Contação de histórias: Ensino de literatura e formação do leitor literário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos literários |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/7679 |
Resumo: | Neste trabalho discute-se a importância da literatura oral para o processo de ensino-aprendizagem do aluno, tanto dentro como fora da escola. A contação de histórias, enquanto potencializadora do desenvolvimento cognitivo da criança, também fomenta a formação do aluno enquanto leitor literário capaz de ampliar seus conhecimentos nas mais diversas áreas. Assim, aponta-se a notável contribuição dessa prática para a ampliação da visão de mundo do ser humano e suas relações com o outro.Palavras-chave: Contação de histórias; Literatura; Ensino. |
id |
FURG-10_5d1aa2cd24ddf64ed6d31348c8624a1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/7679 |
network_acronym_str |
FURG-10 |
network_name_str |
Cadernos literários |
repository_id_str |
|
spelling |
Contação de histórias: Ensino de literatura e formação do leitor literárioNeste trabalho discute-se a importância da literatura oral para o processo de ensino-aprendizagem do aluno, tanto dentro como fora da escola. A contação de histórias, enquanto potencializadora do desenvolvimento cognitivo da criança, também fomenta a formação do aluno enquanto leitor literário capaz de ampliar seus conhecimentos nas mais diversas áreas. Assim, aponta-se a notável contribuição dessa prática para a ampliação da visão de mundo do ser humano e suas relações com o outro.Palavras-chave: Contação de histórias; Literatura; Ensino. Universidade Federal do Rio Grande - FURG2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/7679Cadernos Literários; v. 26 n. 1 (2018); 47-562675-38041415-8132reponame:Cadernos literáriosinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/7679/7346Copyright (c) 2020 Cadernos Literáriosinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarmo, Andreia NascimentoMelian, Valdivina Telia Rosa de2020-06-10T00:10:29Zoai:periodicos.furg.br:article/7679Revistahttps://periodicos.furg.br/cadliterPUBhttps://periodicos.furg.br/cadliter/oai2594-80402594-8040opendoar:2020-06-10T00:10:29Cadernos literários - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contação de histórias: Ensino de literatura e formação do leitor literário |
title |
Contação de histórias: Ensino de literatura e formação do leitor literário |
spellingShingle |
Contação de histórias: Ensino de literatura e formação do leitor literário Carmo, Andreia Nascimento |
title_short |
Contação de histórias: Ensino de literatura e formação do leitor literário |
title_full |
Contação de histórias: Ensino de literatura e formação do leitor literário |
title_fullStr |
Contação de histórias: Ensino de literatura e formação do leitor literário |
title_full_unstemmed |
Contação de histórias: Ensino de literatura e formação do leitor literário |
title_sort |
Contação de histórias: Ensino de literatura e formação do leitor literário |
author |
Carmo, Andreia Nascimento |
author_facet |
Carmo, Andreia Nascimento Melian, Valdivina Telia Rosa de |
author_role |
author |
author2 |
Melian, Valdivina Telia Rosa de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carmo, Andreia Nascimento Melian, Valdivina Telia Rosa de |
description |
Neste trabalho discute-se a importância da literatura oral para o processo de ensino-aprendizagem do aluno, tanto dentro como fora da escola. A contação de histórias, enquanto potencializadora do desenvolvimento cognitivo da criança, também fomenta a formação do aluno enquanto leitor literário capaz de ampliar seus conhecimentos nas mais diversas áreas. Assim, aponta-se a notável contribuição dessa prática para a ampliação da visão de mundo do ser humano e suas relações com o outro.Palavras-chave: Contação de histórias; Literatura; Ensino. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/7679 |
url |
https://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/7679 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/7679/7346 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cadernos Literários info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cadernos Literários |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Literários; v. 26 n. 1 (2018); 47-56 2675-3804 1415-8132 reponame:Cadernos literários instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Cadernos literários |
collection |
Cadernos literários |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos literários - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797042327056809985 |