Dominorg?nico: um jogo did?tico para auxiliar na identifica??o de fun??es org?nicas oxigenadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Sim?o Dias
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3658
Resumo: A Qu?mica ? uma mat?ria complexa e que pode possuir jogos voltados para sua tem?tica com uma abordagem que produzam o interesse dos alunos e, consequentemente, trabalhando o conhecimento de forma adequada. Por isso, a inclus?o de jogos l?dicos para o ensino de Qu?mica precisa ser introduzida como metodologia de ensino. O presente trabalho tem como objetivo analisar se a inser??o do jogo educativo, correlacionando o conte?do abordado em sala de aula, torna a aprendizagem mais significativa, se a proposta gera maior intera??o dos alunos e melhor rendimento dos mesmos no aprendizado. A pesquisa foi de car?ter quantitativo, com base na pesquisa de campo, em que foi desenvolvido um jogo de domin? sobre fun??es org?nicas oxigenadas da Qu?mica org?nica, no qual foi avaliado seu impacto na aprendizagem dos alunos do 3? ano de uma escola estadual. Tendo a metodologia utilizada distribu?da nas etapas de planejamento, a??o, observa??o e reflex?o. Os resultados mostraram que houve um aumento na porcentagem de acertos do segundo question?rio de 47,83% quando comparados ao primeiro. Enfim, o processo de aprendizagem aconteceu de forma agrad?vel e proveitosa, em que a aplica??o do jogo Domin? Qu?mico se demonstrou eficiente e possibilitou a promo??o da aprendizagem.
id IFPB_4f721f7ff8916e64b98009ff9a27d720
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3658
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Gomes, Sim?o Dias2024-03-21T17:30:02Z2024-03-21T17:30:02Z2024-02-08http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3658A Qu?mica ? uma mat?ria complexa e que pode possuir jogos voltados para sua tem?tica com uma abordagem que produzam o interesse dos alunos e, consequentemente, trabalhando o conhecimento de forma adequada. Por isso, a inclus?o de jogos l?dicos para o ensino de Qu?mica precisa ser introduzida como metodologia de ensino. O presente trabalho tem como objetivo analisar se a inser??o do jogo educativo, correlacionando o conte?do abordado em sala de aula, torna a aprendizagem mais significativa, se a proposta gera maior intera??o dos alunos e melhor rendimento dos mesmos no aprendizado. A pesquisa foi de car?ter quantitativo, com base na pesquisa de campo, em que foi desenvolvido um jogo de domin? sobre fun??es org?nicas oxigenadas da Qu?mica org?nica, no qual foi avaliado seu impacto na aprendizagem dos alunos do 3? ano de uma escola estadual. Tendo a metodologia utilizada distribu?da nas etapas de planejamento, a??o, observa??o e reflex?o. Os resultados mostraram que houve um aumento na porcentagem de acertos do segundo question?rio de 47,83% quando comparados ao primeiro. Enfim, o processo de aprendizagem aconteceu de forma agrad?vel e proveitosa, em que a aplica??o do jogo Domin? Qu?mico se demonstrou eficiente e possibilitou a promo??o da aprendizagem.Submitted by Milena Silva (milena.silva@ifpb.edu.br) on 2024-03-21T17:30:02Z No. of bitstreams: 1 TCC - GOMES.pdf: 1211906 bytes, checksum: cbae65a4c3c726c16828f168d161502c (MD5)Made available in DSpace on 2024-03-21T17:30:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - GOMES.pdf: 1211906 bytes, checksum: cbae65a4c3c726c16828f168d161502c (MD5) Previous issue date: 2024-02-08Domin? qu?micoJogos Did?ticosMetodologias ativasL?dicoDominorg?nico: um jogo did?tico para auxiliar na identifica??o de fun??es org?nicas oxigenadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC - GOMES.pdfTCC - GOMES.pdfapplication/pdf1211906http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3658/1/TCC+-+GOMES.pdfcbae65a4c3c726c16828f168d161502cMD51177683/36582024-03-21 14:30:02.263oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3658Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-03-21T17:30:02Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dominorg?nico: um jogo did?tico para auxiliar na identifica??o de fun??es org?nicas oxigenadas
title Dominorg?nico: um jogo did?tico para auxiliar na identifica??o de fun??es org?nicas oxigenadas
spellingShingle Dominorg?nico: um jogo did?tico para auxiliar na identifica??o de fun??es org?nicas oxigenadas
Gomes, Sim?o Dias
Domin? qu?mico
Jogos Did?ticos
Metodologias ativas
L?dico
title_short Dominorg?nico: um jogo did?tico para auxiliar na identifica??o de fun??es org?nicas oxigenadas
title_full Dominorg?nico: um jogo did?tico para auxiliar na identifica??o de fun??es org?nicas oxigenadas
title_fullStr Dominorg?nico: um jogo did?tico para auxiliar na identifica??o de fun??es org?nicas oxigenadas
title_full_unstemmed Dominorg?nico: um jogo did?tico para auxiliar na identifica??o de fun??es org?nicas oxigenadas
title_sort Dominorg?nico: um jogo did?tico para auxiliar na identifica??o de fun??es org?nicas oxigenadas
author Gomes, Sim?o Dias
author_facet Gomes, Sim?o Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Sim?o Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Domin? qu?mico
Jogos Did?ticos
Metodologias ativas
L?dico
topic Domin? qu?mico
Jogos Did?ticos
Metodologias ativas
L?dico
description A Qu?mica ? uma mat?ria complexa e que pode possuir jogos voltados para sua tem?tica com uma abordagem que produzam o interesse dos alunos e, consequentemente, trabalhando o conhecimento de forma adequada. Por isso, a inclus?o de jogos l?dicos para o ensino de Qu?mica precisa ser introduzida como metodologia de ensino. O presente trabalho tem como objetivo analisar se a inser??o do jogo educativo, correlacionando o conte?do abordado em sala de aula, torna a aprendizagem mais significativa, se a proposta gera maior intera??o dos alunos e melhor rendimento dos mesmos no aprendizado. A pesquisa foi de car?ter quantitativo, com base na pesquisa de campo, em que foi desenvolvido um jogo de domin? sobre fun??es org?nicas oxigenadas da Qu?mica org?nica, no qual foi avaliado seu impacto na aprendizagem dos alunos do 3? ano de uma escola estadual. Tendo a metodologia utilizada distribu?da nas etapas de planejamento, a??o, observa??o e reflex?o. Os resultados mostraram que houve um aumento na porcentagem de acertos do segundo question?rio de 47,83% quando comparados ao primeiro. Enfim, o processo de aprendizagem aconteceu de forma agrad?vel e proveitosa, em que a aplica??o do jogo Domin? Qu?mico se demonstrou eficiente e possibilitou a promo??o da aprendizagem.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-21T17:30:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-21T17:30:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-02-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3658
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3658/1/TCC+-+GOMES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cbae65a4c3c726c16828f168d161502c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1797058414820458496