Autoconceito profissional dos professores: Construção de uma escala de avaliação

Bibliographic Details
Main Author: Veiga, Feliciano Henriques
Publication Date: 2003
Other Authors: Roque, Paula, Guerra, Teresa M., Fernandes, Luísa, Antunes, Júlia
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10451/4674
Summary: Estudo apresentado no VII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, realizado em 24, 25 e 26 de Setembro de 2003, pela Universidade do Minho e pela Universidade da Corunha. Corunha: Universidade da Corunha.
id RCAP_2e27a7d30af5aed418912e6fbf3b727a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/4674
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Autoconceito profissional dos professores: Construção de uma escala de avaliaçãoAutoconceitoAutoconceito profissional dos professoresMal-estar docenteEstudo apresentado no VII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, realizado em 24, 25 e 26 de Setembro de 2003, pela Universidade do Minho e pela Universidade da Corunha. Corunha: Universidade da Corunha.A falta de instrumentos de avaliação do autoconceito profissional dos docentes do ensino básico e secundário conduziu à elaboração de um instrumento que denominámos Escala de Autoconceito Profissional dos Professores (EAPP). A aplicação da escala EAPP, com 36 itens, incidiu numa amostra de 342 professores, de diferentes escolas do ensino básico e secundário, de ambos os sexos, de diferentes idades, em diferentes fases de desenvolvimento da sua carreira e com diferentes tipos de formação profissional. Foi realizada uma análise factorial de componentes principais seguida de rotação varimax, tendo surgido quatro factores (cuidado na relação interpessoal, segurança em contexto laboral, cooperatividade, e reconhecimento laboral), com uma explicação de 46.79% de variância total. Foram determinados os coeficientes de consistência interna para diferentes grupos de pertença, apresentando-se o índice alpha bastante elevado (0.90) na amostra total e no factor global. No estudo da validade externa da EAPP, os resultados evidenciaram a existência de correlações altamente significativas e negativas entre o autoconceito profissional e o “mal-estar docente”; também altamente significativas foram as correlações entre as dimensões do autoconceito profissional e cada uma das variáveis “envolvimento do professor na promoção dos alunos” e “competências para lidar com a indisciplina”, apresentando-se, neste caso e como esperado, positivas. Para além do destaque às qualidades psicométricas do instrumento criado, é relevada a sua utilidade na investigação em Educação.The lack of evaluation tools regarding basic and secondary teachers’ professional self-concept led to the elaboration of an instrument we called Teachers’ Professional Self-Concept Scale (EAPP). The EAPP scale, with 36 items, was applied to a sample of 342 teachers, from different basic and secondary schools, of both genders, different ages, in different phases of their careers and with different types of professional formation. A factria analysis of the main components followed by varimax rotation was undertaken, and four factors arose (care in interpersonal relations, safety in work, cooperativity, and recognition in work), with a 46.79% explanation of total variance. The internal consistency coefficients were established for different groups, with a rather high alpha (0.90) in the total sample and in the global factor. In the study of EAPP’s external validity, the results showed the presence of high significant, negative correlations between professional self-concept and “teachers’ discomfort”; the correlations between the dimensions of professional selfconcept and each of the variables “involvement of the teacher in students’ promotion” and “competencies to deal with indiscipline” were also highly significant and, as expected, positive. Besides highlighting the psychometric qualities of the instrument, its use in research in Education is stressed.Repositório da Universidade de LisboaVeiga, Feliciano HenriquesRoque, PaulaGuerra, Teresa M.Fernandes, LuísaAntunes, Júlia2011-12-20T14:47:17Z20032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4674porRevista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educacióninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:45:50Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4674Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:15.412810Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Autoconceito profissional dos professores: Construção de uma escala de avaliação
title Autoconceito profissional dos professores: Construção de uma escala de avaliação
spellingShingle Autoconceito profissional dos professores: Construção de uma escala de avaliação
Veiga, Feliciano Henriques
Autoconceito
Autoconceito profissional dos professores
Mal-estar docente
title_short Autoconceito profissional dos professores: Construção de uma escala de avaliação
title_full Autoconceito profissional dos professores: Construção de uma escala de avaliação
title_fullStr Autoconceito profissional dos professores: Construção de uma escala de avaliação
title_full_unstemmed Autoconceito profissional dos professores: Construção de uma escala de avaliação
title_sort Autoconceito profissional dos professores: Construção de uma escala de avaliação
author Veiga, Feliciano Henriques
author_facet Veiga, Feliciano Henriques
Roque, Paula
Guerra, Teresa M.
Fernandes, Luísa
Antunes, Júlia
author_role author
author2 Roque, Paula
Guerra, Teresa M.
Fernandes, Luísa
Antunes, Júlia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Feliciano Henriques
Roque, Paula
Guerra, Teresa M.
Fernandes, Luísa
Antunes, Júlia
dc.subject.por.fl_str_mv Autoconceito
Autoconceito profissional dos professores
Mal-estar docente
topic Autoconceito
Autoconceito profissional dos professores
Mal-estar docente
description Estudo apresentado no VII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, realizado em 24, 25 e 26 de Setembro de 2003, pela Universidade do Minho e pela Universidade da Corunha. Corunha: Universidade da Corunha.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003-01-01T00:00:00Z
2011-12-20T14:47:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/4674
url http://hdl.handle.net/10451/4674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134189158662144