Elementos sócio-escolares do autoconceito profissional dos professores
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Publication Date: | 2007 |
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Summary: | Este artigo baseia-se numa parte do estudo empírico realizado para a obtenção do grau de Mestre do primeiro autor, cuja dissertação foi apresentada no Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com o título Autoconceito profissional dos professores, tendo a orientação do segundo autor. |
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Elementos sócio-escolares do autoconceito profissional dos professoresAutoconceitoAutoconceito profissional dos professoresMal-estar docenteEste artigo baseia-se numa parte do estudo empírico realizado para a obtenção do grau de Mestre do primeiro autor, cuja dissertação foi apresentada no Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com o título Autoconceito profissional dos professores, tendo a orientação do segundo autor.Atendendo à importância que o autoconceito profissional dos professores poderá ter para a sua integração na escola e na sociedade, realizou-se um estudo cujo objectivo foi a análise das representações dos professores acerca de si mesmos enquanto profissionais da educação. Utilizou-se, para este estudo, uma amostra de 342 professores de ambos os sexos, de escolas pertencentes aos distritos de Lisboa, do Centro e do Sul do país. Utilizou-se como instrumento de avaliação a “Escala de Autoconceito Profissional dos Professores (EAPP)”, composta por 36 itens distribuídos por 4 factores distintos: cuidado na relação interpessoal, segurança em contexto laboral, cooperatividade, e reconhecimento laboral. O objectivo desta investigação levou às seguintes questões de estudo: Será que existem diferenças significativas no autoconcei o dos professores em função da satisfação profissional? Como se correlacionam os resultados entre cada uma das dimensões do autoconceito profissional e cada uma das seguintes variáveis: mal-estar docente, envolvimento na promoção dos alunos e competências para lidar com a indisciplina? A análise dos resultados permitiu encontrar relações significativas entre o autoconceito e as variáveis referidas, na generalidade dos casos considerados. Verificou-se que todas as dimensões do autoconceito se correlacionam significativamente com as variáveis envolvimento na promoção dos alunos e competências para lidar com a indisciplina.Repositório da Universidade de LisboaRoque, PaulaVeiga, Feliciano Henriques2012-06-27T11:08:02Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6588porRoque, P., & Veiga, F. H. (2007). Elementos sócio-escolares do autoconceito profissional dos professores. Pensar a Educação: Revista da Associação dos Professores de Sintra, 1, 89-102.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:37Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6588Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:24.819795Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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