Utiliza??o de pr?ticas computacionais como ferramenta did?tica para a disciplina de Qu?mica Org?nica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOREIRA, Emerson Gon?alves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/613
Resumo: O aprendizado da disciplina de Qu?mica ainda ?, em grande parte baseado nas metodologias tradicionais de ensino. No entanto, v?rias s?o as propostas recentes de adaptar o curr?culo atrav?s do uso de tecnologia em sala de aula para propiciar aos discentes uma aprendizagem mais significativa que esteja de acordo com a realidade atual. Em detrimento dessa perspectiva, prop?s-se nesse trabalho utilizar a Qu?mica computacional como ferramenta did?tica para facilitar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Qu?mica Org?nica I. O presente estudo se configurou em tr?s etapas: (i) a elabora??o das pr?ticas de Qu?mica Computacional, (ii) a realiza??o dos c?lculos qu?micos computacionais de conte?dos pertinentes da disciplina, (iii) o desenvolvimento de uma oficina com discentes do curso de Licenciatura em Qu?mica do IFPB, campus Jo?o Pessoa no qual o material elaborado na primeira etapa foi utilizado. A utiliza??o da Qu?mica Computacional enquanto recurso did?tico mostrou-se muito satisfat?ria e eficiente no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Qu?mica Org?nica I, possibilitando aos discentes a visualiza??o em escala microsc?pica e a compreens?o de propriedades energ?ticas dos sistemas qu?micos estudados.
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