A práxis educativa no contexto de grupos de discipulado na Igreja Comunidade da Graça

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Marcelo José de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1953
Resumo: O texto é uma pesquisa teórica que busca apresentar as implicações da práxis educativa no contexto dos grupos de discipulado da Igreja Comunidade da Graça. O objetivo do estudo é analisar e identificar o discipulado como função educativa no contexto da Igreja Local. A abordagem da significação teológica e eclesiástica é oriunda das obras de Dietrich Bonhoeffer e Karl Barth. O enfoque educativo é fundamentado na obra de Thomas Groome. Dessa forma, se estabelece uma perspectiva teológica e outra educativa diante do objeto de estudo. Objetiva-se informar a respeito do diálogo entre a teoria do discipulado e sua prática na igreja local. Apresenta-se as teorias para a significação teológica do discipulado, bem como, uma teoria para sua contextualização no campo da educação cristã, buscando semelhanças e diferenças entre estas e a prática na Igreja Comunidade da Graça sede, em São Paulo. A metodologia usada é a comparativa, buscando desenvolver um diálogo entre teoria e prática, com o objetivo de salientar reflexões a respeito dessa práxis. Consta-se em síntese que, a prática dos grupos de discipulado na Igreja Comunidade da Graça apresenta limitações, bem como, contribuições para a práxis educativa cristã (AU).
id METODISTA_a054cb05dcaaac72916f50ead96585b5
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1953
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling A práxis educativa no contexto de grupos de discipulado na Igreja Comunidade da GraçaEducational praxis in the context of discipleship groups in the Grace Community ChurchIgreja internacional da Graça de Deus; Educação religiosa; Pratica religiosaInternational Church of the Grace of God; Religious education; Religious practiceCIENCIAS HUMANASO texto é uma pesquisa teórica que busca apresentar as implicações da práxis educativa no contexto dos grupos de discipulado da Igreja Comunidade da Graça. O objetivo do estudo é analisar e identificar o discipulado como função educativa no contexto da Igreja Local. A abordagem da significação teológica e eclesiástica é oriunda das obras de Dietrich Bonhoeffer e Karl Barth. O enfoque educativo é fundamentado na obra de Thomas Groome. Dessa forma, se estabelece uma perspectiva teológica e outra educativa diante do objeto de estudo. Objetiva-se informar a respeito do diálogo entre a teoria do discipulado e sua prática na igreja local. Apresenta-se as teorias para a significação teológica do discipulado, bem como, uma teoria para sua contextualização no campo da educação cristã, buscando semelhanças e diferenças entre estas e a prática na Igreja Comunidade da Graça sede, em São Paulo. A metodologia usada é a comparativa, buscando desenvolver um diálogo entre teoria e prática, com o objetivo de salientar reflexões a respeito dessa práxis. Consta-se em síntese que, a prática dos grupos de discipulado na Igreja Comunidade da Graça apresenta limitações, bem como, contribuições para a práxis educativa cristã (AU).The text is a theoretical research that seeks to present the implications of educational praxis in the context of discipleship groups of the Community Church of Grace. The aim of the study is to analyze and identify discipleship as an educational function in the context of the Local Church. The approach to theological and ecclesiastical significance comes from the works of Dietrich Bonhoeffer and Karl Barth. The educational approach is grounded in the work of Thomas Groome. Thus, one establishes a theological and an educational perspective in front of the object of study. It aims to inform about the dialogue between discipleship theory and its practice in the local church. The theories for the theological significance of discipleship are presented, as well as a theory for its contextualization in the field of Christian education, seeking similarities and differences between these and the practice in the Church of Grace headquarters in São Paulo. The methodology used is the comparative, seeking to develop a dialogue between theory and practice, with the aim of highlighting reflections on this praxis. It is summarized that the practice of discipleship groups in the Grace Community Church has limitations, as well as contributions to the Christian educational praxis (AU).Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqUniversidade Metodista de Sao PauloCiencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da ReligiaoBrasilIMSCiencias da ReligiaoFarris, James ReavesSouza, Marcelo José de2019-11-11T18:50:30Z2008-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSouza, Marcelo José de. A práxis educativa no contexto de grupos de discipulado na Igreja Comunidade da Graça. 2008. 107. Dissertação( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1953porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2019-11-11T18:50:30Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1953Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2019-11-11T18:50:30Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A práxis educativa no contexto de grupos de discipulado na Igreja Comunidade da Graça
Educational praxis in the context of discipleship groups in the Grace Community Church
title A práxis educativa no contexto de grupos de discipulado na Igreja Comunidade da Graça
spellingShingle A práxis educativa no contexto de grupos de discipulado na Igreja Comunidade da Graça
Souza, Marcelo José de
Igreja internacional da Graça de Deus; Educação religiosa; Pratica religiosa
International Church of the Grace of God; Religious education; Religious practice
CIENCIAS HUMANAS
title_short A práxis educativa no contexto de grupos de discipulado na Igreja Comunidade da Graça
title_full A práxis educativa no contexto de grupos de discipulado na Igreja Comunidade da Graça
title_fullStr A práxis educativa no contexto de grupos de discipulado na Igreja Comunidade da Graça
title_full_unstemmed A práxis educativa no contexto de grupos de discipulado na Igreja Comunidade da Graça
title_sort A práxis educativa no contexto de grupos de discipulado na Igreja Comunidade da Graça
author Souza, Marcelo José de
author_facet Souza, Marcelo José de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Farris, James Reaves
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Marcelo José de
dc.subject.por.fl_str_mv Igreja internacional da Graça de Deus; Educação religiosa; Pratica religiosa
International Church of the Grace of God; Religious education; Religious practice
CIENCIAS HUMANAS
topic Igreja internacional da Graça de Deus; Educação religiosa; Pratica religiosa
International Church of the Grace of God; Religious education; Religious practice
CIENCIAS HUMANAS
description O texto é uma pesquisa teórica que busca apresentar as implicações da práxis educativa no contexto dos grupos de discipulado da Igreja Comunidade da Graça. O objetivo do estudo é analisar e identificar o discipulado como função educativa no contexto da Igreja Local. A abordagem da significação teológica e eclesiástica é oriunda das obras de Dietrich Bonhoeffer e Karl Barth. O enfoque educativo é fundamentado na obra de Thomas Groome. Dessa forma, se estabelece uma perspectiva teológica e outra educativa diante do objeto de estudo. Objetiva-se informar a respeito do diálogo entre a teoria do discipulado e sua prática na igreja local. Apresenta-se as teorias para a significação teológica do discipulado, bem como, uma teoria para sua contextualização no campo da educação cristã, buscando semelhanças e diferenças entre estas e a prática na Igreja Comunidade da Graça sede, em São Paulo. A metodologia usada é a comparativa, buscando desenvolver um diálogo entre teoria e prática, com o objetivo de salientar reflexões a respeito dessa práxis. Consta-se em síntese que, a prática dos grupos de discipulado na Igreja Comunidade da Graça apresenta limitações, bem como, contribuições para a práxis educativa cristã (AU).
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-29
2019-11-11T18:50:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Souza, Marcelo José de. A práxis educativa no contexto de grupos de discipulado na Igreja Comunidade da Graça. 2008. 107. Dissertação( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1953
identifier_str_mv Souza, Marcelo José de. A práxis educativa no contexto de grupos de discipulado na Igreja Comunidade da Graça. 2008. 107. Dissertação( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Ciencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da Religiao
Brasil
IMS
Ciencias da Religiao
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Ciencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da Religiao
Brasil
IMS
Ciencias da Religiao
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602005230845952