Autoconceito profissional dos professores: Construção de uma escala de avaliação
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2003 |
Other Authors: | , , , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://hdl.handle.net/10451/4674 |
Summary: | Estudo apresentado no VII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, realizado em 24, 25 e 26 de Setembro de 2003, pela Universidade do Minho e pela Universidade da Corunha. Corunha: Universidade da Corunha. |
id |
RCAP_2e27a7d30af5aed418912e6fbf3b727a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/4674 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Autoconceito profissional dos professores: Construção de uma escala de avaliaçãoAutoconceitoAutoconceito profissional dos professoresMal-estar docenteEstudo apresentado no VII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, realizado em 24, 25 e 26 de Setembro de 2003, pela Universidade do Minho e pela Universidade da Corunha. Corunha: Universidade da Corunha.A falta de instrumentos de avaliação do autoconceito profissional dos docentes do ensino básico e secundário conduziu à elaboração de um instrumento que denominámos Escala de Autoconceito Profissional dos Professores (EAPP). A aplicação da escala EAPP, com 36 itens, incidiu numa amostra de 342 professores, de diferentes escolas do ensino básico e secundário, de ambos os sexos, de diferentes idades, em diferentes fases de desenvolvimento da sua carreira e com diferentes tipos de formação profissional. Foi realizada uma análise factorial de componentes principais seguida de rotação varimax, tendo surgido quatro factores (cuidado na relação interpessoal, segurança em contexto laboral, cooperatividade, e reconhecimento laboral), com uma explicação de 46.79% de variância total. Foram determinados os coeficientes de consistência interna para diferentes grupos de pertença, apresentando-se o índice alpha bastante elevado (0.90) na amostra total e no factor global. No estudo da validade externa da EAPP, os resultados evidenciaram a existência de correlações altamente significativas e negativas entre o autoconceito profissional e o “mal-estar docente”; também altamente significativas foram as correlações entre as dimensões do autoconceito profissional e cada uma das variáveis “envolvimento do professor na promoção dos alunos” e “competências para lidar com a indisciplina”, apresentando-se, neste caso e como esperado, positivas. Para além do destaque às qualidades psicométricas do instrumento criado, é relevada a sua utilidade na investigação em Educação.The lack of evaluation tools regarding basic and secondary teachers’ professional self-concept led to the elaboration of an instrument we called Teachers’ Professional Self-Concept Scale (EAPP). The EAPP scale, with 36 items, was applied to a sample of 342 teachers, from different basic and secondary schools, of both genders, different ages, in different phases of their careers and with different types of professional formation. A factria analysis of the main components followed by varimax rotation was undertaken, and four factors arose (care in interpersonal relations, safety in work, cooperativity, and recognition in work), with a 46.79% explanation of total variance. The internal consistency coefficients were established for different groups, with a rather high alpha (0.90) in the total sample and in the global factor. In the study of EAPP’s external validity, the results showed the presence of high significant, negative correlations between professional self-concept and “teachers’ discomfort”; the correlations between the dimensions of professional selfconcept and each of the variables “involvement of the teacher in students’ promotion” and “competencies to deal with indiscipline” were also highly significant and, as expected, positive. Besides highlighting the psychometric qualities of the instrument, its use in research in Education is stressed.Repositório da Universidade de LisboaVeiga, Feliciano HenriquesRoque, PaulaGuerra, Teresa M.Fernandes, LuísaAntunes, Júlia2011-12-20T14:47:17Z20032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4674porRevista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educacióninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:45:50Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4674Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:15.412810Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autoconceito profissional dos professores: Construção de uma escala de avaliação |
title |
Autoconceito profissional dos professores: Construção de uma escala de avaliação |
spellingShingle |
Autoconceito profissional dos professores: Construção de uma escala de avaliação Veiga, Feliciano Henriques Autoconceito Autoconceito profissional dos professores Mal-estar docente |
title_short |
Autoconceito profissional dos professores: Construção de uma escala de avaliação |
title_full |
Autoconceito profissional dos professores: Construção de uma escala de avaliação |
title_fullStr |
Autoconceito profissional dos professores: Construção de uma escala de avaliação |
title_full_unstemmed |
Autoconceito profissional dos professores: Construção de uma escala de avaliação |
title_sort |
Autoconceito profissional dos professores: Construção de uma escala de avaliação |
author |
Veiga, Feliciano Henriques |
author_facet |
Veiga, Feliciano Henriques Roque, Paula Guerra, Teresa M. Fernandes, Luísa Antunes, Júlia |
author_role |
author |
author2 |
Roque, Paula Guerra, Teresa M. Fernandes, Luísa Antunes, Júlia |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veiga, Feliciano Henriques Roque, Paula Guerra, Teresa M. Fernandes, Luísa Antunes, Júlia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoconceito Autoconceito profissional dos professores Mal-estar docente |
topic |
Autoconceito Autoconceito profissional dos professores Mal-estar docente |
description |
Estudo apresentado no VII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, realizado em 24, 25 e 26 de Setembro de 2003, pela Universidade do Minho e pela Universidade da Corunha. Corunha: Universidade da Corunha. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003-01-01T00:00:00Z 2011-12-20T14:47:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/4674 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/4674 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134189158662144 |