Educação brasileira: da realidade à fantasia
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 1999 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Download full: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/687 |
Summary: | O texto, que aqui se apresenta por solicitação do Grupo de Política Educacional da ANPED no ano de 1988, talvez não acrescente nada de novo ao que todos já sabem a respeito do andamento da gestão educativa em nosso país. Na maior parte da análise retomarei conceitos e informações que já são de domínio público, com exceção de algumas nuances que surgem na condução política das questões educativas ao longo dos últimos anos, com o aparecimento do marketing como meio fundamental de produzir fatos e criar uma meta-realidade, bastante distinta do que ocorre no cotidiano da vida escolar do país, com repercussões inevitáveis sobre o rumo dos acontecimentos. |
id |
FCC-1_ace34717ac22fe1ed9381815366e27f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/687 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação brasileira: da realidade à fantasiaPolíticas EducacionaisANPEDGestão EducacionalBrasilO texto, que aqui se apresenta por solicitação do Grupo de Política Educacional da ANPED no ano de 1988, talvez não acrescente nada de novo ao que todos já sabem a respeito do andamento da gestão educativa em nosso país. Na maior parte da análise retomarei conceitos e informações que já são de domínio público, com exceção de algumas nuances que surgem na condução política das questões educativas ao longo dos últimos anos, com o aparecimento do marketing como meio fundamental de produzir fatos e criar uma meta-realidade, bastante distinta do que ocorre no cotidiano da vida escolar do país, com repercussões inevitáveis sobre o rumo dos acontecimentos.Fundação Carlos Chagas1999-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/687Cadernos de Pesquisa; No. 107 (1999); 227-245Cadernos de Pesquisa; Núm. 107 (1999); 227-245Cadernos de Pesquisa; No. 107 (1999); 227-245Cadernos de Pesquisa; n. 107 (1999); 227-2451980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/687/703Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Walter E.2023-10-26T15:32:48Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/687Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-26T15:32:48Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação brasileira: da realidade à fantasia |
title |
Educação brasileira: da realidade à fantasia |
spellingShingle |
Educação brasileira: da realidade à fantasia Garcia, Walter E. Políticas Educacionais ANPED Gestão Educacional Brasil |
title_short |
Educação brasileira: da realidade à fantasia |
title_full |
Educação brasileira: da realidade à fantasia |
title_fullStr |
Educação brasileira: da realidade à fantasia |
title_full_unstemmed |
Educação brasileira: da realidade à fantasia |
title_sort |
Educação brasileira: da realidade à fantasia |
author |
Garcia, Walter E. |
author_facet |
Garcia, Walter E. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Walter E. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas Educacionais ANPED Gestão Educacional Brasil |
topic |
Políticas Educacionais ANPED Gestão Educacional Brasil |
description |
O texto, que aqui se apresenta por solicitação do Grupo de Política Educacional da ANPED no ano de 1988, talvez não acrescente nada de novo ao que todos já sabem a respeito do andamento da gestão educativa em nosso país. Na maior parte da análise retomarei conceitos e informações que já são de domínio público, com exceção de algumas nuances que surgem na condução política das questões educativas ao longo dos últimos anos, com o aparecimento do marketing como meio fundamental de produzir fatos e criar uma meta-realidade, bastante distinta do que ocorre no cotidiano da vida escolar do país, com repercussões inevitáveis sobre o rumo dos acontecimentos. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/687 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/687 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/687/703 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 107 (1999); 227-245 Cadernos de Pesquisa; Núm. 107 (1999); 227-245 Cadernos de Pesquisa; No. 107 (1999); 227-245 Cadernos de Pesquisa; n. 107 (1999); 227-245 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330310440747008 |