Aditivos alimentares : uma proposta para o ensino das fun??es org?nicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2942 |
Resumo: | O modo em que a qu?mica vem sendo apresentada nas escolas, fazendo o uso apenas da metodologia tradicional, n?o garante um aprendizado eficaz, pois tal forma de ensino n?o est? motivando os alunos a apreenderem os conceitos qu?micos de forma que eles percebam a rela??o fundamental entre a disciplina e seu cotidiano. Neste cen?rio, ? necess?rio mudan?as na metodologia do ensino da qu?mica que sejam capazes de despertar mais o interesse do aluno e que tamb?m permitam um aprendizado significativo. No presente trabalho, ? proposta uma metodologia alternativa para o ensino das fun??es org?nicas por meio da tem?tica aditivos alimentares, aplicada a uma turma de 3o Ano do Ensino M?dio, fazendo o uso de apresenta??es em grupos, oficina de rotulagem e experimentos. A partir da aplica??o de question?rios desenvolvidos, foi poss?vel comprovar que h? de fato uma defasagem do ensino e que os m?todos propostos para o ensino da qu?mica contribuem para um melhor ensino aprendizagem. |
id |
IFPB_a3906f20de136db406f22b488234840f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2942 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
ANDRADE, Mayara Layra Albino Muniz de2023-05-31T18:03:14Z2023-05-31T18:03:14Z2018-02-21http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2942O modo em que a qu?mica vem sendo apresentada nas escolas, fazendo o uso apenas da metodologia tradicional, n?o garante um aprendizado eficaz, pois tal forma de ensino n?o est? motivando os alunos a apreenderem os conceitos qu?micos de forma que eles percebam a rela??o fundamental entre a disciplina e seu cotidiano. Neste cen?rio, ? necess?rio mudan?as na metodologia do ensino da qu?mica que sejam capazes de despertar mais o interesse do aluno e que tamb?m permitam um aprendizado significativo. No presente trabalho, ? proposta uma metodologia alternativa para o ensino das fun??es org?nicas por meio da tem?tica aditivos alimentares, aplicada a uma turma de 3o Ano do Ensino M?dio, fazendo o uso de apresenta??es em grupos, oficina de rotulagem e experimentos. A partir da aplica??o de question?rios desenvolvidos, foi poss?vel comprovar que h? de fato uma defasagem do ensino e que os m?todos propostos para o ensino da qu?mica contribuem para um melhor ensino aprendizagem.Submitted by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2023-05-31T18:03:14Z No. of bitstreams: 1 TCC FINAL.pdf: 10737315 bytes, checksum: e71ba64ce6234cdf16a626cdf122b451 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-31T18:03:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC FINAL.pdf: 10737315 bytes, checksum: e71ba64ce6234cdf16a626cdf122b451 (MD5) Previous issue date: 2018-02-21Qu?micaEnsino de Qu?micaEnsino de Ci?nciasM?todo de EnsinoAditivo alimentarFun??o org?nicaAditivos alimentares : uma proposta para o ensino das fun??es org?nicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC FINAL.pdfTCC FINAL.pdfapplication/pdf10737315http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2942/1/TCC+FINAL.pdfe71ba64ce6234cdf16a626cdf122b451MD51177683/29422023-05-31 15:03:14.25oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2942Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-05-31T18:03:14Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aditivos alimentares : uma proposta para o ensino das fun??es org?nicas |
title |
Aditivos alimentares : uma proposta para o ensino das fun??es org?nicas |
spellingShingle |
Aditivos alimentares : uma proposta para o ensino das fun??es org?nicas ANDRADE, Mayara Layra Albino Muniz de Qu?mica Ensino de Qu?mica Ensino de Ci?ncias M?todo de Ensino Aditivo alimentar Fun??o org?nica |
title_short |
Aditivos alimentares : uma proposta para o ensino das fun??es org?nicas |
title_full |
Aditivos alimentares : uma proposta para o ensino das fun??es org?nicas |
title_fullStr |
Aditivos alimentares : uma proposta para o ensino das fun??es org?nicas |
title_full_unstemmed |
Aditivos alimentares : uma proposta para o ensino das fun??es org?nicas |
title_sort |
Aditivos alimentares : uma proposta para o ensino das fun??es org?nicas |
author |
ANDRADE, Mayara Layra Albino Muniz de |
author_facet |
ANDRADE, Mayara Layra Albino Muniz de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ANDRADE, Mayara Layra Albino Muniz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qu?mica Ensino de Qu?mica Ensino de Ci?ncias M?todo de Ensino Aditivo alimentar Fun??o org?nica |
topic |
Qu?mica Ensino de Qu?mica Ensino de Ci?ncias M?todo de Ensino Aditivo alimentar Fun??o org?nica |
description |
O modo em que a qu?mica vem sendo apresentada nas escolas, fazendo o uso apenas da metodologia tradicional, n?o garante um aprendizado eficaz, pois tal forma de ensino n?o est? motivando os alunos a apreenderem os conceitos qu?micos de forma que eles percebam a rela??o fundamental entre a disciplina e seu cotidiano. Neste cen?rio, ? necess?rio mudan?as na metodologia do ensino da qu?mica que sejam capazes de despertar mais o interesse do aluno e que tamb?m permitam um aprendizado significativo. No presente trabalho, ? proposta uma metodologia alternativa para o ensino das fun??es org?nicas por meio da tem?tica aditivos alimentares, aplicada a uma turma de 3o Ano do Ensino M?dio, fazendo o uso de apresenta??es em grupos, oficina de rotulagem e experimentos. A partir da aplica??o de question?rios desenvolvidos, foi poss?vel comprovar que h? de fato uma defasagem do ensino e que os m?todos propostos para o ensino da qu?mica contribuem para um melhor ensino aprendizagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-02-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-31T18:03:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-31T18:03:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2942 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2942 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2942/1/TCC+FINAL.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e71ba64ce6234cdf16a626cdf122b451 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1797058410572677120 |