A práxis Educativa no Contexto de Grupos de Discipulado na Igreja Comunidade da Graça

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Marcelo José de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/449
Resumo: This text is a theoretical research that seeks to present the implications of educational practices in the context of discipleship groups of Comunidade da Graça . The objective of this study is to analyze and identify discipleship s educational function within the context of the local church. The approach is according the theological and ecclesiastical conceptualizations of the works of Dietrich Bonhoeffer and Karl Barth. The educational focus is based on the work of Thomas Groome. This way, a theological and also an educational perspective are established in face of the object of study. It is our objective to inform about the dialog between discipleship theory and the actual practice in the local church. We present the theories for the theological conceptualization of discipleship as well as a theory for its contextualization in the field of Christian Education, seeking to identify similarities and differences between the practice in these and the practice at the headquarters of Igreja Comunidade da Graça in São Paulo. We use comparative methodology, seeking to develop a dialog between theory and practice, with the objective of raising questions regarding that practice. In summary, we verified that the practice of the discipleship groups of Comunidade da Graça present limitations as well as contributions towards Christian Education practice.(AU)
id METO_d5453334eb7d6d1c14fa2d6506e525f3
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/449
network_acronym_str METO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
repository_id_str
spelling Ferris, James ReavesCPF:51515151515Caldas Filho, Carlos RibeiroCPF:53535353535http://lattes.cnpq.br/1677881528942460Silva, Geoval Jacinto daCPF:48484848484http://lattes.cnpq.br/4481033208058329CPF:08901247879http://lattes.cnpq.br/2795729631202441Souza, Marcelo José de2016-08-03T12:20:34Z2008-09-252008-02-29SOUZA, Marcelo José de. The educational practices in the context of discipleship groups of Comunidade da Graça. 2008. 115 f. Dissertação (Mestrado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/449This text is a theoretical research that seeks to present the implications of educational practices in the context of discipleship groups of Comunidade da Graça . The objective of this study is to analyze and identify discipleship s educational function within the context of the local church. The approach is according the theological and ecclesiastical conceptualizations of the works of Dietrich Bonhoeffer and Karl Barth. The educational focus is based on the work of Thomas Groome. This way, a theological and also an educational perspective are established in face of the object of study. It is our objective to inform about the dialog between discipleship theory and the actual practice in the local church. We present the theories for the theological conceptualization of discipleship as well as a theory for its contextualization in the field of Christian Education, seeking to identify similarities and differences between the practice in these and the practice at the headquarters of Igreja Comunidade da Graça in São Paulo. We use comparative methodology, seeking to develop a dialog between theory and practice, with the objective of raising questions regarding that practice. In summary, we verified that the practice of the discipleship groups of Comunidade da Graça present limitations as well as contributions towards Christian Education practice.(AU)O texto é uma pesquisa teórica que busca apresentar as implicações da práxis educativa no contexto dos grupos de discipulado da Igreja Comunidade da Graça. O objetivo do estudo é analisar e identificar o discipulado como função educativa no contexto da Igreja Local. A abordagem da significação teológica e eclesiástica é oriunda das obras de Dietrich Bonhoeffer e Karl Barth. O enfoque educativo é fundamentado na obra de Thomas Groome. Dessa forma, se estabelece uma perspectiva teológica e outra educativa diante do objeto de estudo. Objetiva-se informar a respeito do diálogo entre a teoria do discipulado e sua prática na igreja local. Apresenta-se as teorias para a significação teológica do discipulado, bem como, uma teoria para sua contextualização no campo da educação cristã, buscando semelhanças e diferenças entre estas e a prática na Igreja Comunidade da Graça sede, em São Paulo. A metodologia usada é a comparativa, buscando desenvolver um diálogo entre teoria e prática, com o objetivo de salientar reflexões a respeito dessa práxis. Consta-se em síntese que, a prática dos grupos de discipulado na Igreja Comunidade da Graça apresenta limitações, bem como, contribuições para a práxis educativa cristã.(AU)Made available in DSpace on 2016-08-03T12:20:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcelo Jose de Souza1.pdf: 268372 bytes, checksum: 28e689625594587011d9834a5377971e (MD5) Previous issue date: 2008-02-29Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/1917/Marcelo%20Jose%20de%20Souza1.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃOUMESPBR1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e SocieIgreja internacional da Graça de DeusPrática (Teologia)Educação religiosaCNPQ::CIENCIAS HUMANASA práxis Educativa no Contexto de Grupos de Discipulado na Igreja Comunidade da GraçaThe educational practices in the context of discipleship groups of Comunidade da Graçainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILMarcelo Jose de Souza1.pdf.jpgMarcelo Jose de Souza1.pdf.jpgimage/jpeg1975http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/449/2/Marcelo+Jose+de+Souza1.pdf.jpg51da08abca45b75bd7cb4bea3ef50079MD52ORIGINALMarcelo Jose de Souza1.pdfapplication/pdf268372http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/449/1/Marcelo+Jose+de+Souza1.pdf28e689625594587011d9834a5377971eMD51tede/4492016-08-09 15:16:04.535oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/449Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-09T18:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.por.fl_str_mv A práxis Educativa no Contexto de Grupos de Discipulado na Igreja Comunidade da Graça
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The educational practices in the context of discipleship groups of Comunidade da Graça
title A práxis Educativa no Contexto de Grupos de Discipulado na Igreja Comunidade da Graça
spellingShingle A práxis Educativa no Contexto de Grupos de Discipulado na Igreja Comunidade da Graça
Souza, Marcelo José de
Igreja internacional da Graça de Deus
Prática (Teologia)
Educação religiosa
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short A práxis Educativa no Contexto de Grupos de Discipulado na Igreja Comunidade da Graça
title_full A práxis Educativa no Contexto de Grupos de Discipulado na Igreja Comunidade da Graça
title_fullStr A práxis Educativa no Contexto de Grupos de Discipulado na Igreja Comunidade da Graça
title_full_unstemmed A práxis Educativa no Contexto de Grupos de Discipulado na Igreja Comunidade da Graça
title_sort A práxis Educativa no Contexto de Grupos de Discipulado na Igreja Comunidade da Graça
author Souza, Marcelo José de
author_facet Souza, Marcelo José de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferris, James Reaves
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:51515151515
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Caldas Filho, Carlos Ribeiro
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:53535353535
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1677881528942460
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Geoval Jacinto da
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:48484848484
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4481033208058329
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:08901247879
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2795729631202441
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Marcelo José de
contributor_str_mv Ferris, James Reaves
Caldas Filho, Carlos Ribeiro
Silva, Geoval Jacinto da
dc.subject.por.fl_str_mv Igreja internacional da Graça de Deus
Prática (Teologia)
Educação religiosa
topic Igreja internacional da Graça de Deus
Prática (Teologia)
Educação religiosa
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description This text is a theoretical research that seeks to present the implications of educational practices in the context of discipleship groups of Comunidade da Graça . The objective of this study is to analyze and identify discipleship s educational function within the context of the local church. The approach is according the theological and ecclesiastical conceptualizations of the works of Dietrich Bonhoeffer and Karl Barth. The educational focus is based on the work of Thomas Groome. This way, a theological and also an educational perspective are established in face of the object of study. It is our objective to inform about the dialog between discipleship theory and the actual practice in the local church. We present the theories for the theological conceptualization of discipleship as well as a theory for its contextualization in the field of Christian Education, seeking to identify similarities and differences between the practice in these and the practice at the headquarters of Igreja Comunidade da Graça in São Paulo. We use comparative methodology, seeking to develop a dialog between theory and practice, with the objective of raising questions regarding that practice. In summary, we verified that the practice of the discipleship groups of Comunidade da Graça present limitations as well as contributions towards Christian Education practice.(AU)
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-09-25
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-02-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-03T12:20:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Marcelo José de. The educational practices in the context of discipleship groups of Comunidade da Graça. 2008. 115 f. Dissertação (Mestrado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/449
identifier_str_mv SOUZA, Marcelo José de. The educational practices in the context of discipleship groups of Comunidade da Graça. 2008. 115 f. Dissertação (Mestrado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UMESP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/449/2/Marcelo+Jose+de+Souza1.pdf.jpg
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/449/1/Marcelo+Jose+de+Souza1.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 51da08abca45b75bd7cb4bea3ef50079
28e689625594587011d9834a5377971e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br
_version_ 1791079553811087360