O Portfólio na avaliação da aprendizagem no ensino presencial e a distância: a alternativa hipertextual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2088 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo relatar a experiência proposta em uma disciplina de mestrado em educação, vinculada à linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação, de caráter presencial, por um professor-pesquisador, preocupado com uma prática pedagógica que viabilize a articulação dos processos de ensinar, aprender e avaliar, para a construção de um hipertexto. Foi sugerida, aos alunos, a elaboração do portfólio digital, que seria entregue ao final do semestre, na perspectiva de implementar uma modalidade alternativa de avaliar que pudesse ser aplicada em disciplinas presenciais e a distância. Coerente com os conteúdos da disciplina e fundamentado na possibilidade da produção de um hipertexto, o portfólio digital, constituiu uma alternativa valiosa para o processo de aprender-ensinar-avaliar. |
id |
FCC-2_cf169143e01bc732937ac6331b18db7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2088 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
O Portfólio na avaliação da aprendizagem no ensino presencial e a distância: a alternativa hipertextualPortfólioAvaliaçãoAprendizagemEste artigo tem por objetivo relatar a experiência proposta em uma disciplina de mestrado em educação, vinculada à linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação, de caráter presencial, por um professor-pesquisador, preocupado com uma prática pedagógica que viabilize a articulação dos processos de ensinar, aprender e avaliar, para a construção de um hipertexto. Foi sugerida, aos alunos, a elaboração do portfólio digital, que seria entregue ao final do semestre, na perspectiva de implementar uma modalidade alternativa de avaliar que pudesse ser aplicada em disciplinas presenciais e a distância. Coerente com os conteúdos da disciplina e fundamentado na possibilidade da produção de um hipertexto, o portfólio digital, constituiu uma alternativa valiosa para o processo de aprender-ensinar-avaliar.Fundação Carlos Chagas2007-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/208810.18222/eae183820072088Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 38 (2007); 153-170Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 Núm. 38 (2007); 153-170Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 38 (2007); 153-170Estudos em Avaliação Educacional; V. 18 N. 38 (2007); 153-170Estudos em Avaliação Educacional; v. 18 n. 38 (2007); 153-1701984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2088/2045Nunes, Lina Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-04T17:30:53Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2088Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2016-03-04T17:30:53Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Portfólio na avaliação da aprendizagem no ensino presencial e a distância: a alternativa hipertextual |
title |
O Portfólio na avaliação da aprendizagem no ensino presencial e a distância: a alternativa hipertextual |
spellingShingle |
O Portfólio na avaliação da aprendizagem no ensino presencial e a distância: a alternativa hipertextual Nunes, Lina Cardoso Portfólio Avaliação Aprendizagem |
title_short |
O Portfólio na avaliação da aprendizagem no ensino presencial e a distância: a alternativa hipertextual |
title_full |
O Portfólio na avaliação da aprendizagem no ensino presencial e a distância: a alternativa hipertextual |
title_fullStr |
O Portfólio na avaliação da aprendizagem no ensino presencial e a distância: a alternativa hipertextual |
title_full_unstemmed |
O Portfólio na avaliação da aprendizagem no ensino presencial e a distância: a alternativa hipertextual |
title_sort |
O Portfólio na avaliação da aprendizagem no ensino presencial e a distância: a alternativa hipertextual |
author |
Nunes, Lina Cardoso |
author_facet |
Nunes, Lina Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Lina Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Portfólio Avaliação Aprendizagem |
topic |
Portfólio Avaliação Aprendizagem |
description |
Este artigo tem por objetivo relatar a experiência proposta em uma disciplina de mestrado em educação, vinculada à linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação, de caráter presencial, por um professor-pesquisador, preocupado com uma prática pedagógica que viabilize a articulação dos processos de ensinar, aprender e avaliar, para a construção de um hipertexto. Foi sugerida, aos alunos, a elaboração do portfólio digital, que seria entregue ao final do semestre, na perspectiva de implementar uma modalidade alternativa de avaliar que pudesse ser aplicada em disciplinas presenciais e a distância. Coerente com os conteúdos da disciplina e fundamentado na possibilidade da produção de um hipertexto, o portfólio digital, constituiu uma alternativa valiosa para o processo de aprender-ensinar-avaliar. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2088 10.18222/eae183820072088 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2088 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae183820072088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2088/2045 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 38 (2007); 153-170 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 Núm. 38 (2007); 153-170 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 38 (2007); 153-170 Estudos em Avaliação Educacional; V. 18 N. 38 (2007); 153-170 Estudos em Avaliação Educacional; v. 18 n. 38 (2007); 153-170 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420265836544 |