A práxis Educativa no Contexto de Grupos de Discipulado na Igreja Comunidade da Graça

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Marcelo José de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/449
Resumo: O texto é uma pesquisa teórica que busca apresentar as implicações da práxis educativa no contexto dos grupos de discipulado da Igreja Comunidade da Graça. O objetivo do estudo é analisar e identificar o discipulado como função educativa no contexto da Igreja Local. A abordagem da significação teológica e eclesiástica é oriunda das obras de Dietrich Bonhoeffer e Karl Barth. O enfoque educativo é fundamentado na obra de Thomas Groome. Dessa forma, se estabelece uma perspectiva teológica e outra educativa diante do objeto de estudo. Objetiva-se informar a respeito do diálogo entre a teoria do discipulado e sua prática na igreja local. Apresenta-se as teorias para a significação teológica do discipulado, bem como, uma teoria para sua contextualização no campo da educação cristã, buscando semelhanças e diferenças entre estas e a prática na Igreja Comunidade da Graça sede, em São Paulo. A metodologia usada é a comparativa, buscando desenvolver um diálogo entre teoria e prática, com o objetivo de salientar reflexões a respeito dessa práxis. Consta-se em síntese que, a prática dos grupos de discipulado na Igreja Comunidade da Graça apresenta limitações, bem como, contribuições para a práxis educativa cristã.(AU)
id METODISTA_d5453334eb7d6d1c14fa2d6506e525f3
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/449
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling A práxis Educativa no Contexto de Grupos de Discipulado na Igreja Comunidade da GraçaThe educational practices in the context of discipleship groups of Comunidade da GraçaIgreja internacional da Graça de DeusPrática (Teologia)Educação religiosaCNPQ::CIENCIAS HUMANASO texto é uma pesquisa teórica que busca apresentar as implicações da práxis educativa no contexto dos grupos de discipulado da Igreja Comunidade da Graça. O objetivo do estudo é analisar e identificar o discipulado como função educativa no contexto da Igreja Local. A abordagem da significação teológica e eclesiástica é oriunda das obras de Dietrich Bonhoeffer e Karl Barth. O enfoque educativo é fundamentado na obra de Thomas Groome. Dessa forma, se estabelece uma perspectiva teológica e outra educativa diante do objeto de estudo. Objetiva-se informar a respeito do diálogo entre a teoria do discipulado e sua prática na igreja local. Apresenta-se as teorias para a significação teológica do discipulado, bem como, uma teoria para sua contextualização no campo da educação cristã, buscando semelhanças e diferenças entre estas e a prática na Igreja Comunidade da Graça sede, em São Paulo. A metodologia usada é a comparativa, buscando desenvolver um diálogo entre teoria e prática, com o objetivo de salientar reflexões a respeito dessa práxis. Consta-se em síntese que, a prática dos grupos de discipulado na Igreja Comunidade da Graça apresenta limitações, bem como, contribuições para a práxis educativa cristã.(AU)This text is a theoretical research that seeks to present the implications of educational practices in the context of discipleship groups of Comunidade da Graça . The objective of this study is to analyze and identify discipleship s educational function within the context of the local church. The approach is according the theological and ecclesiastical conceptualizations of the works of Dietrich Bonhoeffer and Karl Barth. The educational focus is based on the work of Thomas Groome. This way, a theological and also an educational perspective are established in face of the object of study. It is our objective to inform about the dialog between discipleship theory and the actual practice in the local church. We present the theories for the theological conceptualization of discipleship as well as a theory for its contextualization in the field of Christian Education, seeking to identify similarities and differences between the practice in these and the practice at the headquarters of Igreja Comunidade da Graça in São Paulo. We use comparative methodology, seeking to develop a dialog between theory and practice, with the objective of raising questions regarding that practice. In summary, we verified that the practice of the discipleship groups of Comunidade da Graça present limitations as well as contributions towards Christian Education practice.(AU)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoUniversidade Metodista de São Paulo1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e SocieBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃOFerris, James ReavesCPF:51515151515Caldas Filho, Carlos RibeiroCPF:53535353535http://lattes.cnpq.br/1677881528942460Silva, Geoval Jacinto daCPF:48484848484http://lattes.cnpq.br/4481033208058329Souza, Marcelo José de2016-08-03T12:20:34Z2008-09-252008-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Marcelo José de. The educational practices in the context of discipleship groups of Comunidade da Graça. 2008. 115 f. Dissertação (Mestrado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/449porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-09T18:16:04Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/449Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-09T18:16:04Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A práxis Educativa no Contexto de Grupos de Discipulado na Igreja Comunidade da Graça
The educational practices in the context of discipleship groups of Comunidade da Graça
title A práxis Educativa no Contexto de Grupos de Discipulado na Igreja Comunidade da Graça
spellingShingle A práxis Educativa no Contexto de Grupos de Discipulado na Igreja Comunidade da Graça
Souza, Marcelo José de
Igreja internacional da Graça de Deus
Prática (Teologia)
Educação religiosa
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short A práxis Educativa no Contexto de Grupos de Discipulado na Igreja Comunidade da Graça
title_full A práxis Educativa no Contexto de Grupos de Discipulado na Igreja Comunidade da Graça
title_fullStr A práxis Educativa no Contexto de Grupos de Discipulado na Igreja Comunidade da Graça
title_full_unstemmed A práxis Educativa no Contexto de Grupos de Discipulado na Igreja Comunidade da Graça
title_sort A práxis Educativa no Contexto de Grupos de Discipulado na Igreja Comunidade da Graça
author Souza, Marcelo José de
author_facet Souza, Marcelo José de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferris, James Reaves
CPF:51515151515
Caldas Filho, Carlos Ribeiro
CPF:53535353535
http://lattes.cnpq.br/1677881528942460
Silva, Geoval Jacinto da
CPF:48484848484
http://lattes.cnpq.br/4481033208058329
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Marcelo José de
dc.subject.por.fl_str_mv Igreja internacional da Graça de Deus
Prática (Teologia)
Educação religiosa
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic Igreja internacional da Graça de Deus
Prática (Teologia)
Educação religiosa
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description O texto é uma pesquisa teórica que busca apresentar as implicações da práxis educativa no contexto dos grupos de discipulado da Igreja Comunidade da Graça. O objetivo do estudo é analisar e identificar o discipulado como função educativa no contexto da Igreja Local. A abordagem da significação teológica e eclesiástica é oriunda das obras de Dietrich Bonhoeffer e Karl Barth. O enfoque educativo é fundamentado na obra de Thomas Groome. Dessa forma, se estabelece uma perspectiva teológica e outra educativa diante do objeto de estudo. Objetiva-se informar a respeito do diálogo entre a teoria do discipulado e sua prática na igreja local. Apresenta-se as teorias para a significação teológica do discipulado, bem como, uma teoria para sua contextualização no campo da educação cristã, buscando semelhanças e diferenças entre estas e a prática na Igreja Comunidade da Graça sede, em São Paulo. A metodologia usada é a comparativa, buscando desenvolver um diálogo entre teoria e prática, com o objetivo de salientar reflexões a respeito dessa práxis. Consta-se em síntese que, a prática dos grupos de discipulado na Igreja Comunidade da Graça apresenta limitações, bem como, contribuições para a práxis educativa cristã.(AU)
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-25
2008-02-29
2016-08-03T12:20:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Marcelo José de. The educational practices in the context of discipleship groups of Comunidade da Graça. 2008. 115 f. Dissertação (Mestrado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/449
identifier_str_mv SOUZA, Marcelo José de. The educational practices in the context of discipleship groups of Comunidade da Graça. 2008. 115 f. Dissertação (Mestrado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601995855527936