Os medos dos professores: Elaboração de uma escala de avaliação dos medos profissionais dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Feliciano Henriques
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Fernandes, Luísa, Roque, Paula, Guerra, Teresa M., Antunes, Júlia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/4673
Resumo: Estudo apresentado no VII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, realizado em 24-26 de Setembro de 2003, pelas Universidades do Minho e da Corunha. Corunha: Universidade da Corunha.
id RCAP_5fcc462ab659abaab2b58e191113a3b4
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/4673
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os medos dos professores: Elaboração de uma escala de avaliação dos medos profissionais dos professoresMedos dos professoresAutoconceitoAnsiedadeDesenvolvimento profissionalEstudo apresentado no VII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, realizado em 24-26 de Setembro de 2003, pelas Universidades do Minho e da Corunha. Corunha: Universidade da Corunha.A falta de instrumentos que pudessem ser administrados a professores, para que se pronunciem quanto aos seus medos profissionais, conduziu à construção de um novo instrumento de avaliação. Apresentam-se as fases seguidas na construção de uma escala de avaliação dos medos profissionais dos professores (EAMPP). Após a recolha e o estudo piloto dos itens, procedeu-se à aplicação da versão final da escala (EAMPP). A amostra foi constituída por 208 professores do 2º e 3º ciclos e do ensino secundário, de ambos os sexos, de várias zonas do país e com tempo de serviço diversificado. Procedeu-se ao estudo da fidelidade e da validade de construto e externa. Uma análise factorial de componentes principais com rotação varimax revelou a existência de sete dimensões dos medos profissionais: medos associados à indisciplina e gestão dos alunos nas aulas, medos associados à não satisfação da necessidade de reconhecimento enquanto professor, medos associados à gestão da profissão pela tutela, medos associados à falta de competências de ensino, medos derivados de obstáculos à realização profissional, medos associados à aceitação de desafios na escola e medos associados a uma avaliação negativa de si próprio vinda dos outros em contexto escolar. A variância total explicada por tais factores apresentou-se bastante elevada (61.67%), bem como os coeficientes de consistência interna (índices alpha), a variarem entre 0.80 e 0.97 para diferentes grupos. Os coeficientes de validade concorrente foram também muito consistentes. Os resultados salientam as boas qualidades da escala EAMPP, assim construída e disponibilizada para futuras investigações com professores.The lack of instruments to apply to teachers so they may discuss their professional fears led to the construction of a new evaluation tool. This paper presents the phases of the construction of an evaluation tool for teachers’ professional fears (EAMPP). After the collection and the pilot study of the items, the final version of the scale (EAMPP) was applied. The sample consisted of 208 teachers of the 2 nd and 3 rd cycles and secondary education, of both genders, from several areas of the country and with different lengths of experience. Construct and external reliability and validity were measured. Factorial analysis of the main components with varimax rotation revealed the presence of seven dimensions of professional fears: fears related to indiscipline and the management of pupils in class, fears related to not meeting the need for recognition as a teacher, fears related to the management of their profession by the educational administration, fears related to the lack of teaching competencies, fears deriving from obstacles for professional realisation, fears related to accepting challenges in school and fears related to a negative evaluation of oneself by others in the school context. The total variance explained by these factors was rather high (61.67%), as were the internal consistency coefficients (alpha indexes), that varied between 0.80 and 0.97 for different groups. The concurrent validity coefficients were also very consistent. Results stress the fine qualities of the EAMPP scale, thus constructed and made available for future research with teachers.Repositório da Universidade de LisboaVeiga, Feliciano HenriquesFernandes, LuísaRoque, PaulaGuerra, Teresa M.Antunes, Júlia2011-12-20T14:43:26Z20032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4673porRevista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educacióninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:45:50Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4673Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:15.367006Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os medos dos professores: Elaboração de uma escala de avaliação dos medos profissionais dos professores
title Os medos dos professores: Elaboração de uma escala de avaliação dos medos profissionais dos professores
spellingShingle Os medos dos professores: Elaboração de uma escala de avaliação dos medos profissionais dos professores
Veiga, Feliciano Henriques
Medos dos professores
Autoconceito
Ansiedade
Desenvolvimento profissional
title_short Os medos dos professores: Elaboração de uma escala de avaliação dos medos profissionais dos professores
title_full Os medos dos professores: Elaboração de uma escala de avaliação dos medos profissionais dos professores
title_fullStr Os medos dos professores: Elaboração de uma escala de avaliação dos medos profissionais dos professores
title_full_unstemmed Os medos dos professores: Elaboração de uma escala de avaliação dos medos profissionais dos professores
title_sort Os medos dos professores: Elaboração de uma escala de avaliação dos medos profissionais dos professores
author Veiga, Feliciano Henriques
author_facet Veiga, Feliciano Henriques
Fernandes, Luísa
Roque, Paula
Guerra, Teresa M.
Antunes, Júlia
author_role author
author2 Fernandes, Luísa
Roque, Paula
Guerra, Teresa M.
Antunes, Júlia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Feliciano Henriques
Fernandes, Luísa
Roque, Paula
Guerra, Teresa M.
Antunes, Júlia
dc.subject.por.fl_str_mv Medos dos professores
Autoconceito
Ansiedade
Desenvolvimento profissional
topic Medos dos professores
Autoconceito
Ansiedade
Desenvolvimento profissional
description Estudo apresentado no VII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, realizado em 24-26 de Setembro de 2003, pelas Universidades do Minho e da Corunha. Corunha: Universidade da Corunha.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003-01-01T00:00:00Z
2011-12-20T14:43:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/4673
url http://hdl.handle.net/10451/4673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134189156564992