Estratégias de memorização para peças de marimba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Diogo Albuquerque
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6744
Resumo: O presente relatório incide sobre a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música – instrumento e classe de conjunto de percussão. Este relatório encontra-se dividido em duas partes: a primeira parte do relatório diz respeito à Prática de Ensino Supervisionada realizada na Academia de Música e Dança do Fundão. Para a realização da Prática de Ensino Supervisionada foi selecionado um aluno do 5º grau e um grupo de percussão constituído por 3 alunos. Esta primeira parte do relatório está subdivida em 5 seções: a caracterização geográfica, histórica e económica do meio; a contextualização da escola; a apresentação da classe de percussão; as planificações individuais e de música de câmara; a apresentação dos programas curriculares da disciplina de percussão e, por fim, uma reflexão pessoal à Prática de Ensino Supervisionada. A segunda parte do relatório apresenta a investigação realizada, intitulada “Estratégias de memorização para peças de marimba”. Esta parte do relatório de estágio pretende conhecer as perceções que os alunos e os professores têm acerca da importância/ eficácia da memória e da memorização na aprendizagem de um instrumento/marimba. A marimba é um instrumento complexo que exige que se memorizem as obras para se atingir uma boa performance. Esta segunda parte encontra-se estruturada da seguinte forma: fundamentação teórica, explicando as forma de memorização e tipos de memória; várias estratégias de memorização; a apresentação da problemática da investigação e os objetivos da mesma; seguindo-se a recolha de dados; por fim a apresentação dos resultados dos dados recolhidos. A metodologia da investigação baseouse na observação direta, observação-ação, notas de campo e um inquérito por questionário para alunos e outro para docentes. Conclui-se que não existem estratégias certas ou erradas, cada aluno, cada pessoa necessita dos tempos de estudos próprio e estratégias de memorização adquedas as suas capacidades e dificuldades. A adoções correta de estratégias de memorização tem influência na motivação dos alunos e na obtenção do sucesso final, tocar as peças de marimba de memoria e de forma bem conseguida.
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Esta primeira parte do relatório está subdivida em 5 seções: a caracterização geográfica, histórica e económica do meio; a contextualização da escola; a apresentação da classe de percussão; as planificações individuais e de música de câmara; a apresentação dos programas curriculares da disciplina de percussão e, por fim, uma reflexão pessoal à Prática de Ensino Supervisionada. A segunda parte do relatório apresenta a investigação realizada, intitulada “Estratégias de memorização para peças de marimba”. Esta parte do relatório de estágio pretende conhecer as perceções que os alunos e os professores têm acerca da importância/ eficácia da memória e da memorização na aprendizagem de um instrumento/marimba. A marimba é um instrumento complexo que exige que se memorizem as obras para se atingir uma boa performance. Esta segunda parte encontra-se estruturada da seguinte forma: fundamentação teórica, explicando as forma de memorização e tipos de memória; várias estratégias de memorização; a apresentação da problemática da investigação e os objetivos da mesma; seguindo-se a recolha de dados; por fim a apresentação dos resultados dos dados recolhidos. A metodologia da investigação baseouse na observação direta, observação-ação, notas de campo e um inquérito por questionário para alunos e outro para docentes. Conclui-se que não existem estratégias certas ou erradas, cada aluno, cada pessoa necessita dos tempos de estudos próprio e estratégias de memorização adquedas as suas capacidades e dificuldades. A adoções correta de estratégias de memorização tem influência na motivação dos alunos e na obtenção do sucesso final, tocar as peças de marimba de memoria e de forma bem conseguida.Abstract : The present internship report focuses on the curricular unit of Supervised Teaching Practice of Master’s degree in Music Teaching - instrument and class of percussion set. This report is divided into two parts: the first part of the report concerns to the Supervised Teaching Practice held at the Academy of Music and Dance of Fundão. For the realization of this Supervised Teaching Practice was selected a student from 5th grade and a percussion group constituted by 3 students, one of these students is the student already mentioned, the others of the 5th and 7th grades. This part of the report is divided into 5 parts: (I begin by one) geographical, historical and economic characterization of the environment; the contextualization of the school; following the presentation of the percussion class; individual and chamber music planning; presentation of the curricular programs of the percussion discipline, finally has a reflection on the Supervised Teaching Practice. The second part of the report is dedicated to the investigation that has as theme "Memorization strategies for marimba pieces". Internship aims to meet the perceptions that students and teachers have about the importance/effectiveness of memory and learning in learning of an ins-tool/marimba. The marimba is a complex instrument that requires memorizing the works to achieve a good performance. This second part is structured as follows: theoretical basis, explaining the form of memorization and types of memory; various memorization strategies; the presentation of the problematic investigation and its objectives; followed by data collection; finally the presentation of the results of the collected data. The methodology of the investigation was based on direct observation, observation-action, field notes and a questionnaire for students and another for teachers. It is concluded that there are no right or wrong strategies, each student, each participant needs the time of self-study and strategies of memorization to fall their abilities and difficulties. The correct adoption of memorization strategies influences the motivation of the students and the achievement of the final success, touching the pieces of memory marimba and in a well achieved way.Ladeira, Pedro Miguel ReixaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoCabral, Diogo Albuquerque2019-11-04T17:59:24Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6744TID:202296563porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:53Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6744Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:23.426200Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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