Retorno sobre investimento em ações promocionais não monetárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Guilherme de Almeida
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/2366
Resumo: A área de promoção de vendas tem crescido significativamente em importância dentro do mix de marketing. Concomitantemente, mensurar o retorno sobre investimento na área de marketing tem se mostrado cada vez mais relevante. Paralelo a isso, a literatura tem concentrado os estudos em ações promocionais monetárias (descontos, cupons, rebates), existindo uma quantidade muito menor de trabalhos com foco em ações promocionais não monetárias. O objetivo dessa dissertação é desenvolver um modelo de retorno sobre investimento em ações promocionais não monetárias de fácil aplicação. Para tal, fez-se um levantamento da literatura, em especial sobre promoção de vendas e retorno sobre investimento em marketing. A partir daí foi desenvolvido um modelo conceitual de retorno sobre investimento em promoções não monetárias que permite calcular o retorno financeiro de ações, bem como, verificar impactos na marca. Além do conceito do modelo é detalhada a forma de operacionalização do mesmo, bem como são feitas duas aplicações práticas do modelo para torná-lo mais compreensível e testar eventuais falhas e limitações.
id FGV_6c2e8541ecd43911ef1e2ca8a0abebe7
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.fgv.br:10438/2366
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Prado, Guilherme de AlmeidaEscolas::EAESPSamartini, André Luiz Silva2010-04-20T20:55:59Z2010-04-20T20:55:59Z2008-12-03PRADO, Guilherme de Almeida. Retorno sobre investimento em ações promocionais não monetárias. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2008.http://hdl.handle.net/10438/2366A área de promoção de vendas tem crescido significativamente em importância dentro do mix de marketing. Concomitantemente, mensurar o retorno sobre investimento na área de marketing tem se mostrado cada vez mais relevante. Paralelo a isso, a literatura tem concentrado os estudos em ações promocionais monetárias (descontos, cupons, rebates), existindo uma quantidade muito menor de trabalhos com foco em ações promocionais não monetárias. O objetivo dessa dissertação é desenvolver um modelo de retorno sobre investimento em ações promocionais não monetárias de fácil aplicação. Para tal, fez-se um levantamento da literatura, em especial sobre promoção de vendas e retorno sobre investimento em marketing. A partir daí foi desenvolvido um modelo conceitual de retorno sobre investimento em promoções não monetárias que permite calcular o retorno financeiro de ações, bem como, verificar impactos na marca. Além do conceito do modelo é detalhada a forma de operacionalização do mesmo, bem como são feitas duas aplicações práticas do modelo para torná-lo mais compreensível e testar eventuais falhas e limitações.porEstratégia de marketingRetorno sobre investimento em marketingMarketing promocionalMétricas de marketingPromoção de vendasAdministração de empresasVendas - PromoçãoMarketing - AvaliaçãoInvestimentosRetorno sobre investimento em ações promocionais não monetáriasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAIL68060200596.pdf.jpg68060200596.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1406http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/2366/4/68060200596.pdf.jpgd073ffa44ec5c69cc714e04adc4752e4MD54ORIGINAL68060200596.pdfapplication/pdf660431http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/2366/2/68060200596.pdf532fbc374cd936cb7a91b678e3bf661fMD52TEXT68060200596.pdf.txtExtracted Texttext/plain213202http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/2366/3/68060200596.pdf.txt8e9d39e8b806c95258b63adea3cd5116MD5310438/23662019-08-30 16:13:45.566oai:bibliotecadigital.fgv.br:10438/2366Repositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742019-08-30T19:13:45Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv Retorno sobre investimento em ações promocionais não monetárias
title Retorno sobre investimento em ações promocionais não monetárias
spellingShingle Retorno sobre investimento em ações promocionais não monetárias
Prado, Guilherme de Almeida
Estratégia de marketing
Retorno sobre investimento em marketing
Marketing promocional
Métricas de marketing
Promoção de vendas
Administração de empresas
Vendas - Promoção
Marketing - Avaliação
Investimentos
title_short Retorno sobre investimento em ações promocionais não monetárias
title_full Retorno sobre investimento em ações promocionais não monetárias
title_fullStr Retorno sobre investimento em ações promocionais não monetárias
title_full_unstemmed Retorno sobre investimento em ações promocionais não monetárias
title_sort Retorno sobre investimento em ações promocionais não monetárias
author Prado, Guilherme de Almeida
author_facet Prado, Guilherme de Almeida
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Guilherme de Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Samartini, André Luiz Silva
contributor_str_mv Samartini, André Luiz Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia de marketing
Retorno sobre investimento em marketing
Marketing promocional
Métricas de marketing
Promoção de vendas
topic Estratégia de marketing
Retorno sobre investimento em marketing
Marketing promocional
Métricas de marketing
Promoção de vendas
Administração de empresas
Vendas - Promoção
Marketing - Avaliação
Investimentos
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Vendas - Promoção
Marketing - Avaliação
Investimentos
description A área de promoção de vendas tem crescido significativamente em importância dentro do mix de marketing. Concomitantemente, mensurar o retorno sobre investimento na área de marketing tem se mostrado cada vez mais relevante. Paralelo a isso, a literatura tem concentrado os estudos em ações promocionais monetárias (descontos, cupons, rebates), existindo uma quantidade muito menor de trabalhos com foco em ações promocionais não monetárias. O objetivo dessa dissertação é desenvolver um modelo de retorno sobre investimento em ações promocionais não monetárias de fácil aplicação. Para tal, fez-se um levantamento da literatura, em especial sobre promoção de vendas e retorno sobre investimento em marketing. A partir daí foi desenvolvido um modelo conceitual de retorno sobre investimento em promoções não monetárias que permite calcular o retorno financeiro de ações, bem como, verificar impactos na marca. Além do conceito do modelo é detalhada a forma de operacionalização do mesmo, bem como são feitas duas aplicações práticas do modelo para torná-lo mais compreensível e testar eventuais falhas e limitações.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-12-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-20T20:55:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-04-20T20:55:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PRADO, Guilherme de Almeida. Retorno sobre investimento em ações promocionais não monetárias. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/2366
identifier_str_mv PRADO, Guilherme de Almeida. Retorno sobre investimento em ações promocionais não monetárias. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2008.
url http://hdl.handle.net/10438/2366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/2366/4/68060200596.pdf.jpg
http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/2366/2/68060200596.pdf
http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/2366/3/68060200596.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d073ffa44ec5c69cc714e04adc4752e4
532fbc374cd936cb7a91b678e3bf661f
8e9d39e8b806c95258b63adea3cd5116
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748572391313768448