Pedagogia do armário - A normatividade em ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junqueira, Rogério Diniz
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/320
Resumo: Pedagogia do armário é o conjunto de práticas,relações de poder, classificações, construções de saberes, sujeitose diferenças que o currículo constrói sob a égide dasnormas de gênero e da matriz heterossexual. O artigo exploraa relação entre currículo e heteronormatividade no cotidianoescolar e defende a desestabilização de dispositivosescolares de normalização e disciplinamento heteronormativos,em favor de uma educação de qualidade para todos(a).
id CNTE-1_a4891d59bcd76d45ddbe607269614ef7
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/320
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Pedagogia do armário - A normatividade em açãoCotidiano escolar. Currículo. Heteronormatividade. Heterossexismo. Homofobia.Pedagogia do armário é o conjunto de práticas,relações de poder, classificações, construções de saberes, sujeitose diferenças que o currículo constrói sob a égide dasnormas de gênero e da matriz heterossexual. O artigo exploraa relação entre currículo e heteronormatividade no cotidianoescolar e defende a desestabilização de dispositivosescolares de normalização e disciplinamento heteronormativos,em favor de uma educação de qualidade para todos(a).CNTE2013-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/32010.22420/rde.v7i13.320Retratos da Escola; v. 7 n. 13 (2013): Educação e Diversidade; 481-4982238-439110.22420/rde.v7i13reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/320/490Junqueira, Rogério Dinizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-03T18:02:32Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/320Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:26.768974Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia do armário - A normatividade em ação
title Pedagogia do armário - A normatividade em ação
spellingShingle Pedagogia do armário - A normatividade em ação
Junqueira, Rogério Diniz
Cotidiano escolar. Currículo. Heteronormatividade. Heterossexismo. Homofobia.
title_short Pedagogia do armário - A normatividade em ação
title_full Pedagogia do armário - A normatividade em ação
title_fullStr Pedagogia do armário - A normatividade em ação
title_full_unstemmed Pedagogia do armário - A normatividade em ação
title_sort Pedagogia do armário - A normatividade em ação
author Junqueira, Rogério Diniz
author_facet Junqueira, Rogério Diniz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junqueira, Rogério Diniz
dc.subject.por.fl_str_mv Cotidiano escolar. Currículo. Heteronormatividade. Heterossexismo. Homofobia.
topic Cotidiano escolar. Currículo. Heteronormatividade. Heterossexismo. Homofobia.
description Pedagogia do armário é o conjunto de práticas,relações de poder, classificações, construções de saberes, sujeitose diferenças que o currículo constrói sob a égide dasnormas de gênero e da matriz heterossexual. O artigo exploraa relação entre currículo e heteronormatividade no cotidianoescolar e defende a desestabilização de dispositivosescolares de normalização e disciplinamento heteronormativos,em favor de uma educação de qualidade para todos(a).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/320
10.22420/rde.v7i13.320
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/320
identifier_str_mv 10.22420/rde.v7i13.320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/320/490
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 7 n. 13 (2013): Educação e Diversidade; 481-498
2238-4391
10.22420/rde.v7i13
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890341605081088