O Portfólio na avaliação da aprendizagem no ensino presencial e a distância: a alternativa hipertextual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Lina Cardoso
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2088
Resumo: Este artigo tem por objetivo relatar a experiência proposta em uma disciplina de mestrado em educação, vinculada à linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação, de caráter presencial, por um professor-pesquisador, preocupado com uma prática pedagógica que viabilize a articulação dos processos de ensinar, aprender e avaliar, para a construção de um hipertexto. Foi sugerida, aos alunos, a elaboração do portfólio digital, que seria entregue ao final do semestre, na perspectiva de implementar uma modalidade alternativa de avaliar que pudesse ser aplicada em disciplinas presenciais e a distância. Coerente com os conteúdos da disciplina e fundamentado na possibilidade da produção de um hipertexto, o portfólio digital, constituiu uma alternativa valiosa para o processo de aprender-ensinar-avaliar.
id FCC-2_cf169143e01bc732937ac6331b18db7e
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2088
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling O Portfólio na avaliação da aprendizagem no ensino presencial e a distância: a alternativa hipertextualPortfólioAvaliaçãoAprendizagemEste artigo tem por objetivo relatar a experiência proposta em uma disciplina de mestrado em educação, vinculada à linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação, de caráter presencial, por um professor-pesquisador, preocupado com uma prática pedagógica que viabilize a articulação dos processos de ensinar, aprender e avaliar, para a construção de um hipertexto. Foi sugerida, aos alunos, a elaboração do portfólio digital, que seria entregue ao final do semestre, na perspectiva de implementar uma modalidade alternativa de avaliar que pudesse ser aplicada em disciplinas presenciais e a distância. Coerente com os conteúdos da disciplina e fundamentado na possibilidade da produção de um hipertexto, o portfólio digital, constituiu uma alternativa valiosa para o processo de aprender-ensinar-avaliar.Fundação Carlos Chagas2007-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/208810.18222/eae183820072088Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 38 (2007); 153-170Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 Núm. 38 (2007); 153-170Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 38 (2007); 153-170Estudos em Avaliação Educacional; V. 18 N. 38 (2007); 153-170Estudos em Avaliação Educacional; v. 18 n. 38 (2007); 153-1701984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2088/2045Nunes, Lina Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-04T17:30:53Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2088Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2016-03-04T17:30:53Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Portfólio na avaliação da aprendizagem no ensino presencial e a distância: a alternativa hipertextual
title O Portfólio na avaliação da aprendizagem no ensino presencial e a distância: a alternativa hipertextual
spellingShingle O Portfólio na avaliação da aprendizagem no ensino presencial e a distância: a alternativa hipertextual
Nunes, Lina Cardoso
Portfólio
Avaliação
Aprendizagem
title_short O Portfólio na avaliação da aprendizagem no ensino presencial e a distância: a alternativa hipertextual
title_full O Portfólio na avaliação da aprendizagem no ensino presencial e a distância: a alternativa hipertextual
title_fullStr O Portfólio na avaliação da aprendizagem no ensino presencial e a distância: a alternativa hipertextual
title_full_unstemmed O Portfólio na avaliação da aprendizagem no ensino presencial e a distância: a alternativa hipertextual
title_sort O Portfólio na avaliação da aprendizagem no ensino presencial e a distância: a alternativa hipertextual
author Nunes, Lina Cardoso
author_facet Nunes, Lina Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Lina Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Portfólio
Avaliação
Aprendizagem
topic Portfólio
Avaliação
Aprendizagem
description Este artigo tem por objetivo relatar a experiência proposta em uma disciplina de mestrado em educação, vinculada à linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação, de caráter presencial, por um professor-pesquisador, preocupado com uma prática pedagógica que viabilize a articulação dos processos de ensinar, aprender e avaliar, para a construção de um hipertexto. Foi sugerida, aos alunos, a elaboração do portfólio digital, que seria entregue ao final do semestre, na perspectiva de implementar uma modalidade alternativa de avaliar que pudesse ser aplicada em disciplinas presenciais e a distância. Coerente com os conteúdos da disciplina e fundamentado na possibilidade da produção de um hipertexto, o portfólio digital, constituiu uma alternativa valiosa para o processo de aprender-ensinar-avaliar.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2088
10.18222/eae183820072088
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2088
identifier_str_mv 10.18222/eae183820072088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2088/2045
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 38 (2007); 153-170
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 Núm. 38 (2007); 153-170
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 38 (2007); 153-170
Estudos em Avaliação Educacional; V. 18 N. 38 (2007); 153-170
Estudos em Avaliação Educacional; v. 18 n. 38 (2007); 153-170
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420265836544