Material did?tico adaptado para o ensino das fun??es org?nicas a alunos com defici?ncia visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Aline de Ara?jo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/591
Resumo: Pesquisas relacionadas ? produ??o de material did?tico, na ?rea de Qu?mica, adaptado para alunos com defici?ncia visual nos remetem a uma triste realidade, pois s?o pouqu?ssimas as propostas, tanto a n?vel nacional como internacional nessa ?rea. Estudos realizados com o intuito de fazer levantamento de material dispon?vel para o ensino das fun??es org?nicas (grupo de compostos org?nicos que tem comportamento qu?mico semelhante devido a presen?a de um grupo caracter?stico) a alunos com defici?ncia visual nos levaram ? conclus?o de que nessa ?rea praticamente n?o h? proposta de material did?tico. Portanto visando contribuir para um melhor processo de ensino aprendizagem concernente ?s fun??es org?nicas, foi elaborado um kit did?tico com materiais de baixo custo, que possibilitou n?o apenas o ensino das fun??es org?nicas, mas tamb?m permitiu que os alunos montassem as estruturas desses compostos. O material se baseia na utiliza??o das figuras geom?tricas para representar os grupos funcionais (subdivis?o dos compostos org?nicos em grupos que depender? dos ?tomos que o constituem, radicais ligantes ou natureza das liga??es) e tamb?m na utiliza??o da Grafia Qu?mica Braille (GQB) para identifica??o desses grupos. Com isso o aluno deficiente visual (DV) pode utilizar tanto a figura geom?trica como tamb?m a GQB para identificar o grupo funcional. Os resultados se mostraram satisfat?rios j? que o material auxiliou no ensino das fun??es org?nicas, especificamente dos hidrocarbonetos, os alunos conseguiram representar a estrutura e identificar os alcanos, alcenos e alcinos (parafinas, olefinas e acetilenos respectivamente) que foram os assuntos abordados durante a aplica??o do material, j? que o mesmo ? um dos ?ltimos assuntos estudados pelos alunos do 1? ano do ensino m?dio, segundo consta na unidade 4 da obra publicada por Fonseca (2013) e distribu?da para os alunos da rede p?blica para os anos de 2015, 2016 e 2017. O material foi aplicado em uma escola de ensino regular localizada na cidade de Jo?o Pessoa/PB com alunos deficientes visuais.
id IFPB_a3ec741a0b35807fe4cf1e0c367629f5
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/591
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling SILVA, Aline de Ara?jo2019-04-16T14:19:28Z2019-04-16T14:19:28Z2017-08-21http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/591Pesquisas relacionadas ? produ??o de material did?tico, na ?rea de Qu?mica, adaptado para alunos com defici?ncia visual nos remetem a uma triste realidade, pois s?o pouqu?ssimas as propostas, tanto a n?vel nacional como internacional nessa ?rea. Estudos realizados com o intuito de fazer levantamento de material dispon?vel para o ensino das fun??es org?nicas (grupo de compostos org?nicos que tem comportamento qu?mico semelhante devido a presen?a de um grupo caracter?stico) a alunos com defici?ncia visual nos levaram ? conclus?o de que nessa ?rea praticamente n?o h? proposta de material did?tico. Portanto visando contribuir para um melhor processo de ensino aprendizagem concernente ?s fun??es org?nicas, foi elaborado um kit did?tico com materiais de baixo custo, que possibilitou n?o apenas o ensino das fun??es org?nicas, mas tamb?m permitiu que os alunos montassem as estruturas desses compostos. O material se baseia na utiliza??o das figuras geom?tricas para representar os grupos funcionais (subdivis?o dos compostos org?nicos em grupos que depender? dos ?tomos que o constituem, radicais ligantes ou natureza das liga??es) e tamb?m na utiliza??o da Grafia Qu?mica Braille (GQB) para identifica??o desses grupos. Com isso o aluno deficiente visual (DV) pode utilizar tanto a figura geom?trica como tamb?m a GQB para identificar o grupo funcional. Os resultados se mostraram satisfat?rios j? que o material auxiliou no ensino das fun??es org?nicas, especificamente dos hidrocarbonetos, os alunos conseguiram representar a estrutura e identificar os alcanos, alcenos e alcinos (parafinas, olefinas e acetilenos respectivamente) que foram os assuntos abordados durante a aplica??o do material, j? que o mesmo ? um dos ?ltimos assuntos estudados pelos alunos do 1? ano do ensino m?dio, segundo consta na unidade 4 da obra publicada por Fonseca (2013) e distribu?da para os alunos da rede p?blica para os anos de 2015, 2016 e 2017. O material foi aplicado em uma escola de ensino regular localizada na cidade de Jo?o Pessoa/PB com alunos deficientes visuais.Submitted by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2019-04-16T14:19:28Z No. of bitstreams: 1 TCC - Aline de Ara?jo Silva.pdf: 1266166 bytes, checksum: fe646d096e6507a7005d0c12653b47bf (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-16T14:19:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Aline de Ara?jo Silva.pdf: 1266166 bytes, checksum: fe646d096e6507a7005d0c12653b47bf (MD5) Previous issue date: 2017-08-21Ensino de Qu?micamaterial did?ticoQu?mica org?nicaDeficiente visualMaterial did?tico adaptado para o ensino das fun??es org?nicas a alunos com defici?ncia visualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC - Licenciatura em Qu?micaIFPBORIGINALTCC - Aline de Ara?jo Silva.pdfTCC - Aline de Ara?jo Silva.pdfapplication/pdf1266166http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/591/1/TCC+-+Aline+de+Ara%C3%BAjo+Silva.pdffe646d096e6507a7005d0c12653b47bfMD51177683/5912022-09-01 09:18:02.415oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/591Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-09-01T12:18:02Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Material did?tico adaptado para o ensino das fun??es org?nicas a alunos com defici?ncia visual
title Material did?tico adaptado para o ensino das fun??es org?nicas a alunos com defici?ncia visual
spellingShingle Material did?tico adaptado para o ensino das fun??es org?nicas a alunos com defici?ncia visual
SILVA, Aline de Ara?jo
Ensino de Qu?mica
material did?tico
Qu?mica org?nica
Deficiente visual
title_short Material did?tico adaptado para o ensino das fun??es org?nicas a alunos com defici?ncia visual
title_full Material did?tico adaptado para o ensino das fun??es org?nicas a alunos com defici?ncia visual
title_fullStr Material did?tico adaptado para o ensino das fun??es org?nicas a alunos com defici?ncia visual
title_full_unstemmed Material did?tico adaptado para o ensino das fun??es org?nicas a alunos com defici?ncia visual
title_sort Material did?tico adaptado para o ensino das fun??es org?nicas a alunos com defici?ncia visual
author SILVA, Aline de Ara?jo
author_facet SILVA, Aline de Ara?jo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Aline de Ara?jo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Qu?mica
material did?tico
Qu?mica org?nica
Deficiente visual
topic Ensino de Qu?mica
material did?tico
Qu?mica org?nica
Deficiente visual
description Pesquisas relacionadas ? produ??o de material did?tico, na ?rea de Qu?mica, adaptado para alunos com defici?ncia visual nos remetem a uma triste realidade, pois s?o pouqu?ssimas as propostas, tanto a n?vel nacional como internacional nessa ?rea. Estudos realizados com o intuito de fazer levantamento de material dispon?vel para o ensino das fun??es org?nicas (grupo de compostos org?nicos que tem comportamento qu?mico semelhante devido a presen?a de um grupo caracter?stico) a alunos com defici?ncia visual nos levaram ? conclus?o de que nessa ?rea praticamente n?o h? proposta de material did?tico. Portanto visando contribuir para um melhor processo de ensino aprendizagem concernente ?s fun??es org?nicas, foi elaborado um kit did?tico com materiais de baixo custo, que possibilitou n?o apenas o ensino das fun??es org?nicas, mas tamb?m permitiu que os alunos montassem as estruturas desses compostos. O material se baseia na utiliza??o das figuras geom?tricas para representar os grupos funcionais (subdivis?o dos compostos org?nicos em grupos que depender? dos ?tomos que o constituem, radicais ligantes ou natureza das liga??es) e tamb?m na utiliza??o da Grafia Qu?mica Braille (GQB) para identifica??o desses grupos. Com isso o aluno deficiente visual (DV) pode utilizar tanto a figura geom?trica como tamb?m a GQB para identificar o grupo funcional. Os resultados se mostraram satisfat?rios j? que o material auxiliou no ensino das fun??es org?nicas, especificamente dos hidrocarbonetos, os alunos conseguiram representar a estrutura e identificar os alcanos, alcenos e alcinos (parafinas, olefinas e acetilenos respectivamente) que foram os assuntos abordados durante a aplica??o do material, j? que o mesmo ? um dos ?ltimos assuntos estudados pelos alunos do 1? ano do ensino m?dio, segundo consta na unidade 4 da obra publicada por Fonseca (2013) e distribu?da para os alunos da rede p?blica para os anos de 2015, 2016 e 2017. O material foi aplicado em uma escola de ensino regular localizada na cidade de Jo?o Pessoa/PB com alunos deficientes visuais.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-16T14:19:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-04-16T14:19:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/591
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/591/1/TCC+-+Aline+de+Ara%C3%BAjo+Silva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fe646d096e6507a7005d0c12653b47bf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1797058398784585728