O Bullying no Contexto Brasileiro: notas e referências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Pâmela
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6626
Resumo: Bullying é um tipo de comportamento violento caracterizado por atitudes agressivas de todas as formas, praticadas intencional e repetidamente, que ocorre devido à dificuldade dos estudantes em conviver/aceitar suas próprias diferenças culturais e identitárias que são construídas e reconstruídas no ambiente escolar. Mesmo compreendendo o bullying como um tipo específico de violência escolar, a questão da motivação para a ocorrência do bullying continua sem explicações racionáveis, por isso, este texto defende que o não reconhecimento da diferença constitui a principal motivação para o comportamento bullying. A partir dessa ponderação o texto analisa o bullying no contexto da educação brasileira.
id PUC_GO-4_af73f13eb2b9fc3e2b1d6fdff0efee49
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6626
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
spelling O Bullying no Contexto Brasileiro: notas e referênciasEducação;Sociologia e FilosofiaBullying; Violência Escolar; Diferença; Brasil.BullyingBullying é um tipo de comportamento violento caracterizado por atitudes agressivas de todas as formas, praticadas intencional e repetidamente, que ocorre devido à dificuldade dos estudantes em conviver/aceitar suas próprias diferenças culturais e identitárias que são construídas e reconstruídas no ambiente escolar. Mesmo compreendendo o bullying como um tipo específico de violência escolar, a questão da motivação para a ocorrência do bullying continua sem explicações racionáveis, por isso, este texto defende que o não reconhecimento da diferença constitui a principal motivação para o comportamento bullying. A partir dessa ponderação o texto analisa o bullying no contexto da educação brasileira.EDITORA DA PUC GOIÁSEsteves, Pâmela2020-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/662610.18224/educ.v22i1.6626Revista Educativa - Revista de Educação; v. 22 (2019); e66261983-77711415-049210.18224/educ.v22i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6626/4501Direitos autorais 2020 Pâmela Estevesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6626Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:37.25Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv O Bullying no Contexto Brasileiro: notas e referências
title O Bullying no Contexto Brasileiro: notas e referências
spellingShingle O Bullying no Contexto Brasileiro: notas e referências
Esteves, Pâmela
Educação;Sociologia e Filosofia
Bullying; Violência Escolar; Diferença; Brasil.
Bullying
title_short O Bullying no Contexto Brasileiro: notas e referências
title_full O Bullying no Contexto Brasileiro: notas e referências
title_fullStr O Bullying no Contexto Brasileiro: notas e referências
title_full_unstemmed O Bullying no Contexto Brasileiro: notas e referências
title_sort O Bullying no Contexto Brasileiro: notas e referências
author Esteves, Pâmela
author_facet Esteves, Pâmela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Pâmela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação;Sociologia e Filosofia
Bullying; Violência Escolar; Diferença; Brasil.
Bullying
topic Educação;Sociologia e Filosofia
Bullying; Violência Escolar; Diferença; Brasil.
Bullying
dc.description.none.fl_txt_mv Bullying é um tipo de comportamento violento caracterizado por atitudes agressivas de todas as formas, praticadas intencional e repetidamente, que ocorre devido à dificuldade dos estudantes em conviver/aceitar suas próprias diferenças culturais e identitárias que são construídas e reconstruídas no ambiente escolar. Mesmo compreendendo o bullying como um tipo específico de violência escolar, a questão da motivação para a ocorrência do bullying continua sem explicações racionáveis, por isso, este texto defende que o não reconhecimento da diferença constitui a principal motivação para o comportamento bullying. A partir dessa ponderação o texto analisa o bullying no contexto da educação brasileira.
description Bullying é um tipo de comportamento violento caracterizado por atitudes agressivas de todas as formas, praticadas intencional e repetidamente, que ocorre devido à dificuldade dos estudantes em conviver/aceitar suas próprias diferenças culturais e identitárias que são construídas e reconstruídas no ambiente escolar. Mesmo compreendendo o bullying como um tipo específico de violência escolar, a questão da motivação para a ocorrência do bullying continua sem explicações racionáveis, por isso, este texto defende que o não reconhecimento da diferença constitui a principal motivação para o comportamento bullying. A partir dessa ponderação o texto analisa o bullying no contexto da educação brasileira.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6626
10.18224/educ.v22i1.6626
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6626
identifier_str_mv 10.18224/educ.v22i1.6626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6626/4501
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Pâmela Esteves
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Pâmela Esteves
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 22 (2019); e6626
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v22i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676341973578940416