Composição bromatológica de mandioca (Manihot esculenta) em função do intervalo entre podas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Gabriela L.P.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Prates, Caio J.N., Oliveira, Leandro M., Viana, Anselmo E.S., Cardoso Júnior, Nelson dos S., Figueiredo, Mauro P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.19084/RCA16022
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a composição químico-bromatológica de duas variedades de mandioca em função de cinco intervalos entre podas. O ensaio foi implantado em dezembro de 2008, no município de Vitória da Conquista, BA, utilizando-se o delineamento experimental em blocos casualizados, com 10 tratamentos, arranjados segundo um esquema fatorial 2 x 5, com três repetições, constituídos por duas variedades de mandioca (Caitité e Sergipe) e cinco intervalos entre podas (poda a cada 2, 4, 6, e 8 meses após o plantio e sem poda – testemunha). A colheita foi realizada aos 19 meses após plantio. A variedade Caitité apresentou maior conteúdo de matéria seca e de matéria mineral da parte aérea. As raízes da variedade Sergipe apresentaram maiores teores de fibra e de matéria seca. Observou-se, para as duas variedades, redução dos teores de matéria seca e de fibras da parte aérea e aumento dos teores de matéria seca e de proteína das raízes para plantas podadas a cada dois meses.
id RCAP_0ecdc46c420429a52e8b6b2bf1b649ae
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/16437
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Composição bromatológica de mandioca (Manihot esculenta) em função do intervalo entre podasComposição bromatológica de mandioca (Manihot esculenta) em função do intervalo entre podasGeralEste trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a composição químico-bromatológica de duas variedades de mandioca em função de cinco intervalos entre podas. O ensaio foi implantado em dezembro de 2008, no município de Vitória da Conquista, BA, utilizando-se o delineamento experimental em blocos casualizados, com 10 tratamentos, arranjados segundo um esquema fatorial 2 x 5, com três repetições, constituídos por duas variedades de mandioca (Caitité e Sergipe) e cinco intervalos entre podas (poda a cada 2, 4, 6, e 8 meses após o plantio e sem poda – testemunha). A colheita foi realizada aos 19 meses após plantio. A variedade Caitité apresentou maior conteúdo de matéria seca e de matéria mineral da parte aérea. As raízes da variedade Sergipe apresentaram maiores teores de fibra e de matéria seca. Observou-se, para as duas variedades, redução dos teores de matéria seca e de fibras da parte aérea e aumento dos teores de matéria seca e de proteína das raízes para plantas podadas a cada dois meses.This work was carried out to evaluate the chemical composition of two cassava varieties subjected to five intervals of pruning. For this, a study was conducted at the State University of Southwest Bahia, Vitória da Conquista city, BA, using a randomized block design with 10 treatments, arranged in a factorial 2 x 5, with three replications, constituted of two cassava varieties (Caitité and Sergipe) and five pruning intervals (pruning every 2, 4, 6, and 8 months after planting and without pruning - witness). The crop was harvested at 19 months after plantation. The Caitité variety showed higher dry matter content and mineral matter of shoots. The roots of the variety Sergipe had higher fiber content and dry matter. It was observed for the two varieties reduction in dry matter content and shoot fibers and high levels of dry matter and protein in the roots for plants pruned every two months.Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal2019-01-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.19084/RCA16022por2183-041X0871-018XMoreira, Gabriela L.P.Prates, Caio J.N.Oliveira, Leandro M.Viana, Anselmo E.S.Cardoso Júnior, Nelson dos S.Figueiredo, Mauro P.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:24:29Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/16437Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:52.864750Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Composição bromatológica de mandioca (Manihot esculenta) em função do intervalo entre podas
Composição bromatológica de mandioca (Manihot esculenta) em função do intervalo entre podas
title Composição bromatológica de mandioca (Manihot esculenta) em função do intervalo entre podas
spellingShingle Composição bromatológica de mandioca (Manihot esculenta) em função do intervalo entre podas
Moreira, Gabriela L.P.
Geral
title_short Composição bromatológica de mandioca (Manihot esculenta) em função do intervalo entre podas
title_full Composição bromatológica de mandioca (Manihot esculenta) em função do intervalo entre podas
title_fullStr Composição bromatológica de mandioca (Manihot esculenta) em função do intervalo entre podas
title_full_unstemmed Composição bromatológica de mandioca (Manihot esculenta) em função do intervalo entre podas
title_sort Composição bromatológica de mandioca (Manihot esculenta) em função do intervalo entre podas
author Moreira, Gabriela L.P.
author_facet Moreira, Gabriela L.P.
Prates, Caio J.N.
Oliveira, Leandro M.
Viana, Anselmo E.S.
Cardoso Júnior, Nelson dos S.
Figueiredo, Mauro P.
author_role author
author2 Prates, Caio J.N.
Oliveira, Leandro M.
Viana, Anselmo E.S.
Cardoso Júnior, Nelson dos S.
Figueiredo, Mauro P.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Gabriela L.P.
Prates, Caio J.N.
Oliveira, Leandro M.
Viana, Anselmo E.S.
Cardoso Júnior, Nelson dos S.
Figueiredo, Mauro P.
dc.subject.por.fl_str_mv Geral
topic Geral
description Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a composição químico-bromatológica de duas variedades de mandioca em função de cinco intervalos entre podas. O ensaio foi implantado em dezembro de 2008, no município de Vitória da Conquista, BA, utilizando-se o delineamento experimental em blocos casualizados, com 10 tratamentos, arranjados segundo um esquema fatorial 2 x 5, com três repetições, constituídos por duas variedades de mandioca (Caitité e Sergipe) e cinco intervalos entre podas (poda a cada 2, 4, 6, e 8 meses após o plantio e sem poda – testemunha). A colheita foi realizada aos 19 meses após plantio. A variedade Caitité apresentou maior conteúdo de matéria seca e de matéria mineral da parte aérea. As raízes da variedade Sergipe apresentaram maiores teores de fibra e de matéria seca. Observou-se, para as duas variedades, redução dos teores de matéria seca e de fibras da parte aérea e aumento dos teores de matéria seca e de proteína das raízes para plantas podadas a cada dois meses.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.19084/RCA16022
url https://doi.org/10.19084/RCA16022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-041X
0871-018X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130175235948544