questionamentos, deste trabalho, feitos aos professores especialistas que a fundamentação teórica que este se embasou foi ao encontro com a fala e os preceitos dos entrevistados. O tema é visto pelos especialistas como sendo de grande importância no processo educacional e que muito ainda se tem a caminhar no conhecimento e efetivação do trabalho em sala de aula nas séries iniciais do Ensino Fundamental.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-22T19:24:15Z No. of bitstreams: 1 20262860.pdf: 360116 bytes, checksum: 5253de26a9878792d1ec5e5be7b5804c (MD5)Made available in DSpace on 2015-06-22T19:24:16Z (GMT). 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