Aditivos alimentares : uma proposta para o ensino das fun??es org?nicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Mayara Layra Albino Muniz de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2942
Resumo: O modo em que a qu?mica vem sendo apresentada nas escolas, fazendo o uso apenas da metodologia tradicional, n?o garante um aprendizado eficaz, pois tal forma de ensino n?o est? motivando os alunos a apreenderem os conceitos qu?micos de forma que eles percebam a rela??o fundamental entre a disciplina e seu cotidiano. Neste cen?rio, ? necess?rio mudan?as na metodologia do ensino da qu?mica que sejam capazes de despertar mais o interesse do aluno e que tamb?m permitam um aprendizado significativo. No presente trabalho, ? proposta uma metodologia alternativa para o ensino das fun??es org?nicas por meio da tem?tica aditivos alimentares, aplicada a uma turma de 3o Ano do Ensino M?dio, fazendo o uso de apresenta??es em grupos, oficina de rotulagem e experimentos. A partir da aplica??o de question?rios desenvolvidos, foi poss?vel comprovar que h? de fato uma defasagem do ensino e que os m?todos propostos para o ensino da qu?mica contribuem para um melhor ensino aprendizagem.
id IFPB_a3906f20de136db406f22b488234840f
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2942
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling ANDRADE, Mayara Layra Albino Muniz de2023-05-31T18:03:14Z2023-05-31T18:03:14Z2018-02-21http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2942O modo em que a qu?mica vem sendo apresentada nas escolas, fazendo o uso apenas da metodologia tradicional, n?o garante um aprendizado eficaz, pois tal forma de ensino n?o est? motivando os alunos a apreenderem os conceitos qu?micos de forma que eles percebam a rela??o fundamental entre a disciplina e seu cotidiano. Neste cen?rio, ? necess?rio mudan?as na metodologia do ensino da qu?mica que sejam capazes de despertar mais o interesse do aluno e que tamb?m permitam um aprendizado significativo. No presente trabalho, ? proposta uma metodologia alternativa para o ensino das fun??es org?nicas por meio da tem?tica aditivos alimentares, aplicada a uma turma de 3o Ano do Ensino M?dio, fazendo o uso de apresenta??es em grupos, oficina de rotulagem e experimentos. A partir da aplica??o de question?rios desenvolvidos, foi poss?vel comprovar que h? de fato uma defasagem do ensino e que os m?todos propostos para o ensino da qu?mica contribuem para um melhor ensino aprendizagem.Submitted by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2023-05-31T18:03:14Z No. of bitstreams: 1 TCC FINAL.pdf: 10737315 bytes, checksum: e71ba64ce6234cdf16a626cdf122b451 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-31T18:03:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC FINAL.pdf: 10737315 bytes, checksum: e71ba64ce6234cdf16a626cdf122b451 (MD5) Previous issue date: 2018-02-21Qu?micaEnsino de Qu?micaEnsino de Ci?nciasM?todo de EnsinoAditivo alimentarFun??o org?nicaAditivos alimentares : uma proposta para o ensino das fun??es org?nicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC FINAL.pdfTCC FINAL.pdfapplication/pdf10737315http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2942/1/TCC+FINAL.pdfe71ba64ce6234cdf16a626cdf122b451MD51177683/29422023-05-31 15:03:14.25oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2942Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-05-31T18:03:14Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aditivos alimentares : uma proposta para o ensino das fun??es org?nicas
title Aditivos alimentares : uma proposta para o ensino das fun??es org?nicas
spellingShingle Aditivos alimentares : uma proposta para o ensino das fun??es org?nicas
ANDRADE, Mayara Layra Albino Muniz de
Qu?mica
Ensino de Qu?mica
Ensino de Ci?ncias
M?todo de Ensino
Aditivo alimentar
Fun??o org?nica
title_short Aditivos alimentares : uma proposta para o ensino das fun??es org?nicas
title_full Aditivos alimentares : uma proposta para o ensino das fun??es org?nicas
title_fullStr Aditivos alimentares : uma proposta para o ensino das fun??es org?nicas
title_full_unstemmed Aditivos alimentares : uma proposta para o ensino das fun??es org?nicas
title_sort Aditivos alimentares : uma proposta para o ensino das fun??es org?nicas
author ANDRADE, Mayara Layra Albino Muniz de
author_facet ANDRADE, Mayara Layra Albino Muniz de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, Mayara Layra Albino Muniz de
dc.subject.por.fl_str_mv Qu?mica
Ensino de Qu?mica
Ensino de Ci?ncias
M?todo de Ensino
Aditivo alimentar
Fun??o org?nica
topic Qu?mica
Ensino de Qu?mica
Ensino de Ci?ncias
M?todo de Ensino
Aditivo alimentar
Fun??o org?nica
description O modo em que a qu?mica vem sendo apresentada nas escolas, fazendo o uso apenas da metodologia tradicional, n?o garante um aprendizado eficaz, pois tal forma de ensino n?o est? motivando os alunos a apreenderem os conceitos qu?micos de forma que eles percebam a rela??o fundamental entre a disciplina e seu cotidiano. Neste cen?rio, ? necess?rio mudan?as na metodologia do ensino da qu?mica que sejam capazes de despertar mais o interesse do aluno e que tamb?m permitam um aprendizado significativo. No presente trabalho, ? proposta uma metodologia alternativa para o ensino das fun??es org?nicas por meio da tem?tica aditivos alimentares, aplicada a uma turma de 3o Ano do Ensino M?dio, fazendo o uso de apresenta??es em grupos, oficina de rotulagem e experimentos. A partir da aplica??o de question?rios desenvolvidos, foi poss?vel comprovar que h? de fato uma defasagem do ensino e que os m?todos propostos para o ensino da qu?mica contribuem para um melhor ensino aprendizagem.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-31T18:03:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-31T18:03:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2942
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2942/1/TCC+FINAL.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e71ba64ce6234cdf16a626cdf122b451
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1797058410572677120