Direitos do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Idec, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Almeida, Márcia Andréia da Silva, Rodrigues, José Humberto Fernandes, Damasceno, Angela
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do INMETRO
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10926/1600
Resumo: Os módulos Direitos do Consumidor e Ética no Consumo integram a coleção Educação para o Con-sumo Responsável destinada à forma-ção de multiplicadores dos conceitos de educação para o consumo,de ma-neira a atingir aos professores e alunos da 5a à 8a séries do ensino fundamental de escolas públicas e privadas. A coleção, elaborada pelo Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – sob a coordenação do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial –, aborda cinco temas em quatro volumes: Meio Ambiente e Consumo; Publicidade e Consumo; Direitos do Consumidor e Ética no Consumo; e Saúde e Segurança do Consumidor. O objetivo é contribuir para a formação de cidadãos conscientes do seu papel como consumidores parti-cipativos, autônomos e críticos,a partir da sala de aula, como propõem os Parâmetros Curriculares Nacio-nais elaborados pelo Ministério da Educação em 1998, que introduziram o Consumo entre os temas transversais a serem abordados nas escolas. A experiência internacional mostra que os países mais competitivos são exatamente aqueles que possuem consumidores mais exigentes. O presente material representa uma importante contribuição ao processo já desencadeado de crescimento do consumidor brasileiro, mantendo-o como parte efetiva do processo de melhoria da qualidade das empresas brasileiras. Além de conter informações relevantes, os módulos sugerem uma série de atividades capazes de estimular o debate sobre o tema do consumo, a partir de enfoques múltiplos e diversificados,despertando nos jovens uma consciência crítica dos padrões de consumo da sociedade atual. É uma contribuição cuidadosamente elaborada por especialistas e educadores para que os professores possam contar com material que lhes permita abordar sem dificuldades os temas tratados.Esse material se destina a ser reproduzido para a realização de cursos de formação de multiplicadores de forma a introduzir a educação para o consumo responsável no ensino fundamental de todos os estados e municípios. Lançamos esta coleção na esperança de contribuir para formar e informar o consumidor,sempre na busca de um mercado mais saudável.
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