Sequ?ncia did?tica no ensino de qu?mica: contextuali- zando a tem?tica pilhas para turmas do ensino m?dio regu- lar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Mayzza M?rcia Ara?jo do
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2946
Resumo: Com o progresso da tecnologia, comumente s?o utilizados aparelhos eletr?nicos port?teis que requerem uma fonte de energia diferente de uma tens?o alternada. As pilhas s?o dispositivos capazes de fornecer energia a esses equipamentos. V?rios aparelhos eletr?nicos funcionam a base de pilha. No entanto, as pessoas desconhecem o seu funcionamento. Sendo assim, a relev?ncia deste trabalho recai na necessidade de inserir no entendimento dos discentes o conte?do de Eletroqu?mica, especificamente de Pilhas, devido a sua signific?ncia no cotidiano. Pensando nisso, foi desenvolvida e aplicada uma Sequ?ncia Did?tica com os discentes dos tr?s anos do Ensino M?dio Regular, pertencentes ? Escola Cidad? Integral Raul Machado, localizada no munic?pio de Jo?o Pessoa, no estado da Para?ba, fazendo uso de uma metodologia qualitativa e de cunho participativo. O objetivo desta pesquisa foi promover a aprendizagem sobre Pilhas por meio da sequ?ncia did?tica, utilizando recursos did?ticos no ensino de Qu?mica. Os recursos did?ticos utilizados foram a experimenta??o, a atividade l?dica e as Tecnologias da Informa??o e Comunica??o. Os dados obtidos revelaram a import?ncia de um planejamento did?tico bem desenvolvido para a promo??o de um ensino mais contextualizado, uma vez que por meio desta pr?xis os discentes puderam reconhecer fen?menos qu?micos em seu cotidiano, assim como a signific?ncia do estudo de Eletroqu?mica na forma??o escolar. Pretende-se que este estudo motive os docentes em forma??o a buscarem novas estrat?gias e desenvolverem novas pr?ticas de ensino no tocante a pilhas, pois esta tem?tica deve ser cada vez mais explorada pelos professores em sala de aula.
id IFPB_06b09a1704a7f2fdf8129450a1b3d0a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2946
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling NASCIMENTO, Mayzza M?rcia Ara?jo do2023-05-31T18:35:30Z2023-05-31T18:35:30Z2019-01-31http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2946Com o progresso da tecnologia, comumente s?o utilizados aparelhos eletr?nicos port?teis que requerem uma fonte de energia diferente de uma tens?o alternada. As pilhas s?o dispositivos capazes de fornecer energia a esses equipamentos. V?rios aparelhos eletr?nicos funcionam a base de pilha. No entanto, as pessoas desconhecem o seu funcionamento. Sendo assim, a relev?ncia deste trabalho recai na necessidade de inserir no entendimento dos discentes o conte?do de Eletroqu?mica, especificamente de Pilhas, devido a sua signific?ncia no cotidiano. Pensando nisso, foi desenvolvida e aplicada uma Sequ?ncia Did?tica com os discentes dos tr?s anos do Ensino M?dio Regular, pertencentes ? Escola Cidad? Integral Raul Machado, localizada no munic?pio de Jo?o Pessoa, no estado da Para?ba, fazendo uso de uma metodologia qualitativa e de cunho participativo. O objetivo desta pesquisa foi promover a aprendizagem sobre Pilhas por meio da sequ?ncia did?tica, utilizando recursos did?ticos no ensino de Qu?mica. Os recursos did?ticos utilizados foram a experimenta??o, a atividade l?dica e as Tecnologias da Informa??o e Comunica??o. Os dados obtidos revelaram a import?ncia de um planejamento did?tico bem desenvolvido para a promo??o de um ensino mais contextualizado, uma vez que por meio desta pr?xis os discentes puderam reconhecer fen?menos qu?micos em seu cotidiano, assim como a signific?ncia do estudo de Eletroqu?mica na forma??o escolar. Pretende-se que este estudo motive os docentes em forma??o a buscarem novas estrat?gias e desenvolverem novas pr?ticas de ensino no tocante a pilhas, pois esta tem?tica deve ser cada vez mais explorada pelos professores em sala de aula.Submitted by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2023-05-31T18:35:30Z No. of bitstreams: 1 TCC MAYZZA_M?RCIA_ARA?JO_DO_NASCIMENTO _ 2019.pdf: 2853114 bytes, checksum: ab67f7d2152598bfc3c428706cdbf957 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-31T18:35:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC MAYZZA_M?RCIA_ARA?JO_DO_NASCIMENTO _ 2019.pdf: 2853114 bytes, checksum: ab67f7d2152598bfc3c428706cdbf957 (MD5) Previous issue date: 2019-01-31Ensino de qu?micaDid?ticaPilhasEnsino de eletroqu?micaL?dicoSequ?ncia did?tica no ensino de qu?mica: contextuali- zando a tem?tica pilhas para turmas do ensino m?dio regu- larinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC MAYZZA_M?RCIA_ARA?JO_DO_NASCIMENTO _ 2019.pdfTCC MAYZZA_M?RCIA_ARA?JO_DO_NASCIMENTO _ 2019.pdfapplication/pdf2853114http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2946/1/TCC+MAYZZA_M%C3%81RCIA_ARA%C3%9AJO_DO_NASCIMENTO+_+2019.pdfab67f7d2152598bfc3c428706cdbf957MD51177683/29462023-05-31 15:35:30.739oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2946Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-05-31T18:35:30Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sequ?ncia did?tica no ensino de qu?mica: contextuali- zando a tem?tica pilhas para turmas do ensino m?dio regu- lar
title Sequ?ncia did?tica no ensino de qu?mica: contextuali- zando a tem?tica pilhas para turmas do ensino m?dio regu- lar
spellingShingle Sequ?ncia did?tica no ensino de qu?mica: contextuali- zando a tem?tica pilhas para turmas do ensino m?dio regu- lar
NASCIMENTO, Mayzza M?rcia Ara?jo do
Ensino de qu?mica
Did?tica
Pilhas
Ensino de eletroqu?mica
L?dico
title_short Sequ?ncia did?tica no ensino de qu?mica: contextuali- zando a tem?tica pilhas para turmas do ensino m?dio regu- lar
title_full Sequ?ncia did?tica no ensino de qu?mica: contextuali- zando a tem?tica pilhas para turmas do ensino m?dio regu- lar
title_fullStr Sequ?ncia did?tica no ensino de qu?mica: contextuali- zando a tem?tica pilhas para turmas do ensino m?dio regu- lar
title_full_unstemmed Sequ?ncia did?tica no ensino de qu?mica: contextuali- zando a tem?tica pilhas para turmas do ensino m?dio regu- lar
title_sort Sequ?ncia did?tica no ensino de qu?mica: contextuali- zando a tem?tica pilhas para turmas do ensino m?dio regu- lar
author NASCIMENTO, Mayzza M?rcia Ara?jo do
author_facet NASCIMENTO, Mayzza M?rcia Ara?jo do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, Mayzza M?rcia Ara?jo do
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de qu?mica
Did?tica
Pilhas
Ensino de eletroqu?mica
L?dico
topic Ensino de qu?mica
Did?tica
Pilhas
Ensino de eletroqu?mica
L?dico
description Com o progresso da tecnologia, comumente s?o utilizados aparelhos eletr?nicos port?teis que requerem uma fonte de energia diferente de uma tens?o alternada. As pilhas s?o dispositivos capazes de fornecer energia a esses equipamentos. V?rios aparelhos eletr?nicos funcionam a base de pilha. No entanto, as pessoas desconhecem o seu funcionamento. Sendo assim, a relev?ncia deste trabalho recai na necessidade de inserir no entendimento dos discentes o conte?do de Eletroqu?mica, especificamente de Pilhas, devido a sua signific?ncia no cotidiano. Pensando nisso, foi desenvolvida e aplicada uma Sequ?ncia Did?tica com os discentes dos tr?s anos do Ensino M?dio Regular, pertencentes ? Escola Cidad? Integral Raul Machado, localizada no munic?pio de Jo?o Pessoa, no estado da Para?ba, fazendo uso de uma metodologia qualitativa e de cunho participativo. O objetivo desta pesquisa foi promover a aprendizagem sobre Pilhas por meio da sequ?ncia did?tica, utilizando recursos did?ticos no ensino de Qu?mica. Os recursos did?ticos utilizados foram a experimenta??o, a atividade l?dica e as Tecnologias da Informa??o e Comunica??o. Os dados obtidos revelaram a import?ncia de um planejamento did?tico bem desenvolvido para a promo??o de um ensino mais contextualizado, uma vez que por meio desta pr?xis os discentes puderam reconhecer fen?menos qu?micos em seu cotidiano, assim como a signific?ncia do estudo de Eletroqu?mica na forma??o escolar. Pretende-se que este estudo motive os docentes em forma??o a buscarem novas estrat?gias e desenvolverem novas pr?ticas de ensino no tocante a pilhas, pois esta tem?tica deve ser cada vez mais explorada pelos professores em sala de aula.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-01-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-31T18:35:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-31T18:35:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2946
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2946/1/TCC+MAYZZA_M%C3%81RCIA_ARA%C3%9AJO_DO_NASCIMENTO+_+2019.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ab67f7d2152598bfc3c428706cdbf957
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660448586596352