A práxis educativa no contexto de grupos de discipulado na Igreja Comunidade da Graça
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1953 |
Resumo: | O texto é uma pesquisa teórica que busca apresentar as implicações da práxis educativa no contexto dos grupos de discipulado da Igreja Comunidade da Graça. O objetivo do estudo é analisar e identificar o discipulado como função educativa no contexto da Igreja Local. A abordagem da significação teológica e eclesiástica é oriunda das obras de Dietrich Bonhoeffer e Karl Barth. O enfoque educativo é fundamentado na obra de Thomas Groome. Dessa forma, se estabelece uma perspectiva teológica e outra educativa diante do objeto de estudo. Objetiva-se informar a respeito do diálogo entre a teoria do discipulado e sua prática na igreja local. Apresenta-se as teorias para a significação teológica do discipulado, bem como, uma teoria para sua contextualização no campo da educação cristã, buscando semelhanças e diferenças entre estas e a prática na Igreja Comunidade da Graça sede, em São Paulo. A metodologia usada é a comparativa, buscando desenvolver um diálogo entre teoria e prática, com o objetivo de salientar reflexões a respeito dessa práxis. Consta-se em síntese que, a prática dos grupos de discipulado na Igreja Comunidade da Graça apresenta limitações, bem como, contribuições para a práxis educativa cristã (AU). |
id |
METODISTA_a054cb05dcaaac72916f50ead96585b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1953 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
A práxis educativa no contexto de grupos de discipulado na Igreja Comunidade da GraçaEducational praxis in the context of discipleship groups in the Grace Community ChurchIgreja internacional da Graça de Deus; Educação religiosa; Pratica religiosaInternational Church of the Grace of God; Religious education; Religious practiceCIENCIAS HUMANASO texto é uma pesquisa teórica que busca apresentar as implicações da práxis educativa no contexto dos grupos de discipulado da Igreja Comunidade da Graça. O objetivo do estudo é analisar e identificar o discipulado como função educativa no contexto da Igreja Local. A abordagem da significação teológica e eclesiástica é oriunda das obras de Dietrich Bonhoeffer e Karl Barth. O enfoque educativo é fundamentado na obra de Thomas Groome. Dessa forma, se estabelece uma perspectiva teológica e outra educativa diante do objeto de estudo. Objetiva-se informar a respeito do diálogo entre a teoria do discipulado e sua prática na igreja local. Apresenta-se as teorias para a significação teológica do discipulado, bem como, uma teoria para sua contextualização no campo da educação cristã, buscando semelhanças e diferenças entre estas e a prática na Igreja Comunidade da Graça sede, em São Paulo. A metodologia usada é a comparativa, buscando desenvolver um diálogo entre teoria e prática, com o objetivo de salientar reflexões a respeito dessa práxis. Consta-se em síntese que, a prática dos grupos de discipulado na Igreja Comunidade da Graça apresenta limitações, bem como, contribuições para a práxis educativa cristã (AU).The text is a theoretical research that seeks to present the implications of educational praxis in the context of discipleship groups of the Community Church of Grace. The aim of the study is to analyze and identify discipleship as an educational function in the context of the Local Church. The approach to theological and ecclesiastical significance comes from the works of Dietrich Bonhoeffer and Karl Barth. The educational approach is grounded in the work of Thomas Groome. Thus, one establishes a theological and an educational perspective in front of the object of study. It aims to inform about the dialogue between discipleship theory and its practice in the local church. The theories for the theological significance of discipleship are presented, as well as a theory for its contextualization in the field of Christian education, seeking similarities and differences between these and the practice in the Church of Grace headquarters in São Paulo. The methodology used is the comparative, seeking to develop a dialogue between theory and practice, with the aim of highlighting reflections on this praxis. It is summarized that the practice of discipleship groups in the Grace Community Church has limitations, as well as contributions to the Christian educational praxis (AU).Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqUniversidade Metodista de Sao PauloCiencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da ReligiaoBrasilIMSCiencias da ReligiaoFarris, James ReavesSouza, Marcelo José de2019-11-11T18:50:30Z2008-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSouza, Marcelo José de. A práxis educativa no contexto de grupos de discipulado na Igreja Comunidade da Graça. 2008. 107. Dissertação( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1953porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2019-11-11T18:50:30Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1953Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2019-11-11T18:50:30Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A práxis educativa no contexto de grupos de discipulado na Igreja Comunidade da Graça Educational praxis in the context of discipleship groups in the Grace Community Church |
title |
A práxis educativa no contexto de grupos de discipulado na Igreja Comunidade da Graça |
spellingShingle |
A práxis educativa no contexto de grupos de discipulado na Igreja Comunidade da Graça Souza, Marcelo José de Igreja internacional da Graça de Deus; Educação religiosa; Pratica religiosa International Church of the Grace of God; Religious education; Religious practice CIENCIAS HUMANAS |
title_short |
A práxis educativa no contexto de grupos de discipulado na Igreja Comunidade da Graça |
title_full |
A práxis educativa no contexto de grupos de discipulado na Igreja Comunidade da Graça |
title_fullStr |
A práxis educativa no contexto de grupos de discipulado na Igreja Comunidade da Graça |
title_full_unstemmed |
A práxis educativa no contexto de grupos de discipulado na Igreja Comunidade da Graça |
title_sort |
A práxis educativa no contexto de grupos de discipulado na Igreja Comunidade da Graça |
author |
Souza, Marcelo José de |
author_facet |
Souza, Marcelo José de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Farris, James Reaves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Marcelo José de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Igreja internacional da Graça de Deus; Educação religiosa; Pratica religiosa International Church of the Grace of God; Religious education; Religious practice CIENCIAS HUMANAS |
topic |
Igreja internacional da Graça de Deus; Educação religiosa; Pratica religiosa International Church of the Grace of God; Religious education; Religious practice CIENCIAS HUMANAS |
description |
O texto é uma pesquisa teórica que busca apresentar as implicações da práxis educativa no contexto dos grupos de discipulado da Igreja Comunidade da Graça. O objetivo do estudo é analisar e identificar o discipulado como função educativa no contexto da Igreja Local. A abordagem da significação teológica e eclesiástica é oriunda das obras de Dietrich Bonhoeffer e Karl Barth. O enfoque educativo é fundamentado na obra de Thomas Groome. Dessa forma, se estabelece uma perspectiva teológica e outra educativa diante do objeto de estudo. Objetiva-se informar a respeito do diálogo entre a teoria do discipulado e sua prática na igreja local. Apresenta-se as teorias para a significação teológica do discipulado, bem como, uma teoria para sua contextualização no campo da educação cristã, buscando semelhanças e diferenças entre estas e a prática na Igreja Comunidade da Graça sede, em São Paulo. A metodologia usada é a comparativa, buscando desenvolver um diálogo entre teoria e prática, com o objetivo de salientar reflexões a respeito dessa práxis. Consta-se em síntese que, a prática dos grupos de discipulado na Igreja Comunidade da Graça apresenta limitações, bem como, contribuições para a práxis educativa cristã (AU). |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-02-29 2019-11-11T18:50:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Souza, Marcelo José de. A práxis educativa no contexto de grupos de discipulado na Igreja Comunidade da Graça. 2008. 107. Dissertação( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1953 |
identifier_str_mv |
Souza, Marcelo José de. A práxis educativa no contexto de grupos de discipulado na Igreja Comunidade da Graça. 2008. 107. Dissertação( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1953 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Ciencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da Religiao Brasil IMS Ciencias da Religiao |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Ciencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da Religiao Brasil IMS Ciencias da Religiao |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792602005230845952 |