Retorno sobre investimento em ações promocionais não monetárias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/2366 |
Resumo: | A área de promoção de vendas tem crescido significativamente em importância dentro do mix de marketing. Concomitantemente, mensurar o retorno sobre investimento na área de marketing tem se mostrado cada vez mais relevante. Paralelo a isso, a literatura tem concentrado os estudos em ações promocionais monetárias (descontos, cupons, rebates), existindo uma quantidade muito menor de trabalhos com foco em ações promocionais não monetárias. O objetivo dessa dissertação é desenvolver um modelo de retorno sobre investimento em ações promocionais não monetárias de fácil aplicação. Para tal, fez-se um levantamento da literatura, em especial sobre promoção de vendas e retorno sobre investimento em marketing. A partir daí foi desenvolvido um modelo conceitual de retorno sobre investimento em promoções não monetárias que permite calcular o retorno financeiro de ações, bem como, verificar impactos na marca. Além do conceito do modelo é detalhada a forma de operacionalização do mesmo, bem como são feitas duas aplicações práticas do modelo para torná-lo mais compreensível e testar eventuais falhas e limitações. |
id |
FGV_6c2e8541ecd43911ef1e2ca8a0abebe7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.fgv.br:10438/2366 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Prado, Guilherme de AlmeidaEscolas::EAESPSamartini, André Luiz Silva2010-04-20T20:55:59Z2010-04-20T20:55:59Z2008-12-03PRADO, Guilherme de Almeida. Retorno sobre investimento em ações promocionais não monetárias. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2008.http://hdl.handle.net/10438/2366A área de promoção de vendas tem crescido significativamente em importância dentro do mix de marketing. Concomitantemente, mensurar o retorno sobre investimento na área de marketing tem se mostrado cada vez mais relevante. Paralelo a isso, a literatura tem concentrado os estudos em ações promocionais monetárias (descontos, cupons, rebates), existindo uma quantidade muito menor de trabalhos com foco em ações promocionais não monetárias. O objetivo dessa dissertação é desenvolver um modelo de retorno sobre investimento em ações promocionais não monetárias de fácil aplicação. Para tal, fez-se um levantamento da literatura, em especial sobre promoção de vendas e retorno sobre investimento em marketing. A partir daí foi desenvolvido um modelo conceitual de retorno sobre investimento em promoções não monetárias que permite calcular o retorno financeiro de ações, bem como, verificar impactos na marca. Além do conceito do modelo é detalhada a forma de operacionalização do mesmo, bem como são feitas duas aplicações práticas do modelo para torná-lo mais compreensível e testar eventuais falhas e limitações.porEstratégia de marketingRetorno sobre investimento em marketingMarketing promocionalMétricas de marketingPromoção de vendasAdministração de empresasVendas - PromoçãoMarketing - AvaliaçãoInvestimentosRetorno sobre investimento em ações promocionais não monetáriasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAIL68060200596.pdf.jpg68060200596.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1406http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/2366/4/68060200596.pdf.jpgd073ffa44ec5c69cc714e04adc4752e4MD54ORIGINAL68060200596.pdfapplication/pdf660431http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/2366/2/68060200596.pdf532fbc374cd936cb7a91b678e3bf661fMD52TEXT68060200596.pdf.txtExtracted Texttext/plain213202http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/2366/3/68060200596.pdf.txt8e9d39e8b806c95258b63adea3cd5116MD5310438/23662019-08-30 16:13:45.566oai:bibliotecadigital.fgv.br:10438/2366Repositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742019-08-30T19:13:45Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Retorno sobre investimento em ações promocionais não monetárias |
title |
Retorno sobre investimento em ações promocionais não monetárias |
spellingShingle |
Retorno sobre investimento em ações promocionais não monetárias Prado, Guilherme de Almeida Estratégia de marketing Retorno sobre investimento em marketing Marketing promocional Métricas de marketing Promoção de vendas Administração de empresas Vendas - Promoção Marketing - Avaliação Investimentos |
title_short |
Retorno sobre investimento em ações promocionais não monetárias |
title_full |
Retorno sobre investimento em ações promocionais não monetárias |
title_fullStr |
Retorno sobre investimento em ações promocionais não monetárias |
title_full_unstemmed |
Retorno sobre investimento em ações promocionais não monetárias |
title_sort |
Retorno sobre investimento em ações promocionais não monetárias |
author |
Prado, Guilherme de Almeida |
author_facet |
Prado, Guilherme de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EAESP |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prado, Guilherme de Almeida |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Samartini, André Luiz Silva |
contributor_str_mv |
Samartini, André Luiz Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia de marketing Retorno sobre investimento em marketing Marketing promocional Métricas de marketing Promoção de vendas |
topic |
Estratégia de marketing Retorno sobre investimento em marketing Marketing promocional Métricas de marketing Promoção de vendas Administração de empresas Vendas - Promoção Marketing - Avaliação Investimentos |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Vendas - Promoção Marketing - Avaliação Investimentos |
description |
A área de promoção de vendas tem crescido significativamente em importância dentro do mix de marketing. Concomitantemente, mensurar o retorno sobre investimento na área de marketing tem se mostrado cada vez mais relevante. Paralelo a isso, a literatura tem concentrado os estudos em ações promocionais monetárias (descontos, cupons, rebates), existindo uma quantidade muito menor de trabalhos com foco em ações promocionais não monetárias. O objetivo dessa dissertação é desenvolver um modelo de retorno sobre investimento em ações promocionais não monetárias de fácil aplicação. Para tal, fez-se um levantamento da literatura, em especial sobre promoção de vendas e retorno sobre investimento em marketing. A partir daí foi desenvolvido um modelo conceitual de retorno sobre investimento em promoções não monetárias que permite calcular o retorno financeiro de ações, bem como, verificar impactos na marca. Além do conceito do modelo é detalhada a forma de operacionalização do mesmo, bem como são feitas duas aplicações práticas do modelo para torná-lo mais compreensível e testar eventuais falhas e limitações. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-12-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-20T20:55:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-04-20T20:55:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PRADO, Guilherme de Almeida. Retorno sobre investimento em ações promocionais não monetárias. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10438/2366 |
identifier_str_mv |
PRADO, Guilherme de Almeida. Retorno sobre investimento em ações promocionais não monetárias. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2008. |
url |
http://hdl.handle.net/10438/2366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/2366/4/68060200596.pdf.jpg http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/2366/2/68060200596.pdf http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/2366/3/68060200596.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d073ffa44ec5c69cc714e04adc4752e4 532fbc374cd936cb7a91b678e3bf661f 8e9d39e8b806c95258b63adea3cd5116 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748572391313768448 |