Considerações sobre a dicotomia entre teoria e prática na mediação dos saberes docentes durante o processo formativo de professores

Bibliographic Details
Main Author: Santos, Renata de Souza
Publication Date: 2015
Other Authors: Frison, Marli Dallagnol
Format: Article
Language: por
Source: Revista Didática Sistêmica
Download full: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4526
Summary: Este texto traz considerações acerca de uma temática bastante polêmica e discutida nos discursos pedagógicos educacionais nas últimas décadas, no que se refere à dicotomia entre teoria e prática. Sabemos que a formação de professores é objeto de muitos estudos em diversos aspectos, principalmente no que diz respeito aos conhecimentos necessários para a formação de um profissional que atenda as especificidades atribuídas ao ser professor. Para tanto, busco neste trabalho discutir quanto a identidade do professor, levando em consideração os saberes que constituem a docência e o desenvolvimento da capacidade de refletir sobre sua prática pedagógica, a fim de compreender como teoria e prática se correlacionam (ou não) num processo de formação inicial. Para isso, analiso e reflito quanto a minha constituição como professora da área das ciências, durante o processo de formação.
id FURG-12_87c103abd2b041e75a190fb1aac7ca65
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4526
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Considerações sobre a dicotomia entre teoria e prática na mediação dos saberes docentes durante o processo formativo de professoresEnsino de Ciências. Formação de professores. Desenvolvimento profissionalEste texto traz considerações acerca de uma temática bastante polêmica e discutida nos discursos pedagógicos educacionais nas últimas décadas, no que se refere à dicotomia entre teoria e prática. Sabemos que a formação de professores é objeto de muitos estudos em diversos aspectos, principalmente no que diz respeito aos conhecimentos necessários para a formação de um profissional que atenda as especificidades atribuídas ao ser professor. Para tanto, busco neste trabalho discutir quanto a identidade do professor, levando em consideração os saberes que constituem a docência e o desenvolvimento da capacidade de refletir sobre sua prática pedagógica, a fim de compreender como teoria e prática se correlacionam (ou não) num processo de formação inicial. Para isso, analiso e reflito quanto a minha constituição como professora da área das ciências, durante o processo de formação.Lepidus2015-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4526Revista Didática Sistêmica; v. 16 n. 2 (2014); 15-291809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4526/3414Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Renata de SouzaFrison, Marli Dallagnol2018-11-08T18:38:52Zoai:periodicos.furg.br:article/4526Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:38:52Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerações sobre a dicotomia entre teoria e prática na mediação dos saberes docentes durante o processo formativo de professores
title Considerações sobre a dicotomia entre teoria e prática na mediação dos saberes docentes durante o processo formativo de professores
spellingShingle Considerações sobre a dicotomia entre teoria e prática na mediação dos saberes docentes durante o processo formativo de professores
Santos, Renata de Souza
Ensino de Ciências. Formação de professores. Desenvolvimento profissional
title_short Considerações sobre a dicotomia entre teoria e prática na mediação dos saberes docentes durante o processo formativo de professores
title_full Considerações sobre a dicotomia entre teoria e prática na mediação dos saberes docentes durante o processo formativo de professores
title_fullStr Considerações sobre a dicotomia entre teoria e prática na mediação dos saberes docentes durante o processo formativo de professores
title_full_unstemmed Considerações sobre a dicotomia entre teoria e prática na mediação dos saberes docentes durante o processo formativo de professores
title_sort Considerações sobre a dicotomia entre teoria e prática na mediação dos saberes docentes durante o processo formativo de professores
author Santos, Renata de Souza
author_facet Santos, Renata de Souza
Frison, Marli Dallagnol
author_role author
author2 Frison, Marli Dallagnol
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Renata de Souza
Frison, Marli Dallagnol
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências. Formação de professores. Desenvolvimento profissional
topic Ensino de Ciências. Formação de professores. Desenvolvimento profissional
description Este texto traz considerações acerca de uma temática bastante polêmica e discutida nos discursos pedagógicos educacionais nas últimas décadas, no que se refere à dicotomia entre teoria e prática. Sabemos que a formação de professores é objeto de muitos estudos em diversos aspectos, principalmente no que diz respeito aos conhecimentos necessários para a formação de um profissional que atenda as especificidades atribuídas ao ser professor. Para tanto, busco neste trabalho discutir quanto a identidade do professor, levando em consideração os saberes que constituem a docência e o desenvolvimento da capacidade de refletir sobre sua prática pedagógica, a fim de compreender como teoria e prática se correlacionam (ou não) num processo de formação inicial. Para isso, analiso e reflito quanto a minha constituição como professora da área das ciências, durante o processo de formação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4526
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4526/3414
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 16 n. 2 (2014); 15-29
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041940459421696