Considerações sobre a dicotomia entre teoria e prática na mediação dos saberes docentes durante o processo formativo de professores
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2015 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista Didática Sistêmica |
Download full: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4526 |
Summary: | Este texto traz considerações acerca de uma temática bastante polêmica e discutida nos discursos pedagógicos educacionais nas últimas décadas, no que se refere à dicotomia entre teoria e prática. Sabemos que a formação de professores é objeto de muitos estudos em diversos aspectos, principalmente no que diz respeito aos conhecimentos necessários para a formação de um profissional que atenda as especificidades atribuídas ao ser professor. Para tanto, busco neste trabalho discutir quanto a identidade do professor, levando em consideração os saberes que constituem a docência e o desenvolvimento da capacidade de refletir sobre sua prática pedagógica, a fim de compreender como teoria e prática se correlacionam (ou não) num processo de formação inicial. Para isso, analiso e reflito quanto a minha constituição como professora da área das ciências, durante o processo de formação. |
id |
FURG-12_87c103abd2b041e75a190fb1aac7ca65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/4526 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
Considerações sobre a dicotomia entre teoria e prática na mediação dos saberes docentes durante o processo formativo de professoresEnsino de Ciências. Formação de professores. Desenvolvimento profissionalEste texto traz considerações acerca de uma temática bastante polêmica e discutida nos discursos pedagógicos educacionais nas últimas décadas, no que se refere à dicotomia entre teoria e prática. Sabemos que a formação de professores é objeto de muitos estudos em diversos aspectos, principalmente no que diz respeito aos conhecimentos necessários para a formação de um profissional que atenda as especificidades atribuídas ao ser professor. Para tanto, busco neste trabalho discutir quanto a identidade do professor, levando em consideração os saberes que constituem a docência e o desenvolvimento da capacidade de refletir sobre sua prática pedagógica, a fim de compreender como teoria e prática se correlacionam (ou não) num processo de formação inicial. Para isso, analiso e reflito quanto a minha constituição como professora da área das ciências, durante o processo de formação.Lepidus2015-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4526Revista Didática Sistêmica; v. 16 n. 2 (2014); 15-291809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4526/3414Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Renata de SouzaFrison, Marli Dallagnol2018-11-08T18:38:52Zoai:periodicos.furg.br:article/4526Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:38:52Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Considerações sobre a dicotomia entre teoria e prática na mediação dos saberes docentes durante o processo formativo de professores |
title |
Considerações sobre a dicotomia entre teoria e prática na mediação dos saberes docentes durante o processo formativo de professores |
spellingShingle |
Considerações sobre a dicotomia entre teoria e prática na mediação dos saberes docentes durante o processo formativo de professores Santos, Renata de Souza Ensino de Ciências. Formação de professores. Desenvolvimento profissional |
title_short |
Considerações sobre a dicotomia entre teoria e prática na mediação dos saberes docentes durante o processo formativo de professores |
title_full |
Considerações sobre a dicotomia entre teoria e prática na mediação dos saberes docentes durante o processo formativo de professores |
title_fullStr |
Considerações sobre a dicotomia entre teoria e prática na mediação dos saberes docentes durante o processo formativo de professores |
title_full_unstemmed |
Considerações sobre a dicotomia entre teoria e prática na mediação dos saberes docentes durante o processo formativo de professores |
title_sort |
Considerações sobre a dicotomia entre teoria e prática na mediação dos saberes docentes durante o processo formativo de professores |
author |
Santos, Renata de Souza |
author_facet |
Santos, Renata de Souza Frison, Marli Dallagnol |
author_role |
author |
author2 |
Frison, Marli Dallagnol |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Renata de Souza Frison, Marli Dallagnol |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências. Formação de professores. Desenvolvimento profissional |
topic |
Ensino de Ciências. Formação de professores. Desenvolvimento profissional |
description |
Este texto traz considerações acerca de uma temática bastante polêmica e discutida nos discursos pedagógicos educacionais nas últimas décadas, no que se refere à dicotomia entre teoria e prática. Sabemos que a formação de professores é objeto de muitos estudos em diversos aspectos, principalmente no que diz respeito aos conhecimentos necessários para a formação de um profissional que atenda as especificidades atribuídas ao ser professor. Para tanto, busco neste trabalho discutir quanto a identidade do professor, levando em consideração os saberes que constituem a docência e o desenvolvimento da capacidade de refletir sobre sua prática pedagógica, a fim de compreender como teoria e prática se correlacionam (ou não) num processo de formação inicial. Para isso, analiso e reflito quanto a minha constituição como professora da área das ciências, durante o processo de formação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4526 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4526 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4526/3414 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 16 n. 2 (2014); 15-29 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041940459421696 |