Dominorg?nico: um jogo did?tico para auxiliar na identifica??o de fun??es org?nicas oxigenadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3658 |
Resumo: | A Qu?mica ? uma mat?ria complexa e que pode possuir jogos voltados para sua tem?tica com uma abordagem que produzam o interesse dos alunos e, consequentemente, trabalhando o conhecimento de forma adequada. Por isso, a inclus?o de jogos l?dicos para o ensino de Qu?mica precisa ser introduzida como metodologia de ensino. O presente trabalho tem como objetivo analisar se a inser??o do jogo educativo, correlacionando o conte?do abordado em sala de aula, torna a aprendizagem mais significativa, se a proposta gera maior intera??o dos alunos e melhor rendimento dos mesmos no aprendizado. A pesquisa foi de car?ter quantitativo, com base na pesquisa de campo, em que foi desenvolvido um jogo de domin? sobre fun??es org?nicas oxigenadas da Qu?mica org?nica, no qual foi avaliado seu impacto na aprendizagem dos alunos do 3? ano de uma escola estadual. Tendo a metodologia utilizada distribu?da nas etapas de planejamento, a??o, observa??o e reflex?o. Os resultados mostraram que houve um aumento na porcentagem de acertos do segundo question?rio de 47,83% quando comparados ao primeiro. Enfim, o processo de aprendizagem aconteceu de forma agrad?vel e proveitosa, em que a aplica??o do jogo Domin? Qu?mico se demonstrou eficiente e possibilitou a promo??o da aprendizagem. |
id |
IFPB_4f721f7ff8916e64b98009ff9a27d720 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3658 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Gomes, Sim?o Dias2024-03-21T17:30:02Z2024-03-21T17:30:02Z2024-02-08http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3658A Qu?mica ? uma mat?ria complexa e que pode possuir jogos voltados para sua tem?tica com uma abordagem que produzam o interesse dos alunos e, consequentemente, trabalhando o conhecimento de forma adequada. Por isso, a inclus?o de jogos l?dicos para o ensino de Qu?mica precisa ser introduzida como metodologia de ensino. O presente trabalho tem como objetivo analisar se a inser??o do jogo educativo, correlacionando o conte?do abordado em sala de aula, torna a aprendizagem mais significativa, se a proposta gera maior intera??o dos alunos e melhor rendimento dos mesmos no aprendizado. A pesquisa foi de car?ter quantitativo, com base na pesquisa de campo, em que foi desenvolvido um jogo de domin? sobre fun??es org?nicas oxigenadas da Qu?mica org?nica, no qual foi avaliado seu impacto na aprendizagem dos alunos do 3? ano de uma escola estadual. Tendo a metodologia utilizada distribu?da nas etapas de planejamento, a??o, observa??o e reflex?o. Os resultados mostraram que houve um aumento na porcentagem de acertos do segundo question?rio de 47,83% quando comparados ao primeiro. Enfim, o processo de aprendizagem aconteceu de forma agrad?vel e proveitosa, em que a aplica??o do jogo Domin? Qu?mico se demonstrou eficiente e possibilitou a promo??o da aprendizagem.Submitted by Milena Silva (milena.silva@ifpb.edu.br) on 2024-03-21T17:30:02Z No. of bitstreams: 1 TCC - GOMES.pdf: 1211906 bytes, checksum: cbae65a4c3c726c16828f168d161502c (MD5)Made available in DSpace on 2024-03-21T17:30:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - GOMES.pdf: 1211906 bytes, checksum: cbae65a4c3c726c16828f168d161502c (MD5) Previous issue date: 2024-02-08Domin? qu?micoJogos Did?ticosMetodologias ativasL?dicoDominorg?nico: um jogo did?tico para auxiliar na identifica??o de fun??es org?nicas oxigenadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC - GOMES.pdfTCC - GOMES.pdfapplication/pdf1211906http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3658/1/TCC+-+GOMES.pdfcbae65a4c3c726c16828f168d161502cMD51177683/36582024-03-21 14:30:02.263oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3658Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-03-21T17:30:02Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dominorg?nico: um jogo did?tico para auxiliar na identifica??o de fun??es org?nicas oxigenadas |
title |
Dominorg?nico: um jogo did?tico para auxiliar na identifica??o de fun??es org?nicas oxigenadas |
spellingShingle |
Dominorg?nico: um jogo did?tico para auxiliar na identifica??o de fun??es org?nicas oxigenadas Gomes, Sim?o Dias Domin? qu?mico Jogos Did?ticos Metodologias ativas L?dico |
title_short |
Dominorg?nico: um jogo did?tico para auxiliar na identifica??o de fun??es org?nicas oxigenadas |
title_full |
Dominorg?nico: um jogo did?tico para auxiliar na identifica??o de fun??es org?nicas oxigenadas |
title_fullStr |
Dominorg?nico: um jogo did?tico para auxiliar na identifica??o de fun??es org?nicas oxigenadas |
title_full_unstemmed |
Dominorg?nico: um jogo did?tico para auxiliar na identifica??o de fun??es org?nicas oxigenadas |
title_sort |
Dominorg?nico: um jogo did?tico para auxiliar na identifica??o de fun??es org?nicas oxigenadas |
author |
Gomes, Sim?o Dias |
author_facet |
Gomes, Sim?o Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Sim?o Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Domin? qu?mico Jogos Did?ticos Metodologias ativas L?dico |
topic |
Domin? qu?mico Jogos Did?ticos Metodologias ativas L?dico |
description |
A Qu?mica ? uma mat?ria complexa e que pode possuir jogos voltados para sua tem?tica com uma abordagem que produzam o interesse dos alunos e, consequentemente, trabalhando o conhecimento de forma adequada. Por isso, a inclus?o de jogos l?dicos para o ensino de Qu?mica precisa ser introduzida como metodologia de ensino. O presente trabalho tem como objetivo analisar se a inser??o do jogo educativo, correlacionando o conte?do abordado em sala de aula, torna a aprendizagem mais significativa, se a proposta gera maior intera??o dos alunos e melhor rendimento dos mesmos no aprendizado. A pesquisa foi de car?ter quantitativo, com base na pesquisa de campo, em que foi desenvolvido um jogo de domin? sobre fun??es org?nicas oxigenadas da Qu?mica org?nica, no qual foi avaliado seu impacto na aprendizagem dos alunos do 3? ano de uma escola estadual. Tendo a metodologia utilizada distribu?da nas etapas de planejamento, a??o, observa??o e reflex?o. Os resultados mostraram que houve um aumento na porcentagem de acertos do segundo question?rio de 47,83% quando comparados ao primeiro. Enfim, o processo de aprendizagem aconteceu de forma agrad?vel e proveitosa, em que a aplica??o do jogo Domin? Qu?mico se demonstrou eficiente e possibilitou a promo??o da aprendizagem. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-21T17:30:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-03-21T17:30:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024-02-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3658 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3658 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3658/1/TCC+-+GOMES.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cbae65a4c3c726c16828f168d161502c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1797058414820458496 |