Contação de histórias: Ensino de literatura e formação do leitor literário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Andreia Nascimento
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Melian, Valdivina Telia Rosa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos literários
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/7679
Resumo: Neste trabalho discute-se a importância da literatura oral para o processo de ensino-aprendizagem do aluno, tanto dentro como fora da escola. A contação de histórias, enquanto potencializadora do desenvolvimento cognitivo da criança, também fomenta a formação do aluno enquanto leitor literário capaz de ampliar seus conhecimentos nas mais diversas áreas. Assim, aponta-se a notável contribuição dessa prática para a ampliação da visão de mundo do ser humano e suas relações com o outro.Palavras-chave: Contação de histórias; Literatura; Ensino.
id FURG-10_5d1aa2cd24ddf64ed6d31348c8624a1e
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7679
network_acronym_str FURG-10
network_name_str Cadernos literários
repository_id_str
spelling Contação de histórias: Ensino de literatura e formação do leitor literárioNeste trabalho discute-se a importância da literatura oral para o processo de ensino-aprendizagem do aluno, tanto dentro como fora da escola. A contação de histórias, enquanto potencializadora do desenvolvimento cognitivo da criança, também fomenta a formação do aluno enquanto leitor literário capaz de ampliar seus conhecimentos nas mais diversas áreas. Assim, aponta-se a notável contribuição dessa prática para a ampliação da visão de mundo do ser humano e suas relações com o outro.Palavras-chave: Contação de histórias; Literatura; Ensino. Universidade Federal do Rio Grande - FURG2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/7679Cadernos Literários; v. 26 n. 1 (2018); 47-562675-38041415-8132reponame:Cadernos literáriosinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/7679/7346Copyright (c) 2020 Cadernos Literáriosinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarmo, Andreia NascimentoMelian, Valdivina Telia Rosa de2020-06-10T00:10:29Zoai:periodicos.furg.br:article/7679Revistahttps://periodicos.furg.br/cadliterPUBhttps://periodicos.furg.br/cadliter/oai2594-80402594-8040opendoar:2020-06-10T00:10:29Cadernos literários - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Contação de histórias: Ensino de literatura e formação do leitor literário
title Contação de histórias: Ensino de literatura e formação do leitor literário
spellingShingle Contação de histórias: Ensino de literatura e formação do leitor literário
Carmo, Andreia Nascimento
title_short Contação de histórias: Ensino de literatura e formação do leitor literário
title_full Contação de histórias: Ensino de literatura e formação do leitor literário
title_fullStr Contação de histórias: Ensino de literatura e formação do leitor literário
title_full_unstemmed Contação de histórias: Ensino de literatura e formação do leitor literário
title_sort Contação de histórias: Ensino de literatura e formação do leitor literário
author Carmo, Andreia Nascimento
author_facet Carmo, Andreia Nascimento
Melian, Valdivina Telia Rosa de
author_role author
author2 Melian, Valdivina Telia Rosa de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Andreia Nascimento
Melian, Valdivina Telia Rosa de
description Neste trabalho discute-se a importância da literatura oral para o processo de ensino-aprendizagem do aluno, tanto dentro como fora da escola. A contação de histórias, enquanto potencializadora do desenvolvimento cognitivo da criança, também fomenta a formação do aluno enquanto leitor literário capaz de ampliar seus conhecimentos nas mais diversas áreas. Assim, aponta-se a notável contribuição dessa prática para a ampliação da visão de mundo do ser humano e suas relações com o outro.Palavras-chave: Contação de histórias; Literatura; Ensino.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/7679
url https://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/7679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/7679/7346
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos Literários
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos Literários
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Literários; v. 26 n. 1 (2018); 47-56
2675-3804
1415-8132
reponame:Cadernos literários
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Cadernos literários
collection Cadernos literários
repository.name.fl_str_mv Cadernos literários - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797042327056809985