Questionamento e curiosidade num contexto CTS: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgado, Lúcia Maria Osório Vasconcelos de Oliva Teles
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12425
Resumo: Este trabalho assenta no reconhecimento generalizado da importância da curiosidade nos alunos, como base para a construção do conhecimento. É neste contexto que o questionamento aparece como ferramenta facilitadora da expressão da curiosidade dos alunos. Estes, quando curiosos, normalmente fazem perguntas. Há no entanto que promover um ambiente onde essa curiosidade seja otimizada. Uma abordagem centrada numa perspetiva CTS surge assim, como um meio privilegiado para a expressão da curiosidade. É inserida nestes pressupostos que a temática do amoníaco, fazendo parte integrante do programa oficial da disciplina de Física e Química A, aparece como suporte para este estudo. Assim, foi realizado o estudo numa turma do 11º ano da área de ciências e tecnologia, na componente de química subordinada ao referido tema, com o objetivo principal de analisar as possíveis relações existentes entre a curiosidade e as perguntas dos alunos. Adotou-se deste modo uma abordagem qualitativa em contexto naturalista, cujo método de investigação é o estudo de caso do tipo etnográfico. As técnicas de recolha de dados foram a observação, naturalista e participante, inquéritos por questionário, entrevista semi estruturada e a análise documental das perguntas escritas dos alunos em diferentes momentos e recorrendo a diferentes estratégias. Dentro destas estratégias destaca-se o jogo de cartas DigQuest. Na análise de conteúdo recorreu-se ao programa informático WebQDA. Os resultados desta investigação sugerem uma interdependência entre as diferentes dimensões da curiosidade expressa pelos alunos nas perguntas e o nível cognitivo das mesmas segundo a taxonomia SOLO. Mostram também a relação existente entre fatores individuais dos alunos, como por exemplo o género ou a prática de atividades extracurriculares nas dimensões da curiosidade. Sugerem ainda a relevância do questionamento de forma moderada e uma abordagem CTS como estratégia promotora da curiosidade.
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