A CORPOREIDADE E O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA: PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Karina de Toledo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: BRAZ, Ana Carolina Athayde Raymundi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1629
Resumo: A escola deve considerar a relação da corporeidade e da motricidade humana com vistas à ampliação da visão de mundo dos estudantes durante os processos de ensino e de aprendizagem da leitura. Este trabalho configura-se como um estudo orientado sob a ótica da pesquisa qualitativa e descritiva. As técnicas e procedimentos metodológicos deste estudo tomam como orientação os pressupostos da pesquisa bibliográfica acerca do problema de pesquisa expresso por meio do seguinte questionamento: Como são consideradas as relações da leitura e corporeidade durante o processo de formação do leitor? As propostas de intervenção apresentadas foram adaptadas de variados planos de ensino e/ou propostas de oficinas, cujo conteúdo principal é a leitura. A seleção desses planejamentos foi realizada mediante levantamento de sites e blogs voltados às propostas metodológicas e de orientações didáticas para situações de ensino voltadas à leitura e que consideram a corporeidade e a motricidade como determinantes para a apropriação dos conteúdos e a experimentação de diferentes leituras com vistas à ampliação da visão de mundo. Concluímos nossas discussões considerando ser preciso que, durante os processos de ensino e aprendizagem de leituras, sejam consideradas a corporeidade e a motricidade humana. Isso amplia as possibilidades de entendimento e compreensão dos textos, assim como seduz o leitor quando provoca a reflexão por meio dessa leitura relacionando o seu ensino vinculado a corporeidade e a motricidade como determinantes para a apropriação dos conteúdos e ampliação da visão de mundo.
id UNICESU -1_4c3e00b5d4283390ecc04a45f2f99bca
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1629
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A CORPOREIDADE E O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA: PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICASBrincadeirasCorpoJogosMovimentoVisão de MundoA escola deve considerar a relação da corporeidade e da motricidade humana com vistas à ampliação da visão de mundo dos estudantes durante os processos de ensino e de aprendizagem da leitura. Este trabalho configura-se como um estudo orientado sob a ótica da pesquisa qualitativa e descritiva. As técnicas e procedimentos metodológicos deste estudo tomam como orientação os pressupostos da pesquisa bibliográfica acerca do problema de pesquisa expresso por meio do seguinte questionamento: Como são consideradas as relações da leitura e corporeidade durante o processo de formação do leitor? As propostas de intervenção apresentadas foram adaptadas de variados planos de ensino e/ou propostas de oficinas, cujo conteúdo principal é a leitura. A seleção desses planejamentos foi realizada mediante levantamento de sites e blogs voltados às propostas metodológicas e de orientações didáticas para situações de ensino voltadas à leitura e que consideram a corporeidade e a motricidade como determinantes para a apropriação dos conteúdos e a experimentação de diferentes leituras com vistas à ampliação da visão de mundo. Concluímos nossas discussões considerando ser preciso que, durante os processos de ensino e aprendizagem de leituras, sejam consideradas a corporeidade e a motricidade humana. Isso amplia as possibilidades de entendimento e compreensão dos textos, assim como seduz o leitor quando provoca a reflexão por meio dessa leitura relacionando o seu ensino vinculado a corporeidade e a motricidade como determinantes para a apropriação dos conteúdos e ampliação da visão de mundo.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-14T17:43:19Z2019-08-14T17:43:19Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1629porARAÚJO, Karina de ToledoBRAZ, Ana Carolina Athayde Raymundiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:27:38ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv A CORPOREIDADE E O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA: PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS
title A CORPOREIDADE E O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA: PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS
spellingShingle A CORPOREIDADE E O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA: PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS
ARAÚJO, Karina de Toledo
Brincadeiras
Corpo
Jogos
Movimento
Visão de Mundo
title_short A CORPOREIDADE E O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA: PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS
title_full A CORPOREIDADE E O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA: PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS
title_fullStr A CORPOREIDADE E O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA: PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS
title_full_unstemmed A CORPOREIDADE E O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA: PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS
title_sort A CORPOREIDADE E O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA: PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS
author ARAÚJO, Karina de Toledo
author_facet ARAÚJO, Karina de Toledo
BRAZ, Ana Carolina Athayde Raymundi
author_role author
author2 BRAZ, Ana Carolina Athayde Raymundi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Karina de Toledo
BRAZ, Ana Carolina Athayde Raymundi
dc.subject.por.fl_str_mv Brincadeiras
Corpo
Jogos
Movimento
Visão de Mundo
topic Brincadeiras
Corpo
Jogos
Movimento
Visão de Mundo
description A escola deve considerar a relação da corporeidade e da motricidade humana com vistas à ampliação da visão de mundo dos estudantes durante os processos de ensino e de aprendizagem da leitura. Este trabalho configura-se como um estudo orientado sob a ótica da pesquisa qualitativa e descritiva. As técnicas e procedimentos metodológicos deste estudo tomam como orientação os pressupostos da pesquisa bibliográfica acerca do problema de pesquisa expresso por meio do seguinte questionamento: Como são consideradas as relações da leitura e corporeidade durante o processo de formação do leitor? As propostas de intervenção apresentadas foram adaptadas de variados planos de ensino e/ou propostas de oficinas, cujo conteúdo principal é a leitura. A seleção desses planejamentos foi realizada mediante levantamento de sites e blogs voltados às propostas metodológicas e de orientações didáticas para situações de ensino voltadas à leitura e que consideram a corporeidade e a motricidade como determinantes para a apropriação dos conteúdos e a experimentação de diferentes leituras com vistas à ampliação da visão de mundo. Concluímos nossas discussões considerando ser preciso que, durante os processos de ensino e aprendizagem de leituras, sejam consideradas a corporeidade e a motricidade humana. Isso amplia as possibilidades de entendimento e compreensão dos textos, assim como seduz o leitor quando provoca a reflexão por meio dessa leitura relacionando o seu ensino vinculado a corporeidade e a motricidade como determinantes para a apropriação dos conteúdos e ampliação da visão de mundo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-14T17:43:19Z
2019-08-14T17:43:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1629
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771947644616704