GARLIC EXTRACT IN BREAKING DORMANCE AND BROTHING OF GINGER RHIZOMES (Zingiber officinale)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zaager, RafaeL
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nacir Colombo, João, Schulz Lauvers, Geovane, Rodrigo Krause, Marcelo, Schulz Lauvers, Fabiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/788
Resumo: Em uma produção mais sustentável, visa-se a redução do uso de substâncias sintéticas na olericultura. Nesse sentido, objetivou-se avaliar o uso do extrato de alho na quebra de dormência de rizomas de gengibre. Rizomas de gengibre foram expostas ao extrato de alho numa concentração de 5% por 0 horas (T1); 4 horas (T2); 8 horas (T3); 12 horas (T4) e 16 horas (T5). Para melhor absorção do extrato, acrescentou-se na mistura 2% de óleo mineral. Após o tratamento as mudas foram distribuídas a cada 0,3 m em sulcos espaçados de 1,0 m. Quando as primeiras mudas começaram a emergir, foi avaliado o índice de velocidade de emergência. Após a emergência dos rizomas, mensalmente foi avaliado o número de caules por metro linear nas duas fileiras úteis de cada unidade experimental. Por ocasião da colheita foram avaliados a produção das classes de rizomas (rizomas tipo extra e tipo 3).  Verificou-se que o emprego do extrato de alho proporcionou resultados positivos para a variável número de caules, em que o maior número por metro (85,54) foi alcançado com a exposição dos rizomas de gengibre ao extrato de alho por 8,92 horas. Não houve efeito da utilização do extrato de alho no índice de velocidade de emergência e produtividade da classe de rizomas tipo extra e tipo 3. Para obtenção de maior número de caules, recomenda-se a exposição dos rizomas de gengibre ao extrato de alho, na concentração de 5% por um tempo de 8,92 horas.
id IFES-1_57b00870816d52fbb049f02f4f379e85
oai_identifier_str oai::article/788
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling GARLIC EXTRACT IN BREAKING DORMANCE AND BROTHING OF GINGER RHIZOMES (Zingiber officinale)EXTRATO DE ALHO NA QUEBRA DE DORMÊNCIA E BROTAÇÃO DE RIZOMAS DE GENGIBRE (Zingiber officinale)dialil dissulfeto; rizomas de gengibre; índice de velocidade de emergência; propagação vegetativa.Em uma produção mais sustentável, visa-se a redução do uso de substâncias sintéticas na olericultura. Nesse sentido, objetivou-se avaliar o uso do extrato de alho na quebra de dormência de rizomas de gengibre. Rizomas de gengibre foram expostas ao extrato de alho numa concentração de 5% por 0 horas (T1); 4 horas (T2); 8 horas (T3); 12 horas (T4) e 16 horas (T5). Para melhor absorção do extrato, acrescentou-se na mistura 2% de óleo mineral. Após o tratamento as mudas foram distribuídas a cada 0,3 m em sulcos espaçados de 1,0 m. Quando as primeiras mudas começaram a emergir, foi avaliado o índice de velocidade de emergência. Após a emergência dos rizomas, mensalmente foi avaliado o número de caules por metro linear nas duas fileiras úteis de cada unidade experimental. Por ocasião da colheita foram avaliados a produção das classes de rizomas (rizomas tipo extra e tipo 3).  Verificou-se que o emprego do extrato de alho proporcionou resultados positivos para a variável número de caules, em que o maior número por metro (85,54) foi alcançado com a exposição dos rizomas de gengibre ao extrato de alho por 8,92 horas. Não houve efeito da utilização do extrato de alho no índice de velocidade de emergência e produtividade da classe de rizomas tipo extra e tipo 3. Para obtenção de maior número de caules, recomenda-se a exposição dos rizomas de gengibre ao extrato de alho, na concentração de 5% por um tempo de 8,92 horas.Instituto Federal do Espírito Santo2020-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/78810.36524/ric.v6i4.788Revista Ifes Ciência ; v. 6 n. 4 (2020): Revista Ifes Ciência; 157-1652359-479910.36524/ric.v6i4reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/788/626Copyright (c) 2020 Revista Ifes Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZaager, RafaeLNacir Colombo, JoãoSchulz Lauvers, Geovane Rodrigo Krause, MarceloSchulz Lauvers, Fabiano 2020-12-29T01:56:19Zoai::article/788Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:43.098928Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv GARLIC EXTRACT IN BREAKING DORMANCE AND BROTHING OF GINGER RHIZOMES (Zingiber officinale)
EXTRATO DE ALHO NA QUEBRA DE DORMÊNCIA E BROTAÇÃO DE RIZOMAS DE GENGIBRE (Zingiber officinale)
title GARLIC EXTRACT IN BREAKING DORMANCE AND BROTHING OF GINGER RHIZOMES (Zingiber officinale)
spellingShingle GARLIC EXTRACT IN BREAKING DORMANCE AND BROTHING OF GINGER RHIZOMES (Zingiber officinale)
Zaager, RafaeL
dialil dissulfeto; rizomas de gengibre; índice de velocidade de emergência; propagação vegetativa.
title_short GARLIC EXTRACT IN BREAKING DORMANCE AND BROTHING OF GINGER RHIZOMES (Zingiber officinale)
title_full GARLIC EXTRACT IN BREAKING DORMANCE AND BROTHING OF GINGER RHIZOMES (Zingiber officinale)
title_fullStr GARLIC EXTRACT IN BREAKING DORMANCE AND BROTHING OF GINGER RHIZOMES (Zingiber officinale)
title_full_unstemmed GARLIC EXTRACT IN BREAKING DORMANCE AND BROTHING OF GINGER RHIZOMES (Zingiber officinale)
title_sort GARLIC EXTRACT IN BREAKING DORMANCE AND BROTHING OF GINGER RHIZOMES (Zingiber officinale)
author Zaager, RafaeL
author_facet Zaager, RafaeL
Nacir Colombo, João
Schulz Lauvers, Geovane
Rodrigo Krause, Marcelo
Schulz Lauvers, Fabiano
author_role author
author2 Nacir Colombo, João
Schulz Lauvers, Geovane
Rodrigo Krause, Marcelo
Schulz Lauvers, Fabiano
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zaager, RafaeL
Nacir Colombo, João
Schulz Lauvers, Geovane
Rodrigo Krause, Marcelo
Schulz Lauvers, Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv dialil dissulfeto; rizomas de gengibre; índice de velocidade de emergência; propagação vegetativa.
topic dialil dissulfeto; rizomas de gengibre; índice de velocidade de emergência; propagação vegetativa.
description Em uma produção mais sustentável, visa-se a redução do uso de substâncias sintéticas na olericultura. Nesse sentido, objetivou-se avaliar o uso do extrato de alho na quebra de dormência de rizomas de gengibre. Rizomas de gengibre foram expostas ao extrato de alho numa concentração de 5% por 0 horas (T1); 4 horas (T2); 8 horas (T3); 12 horas (T4) e 16 horas (T5). Para melhor absorção do extrato, acrescentou-se na mistura 2% de óleo mineral. Após o tratamento as mudas foram distribuídas a cada 0,3 m em sulcos espaçados de 1,0 m. Quando as primeiras mudas começaram a emergir, foi avaliado o índice de velocidade de emergência. Após a emergência dos rizomas, mensalmente foi avaliado o número de caules por metro linear nas duas fileiras úteis de cada unidade experimental. Por ocasião da colheita foram avaliados a produção das classes de rizomas (rizomas tipo extra e tipo 3).  Verificou-se que o emprego do extrato de alho proporcionou resultados positivos para a variável número de caules, em que o maior número por metro (85,54) foi alcançado com a exposição dos rizomas de gengibre ao extrato de alho por 8,92 horas. Não houve efeito da utilização do extrato de alho no índice de velocidade de emergência e produtividade da classe de rizomas tipo extra e tipo 3. Para obtenção de maior número de caules, recomenda-se a exposição dos rizomas de gengibre ao extrato de alho, na concentração de 5% por um tempo de 8,92 horas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/788
10.36524/ric.v6i4.788
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/788
identifier_str_mv 10.36524/ric.v6i4.788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/788/626
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Ifes Ciência
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Ifes Ciência
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ifes Ciência ; v. 6 n. 4 (2020): Revista Ifes Ciência; 157-165
2359-4799
10.36524/ric.v6i4
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948025338429440