Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Sofia Teixeira da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11793
Resumo: O presente relatório consiste num documento que relata e analisa todo o percurso da mestranda no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, nomeadamente no que diz respeito à Prática Educativa Supervisionada (PES) onde se estagiou nas valências de creche e de pré-escolar. Inicialmente faz-se uma contextualização teórica e legal dos pressupostos pelos quais se rege a educação de infância e com os quais a mestranda se identifica, elencando particularmente modelos curriculares, decretos-lei e circulares. Este enquadramento consiste na base de atuação da estudante e do desenvolvimento de competências profissionais. Seguidamente, no capítulo II caracterizam-se os contextos de estágio, descrevendo a instituição cooperante de acordo com os seus ideais educativos, segundo os quais se rege e atua. Neste capítulo é ainda feita uma análise das características do grupo de crianças, salientando interesses e necessidades evidenciadas, as suas particularidades, sociais e familiares, na medida em que são fatores que influenciam as atividades delineadas. No último capítulo são analisados as atividades e projetos realizados, explicitando a forma como foram escolhidos e organizados temporal e espacialmente. Explicitam-se atividades desenvolvidas no âmbito da Metodologia de Trabalho de Projeto, que se apresenta com grande ênfase neste relatório. Faz-se também a sua avaliação, tendo em conta as aprendizagens observadas nas crianças, o seu bem-estar e envolvimento, assim como as potencialidades ao nível das aprendizagens profissionais da mestranda. Finalmente, é feita uma reflexão final onde se repensa todo o percurso, frisando receios, sentimentos, dificuldades sentidas e limites superados, perspetivando-se ainda o futuro enquanto futura profissional.
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