Educação emocional como ferramenta propiciadora de emoções positivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ana Isabel
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Veiga-Branco, Augusta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/6849
Resumo: Partimos das questões: - Será que podem ser conciliados os conceitos de Psicologia Positiva e de E.E., com finalidade reforçadora entre si? - Será que podem ser encontrados efeitos pós formação, exemplificativos dos objectivos apresentados por Bisquerra (2003)? - Qual a percepção destes professores, relativamente ao efeito da formação? São identificáveis pelos formandos? A que nível? Assim, desenvolveu-se este estudo transversal, de carácter qualitativo, para, a partir das respostas às questões colocadas em entrevista, (num guião construído para o efeito), apresentar uma “teoria fundamentada nos dados”, apresentar os efeitos desta formação em Educação Emocional. Objetivos - Avaliar a formação em E.E., nas vertentes intrapessoal e interpessoal. - Identificar percepções de sentimentos emocionais e efeitos terapêuticos.
id RCAP_3002995585344bb5dbfeb7cafbbd7ba1
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6849
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação emocional como ferramenta propiciadora de emoções positivasEducação emocionalPsicologia positivaEmoções positivasPartimos das questões: - Será que podem ser conciliados os conceitos de Psicologia Positiva e de E.E., com finalidade reforçadora entre si? - Será que podem ser encontrados efeitos pós formação, exemplificativos dos objectivos apresentados por Bisquerra (2003)? - Qual a percepção destes professores, relativamente ao efeito da formação? São identificáveis pelos formandos? A que nível? Assim, desenvolveu-se este estudo transversal, de carácter qualitativo, para, a partir das respostas às questões colocadas em entrevista, (num guião construído para o efeito), apresentar uma “teoria fundamentada nos dados”, apresentar os efeitos desta formação em Educação Emocional. Objetivos - Avaliar a formação em E.E., nas vertentes intrapessoal e interpessoal. - Identificar percepções de sentimentos emocionais e efeitos terapêuticos.O presente estudo parte do reconhecimento da simbiose entre os conceitos de Psicologia Positiva (Seligman y Csikszentmihalyi, 2000) e da Educação Emocional (Bisquerra, 2000; Veiga Branco 2004, 2005, 2007) no sentido de capacitar os sujeitos para a promoção de sentimentos positivos. Assim, o que aqui se assume como objetivo, é reconhecer os efeitos da formação em Educação Emocional, relativamente a uma amostra de 35 professores do ensino secundário do norte e sul de Portugal, através das unidades discursivas obtidas a partir das respostas a um guião de entrevista (Tuckman, 2000). Os resultados expõem uma árvore categorial com 4 categorias primárias e 10 secundárias que apresentam efeitos intra e interpessoais expressivos das reflexões pós formação, e da consequente preparação pessoal na aplicação das estratégias aprendidas. Em conclusão, verifica-se a corroboração da proposta inicial segundo o modelo aplicado na formação mas não exatamente como é teoricamente formulado.Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativade la Infancia, Adolescencia Mayores y Discapcidad (INFAD)Biblioteca Digital do IPBAlmeida, Ana IsabelVeiga-Branco, Augusta2012-05-03T17:28:11Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/6849porAlmeida, Ana; Veiga-Branco, Augusta (2012). Educação emocional como ferramenta propiciadora de emoções positivas. International Journal of Developmental and Educational Psycology. ISSN 0214-9877. 4:1, p. 53-610214-9877info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:16:59Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6849Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:58:44.603419Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação emocional como ferramenta propiciadora de emoções positivas
title Educação emocional como ferramenta propiciadora de emoções positivas
spellingShingle Educação emocional como ferramenta propiciadora de emoções positivas
Almeida, Ana Isabel
Educação emocional
Psicologia positiva
Emoções positivas
title_short Educação emocional como ferramenta propiciadora de emoções positivas
title_full Educação emocional como ferramenta propiciadora de emoções positivas
title_fullStr Educação emocional como ferramenta propiciadora de emoções positivas
title_full_unstemmed Educação emocional como ferramenta propiciadora de emoções positivas
title_sort Educação emocional como ferramenta propiciadora de emoções positivas
author Almeida, Ana Isabel
author_facet Almeida, Ana Isabel
Veiga-Branco, Augusta
author_role author
author2 Veiga-Branco, Augusta
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Ana Isabel
Veiga-Branco, Augusta
dc.subject.por.fl_str_mv Educação emocional
Psicologia positiva
Emoções positivas
topic Educação emocional
Psicologia positiva
Emoções positivas
description Partimos das questões: - Será que podem ser conciliados os conceitos de Psicologia Positiva e de E.E., com finalidade reforçadora entre si? - Será que podem ser encontrados efeitos pós formação, exemplificativos dos objectivos apresentados por Bisquerra (2003)? - Qual a percepção destes professores, relativamente ao efeito da formação? São identificáveis pelos formandos? A que nível? Assim, desenvolveu-se este estudo transversal, de carácter qualitativo, para, a partir das respostas às questões colocadas em entrevista, (num guião construído para o efeito), apresentar uma “teoria fundamentada nos dados”, apresentar os efeitos desta formação em Educação Emocional. Objetivos - Avaliar a formação em E.E., nas vertentes intrapessoal e interpessoal. - Identificar percepções de sentimentos emocionais e efeitos terapêuticos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-03T17:28:11Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/6849
url http://hdl.handle.net/10198/6849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Almeida, Ana; Veiga-Branco, Augusta (2012). Educação emocional como ferramenta propiciadora de emoções positivas. International Journal of Developmental and Educational Psycology. ISSN 0214-9877. 4:1, p. 53-61
0214-9877
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativade la Infancia, Adolescencia Mayores y Discapcidad (INFAD)
publisher.none.fl_str_mv Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativade la Infancia, Adolescencia Mayores y Discapcidad (INFAD)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135208305328128