Atitude criativa e questionamento em educação visual e tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Celeste Maria Tapadinhas França Monteiro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/9940
Resumo: Nesta investigação é aplicada uma metodologia de incentivo ao questionamento e desenvolvimento da criatividade, para a construção de um ambiente de promoção da atitude criativa em sala de aula num grupo de alunos de duas turmas do 5º ano de escolaridade na disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT). A pertinência do estudo é justificada, por um lado, pela integração curricular no domínio da disciplina de EVT e, por outro, pela importância do questionamento como veículo de aprendizagem e de motivação para o desenvolvimento da atitude criativa. Para o efeito, recorre-se a uma metodologia de design de criatividade utilizada para levar a cabo a construção da atitude criativa, no âmbito da qual o questionamento assume um papel preponderante, através de perguntas que os alunos são motivados a fazer ao longo de várias fases da unidade de trabalho desenvolvida, neste caso, sobre o tema Floresta. Os resultados obtidos permitem concluir que o processo de questionamento motiva o envolvimento dos alunos em novas formas de pensar e desenvolver ideias, promovendo um ambiente de ensino e aprendizagem facilitador do desenvolvimento da atitude criativa, a qual culmina com a produção de artefactos originais construídos pelos alunos. A experiência desenvolvida potencia, na área da educação, a implementação de novas metodologias de ensino e aprendizagem capazes de contribuir para a promoção do conhecimento e do sucesso escolar, através da dinamização do questionamento e do desenvolvimento da atitude criativa.
id RCAP_317b162b03dc8f2cf700651f6c6384f9
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/9940
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atitude criativa e questionamento em educação visual e tecnológicaEducação artísticaTécnicas da aulaDesenvolvimento da criatividadeDesenvolvimento das criançasTécnicas de interrogaçãoEnsino básico 1º cicloNesta investigação é aplicada uma metodologia de incentivo ao questionamento e desenvolvimento da criatividade, para a construção de um ambiente de promoção da atitude criativa em sala de aula num grupo de alunos de duas turmas do 5º ano de escolaridade na disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT). A pertinência do estudo é justificada, por um lado, pela integração curricular no domínio da disciplina de EVT e, por outro, pela importância do questionamento como veículo de aprendizagem e de motivação para o desenvolvimento da atitude criativa. Para o efeito, recorre-se a uma metodologia de design de criatividade utilizada para levar a cabo a construção da atitude criativa, no âmbito da qual o questionamento assume um papel preponderante, através de perguntas que os alunos são motivados a fazer ao longo de várias fases da unidade de trabalho desenvolvida, neste caso, sobre o tema Floresta. Os resultados obtidos permitem concluir que o processo de questionamento motiva o envolvimento dos alunos em novas formas de pensar e desenvolver ideias, promovendo um ambiente de ensino e aprendizagem facilitador do desenvolvimento da atitude criativa, a qual culmina com a produção de artefactos originais construídos pelos alunos. A experiência desenvolvida potencia, na área da educação, a implementação de novas metodologias de ensino e aprendizagem capazes de contribuir para a promoção do conhecimento e do sucesso escolar, através da dinamização do questionamento e do desenvolvimento da atitude criativa.This research applies a methodology to encourage questioning and creativity, in order to promote a creative attitude environment in the classroom in a group of students from two different 5th grade Visual and Technological Education (VTE) classes. The relevance of the study is justified, first, taking into account the curriculum integration in the area of VTE and, secondly, by the importance of questioning as factor of the motivation and learning to the development of creative attitude. For this purpose, we using a creativity design methodology where the questioning assumes a leading role through questions that students are motivated to do over several steps of one work unit developed on the Forest subject. The results indicate that the questioning encourages the students’ commitment in new ways of thinking and developing ideas, fostering a more easily learning and teaching environment to grow a creative attitude, which culminates with the production of original artifacts built by students. The methodology presented here provides new tools in the area of education to help the teaching and learning process, which can contributes to the promotion of the knowledge and the academic success, by streamlining the questioning and the development of creative attitude.Universidade de Aveiro2013-03-22T10:11:16Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9940porNeves, Celeste Maria Tapadinhas França Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:17:16Zoai:ria.ua.pt:10773/9940Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:40.024729Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atitude criativa e questionamento em educação visual e tecnológica
title Atitude criativa e questionamento em educação visual e tecnológica
spellingShingle Atitude criativa e questionamento em educação visual e tecnológica
Neves, Celeste Maria Tapadinhas França Monteiro
Educação artística
Técnicas da aula
Desenvolvimento da criatividade
Desenvolvimento das crianças
Técnicas de interrogação
Ensino básico 1º ciclo
title_short Atitude criativa e questionamento em educação visual e tecnológica
title_full Atitude criativa e questionamento em educação visual e tecnológica
title_fullStr Atitude criativa e questionamento em educação visual e tecnológica
title_full_unstemmed Atitude criativa e questionamento em educação visual e tecnológica
title_sort Atitude criativa e questionamento em educação visual e tecnológica
author Neves, Celeste Maria Tapadinhas França Monteiro
author_facet Neves, Celeste Maria Tapadinhas França Monteiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Celeste Maria Tapadinhas França Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Técnicas da aula
Desenvolvimento da criatividade
Desenvolvimento das crianças
Técnicas de interrogação
Ensino básico 1º ciclo
topic Educação artística
Técnicas da aula
Desenvolvimento da criatividade
Desenvolvimento das crianças
Técnicas de interrogação
Ensino básico 1º ciclo
description Nesta investigação é aplicada uma metodologia de incentivo ao questionamento e desenvolvimento da criatividade, para a construção de um ambiente de promoção da atitude criativa em sala de aula num grupo de alunos de duas turmas do 5º ano de escolaridade na disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT). A pertinência do estudo é justificada, por um lado, pela integração curricular no domínio da disciplina de EVT e, por outro, pela importância do questionamento como veículo de aprendizagem e de motivação para o desenvolvimento da atitude criativa. Para o efeito, recorre-se a uma metodologia de design de criatividade utilizada para levar a cabo a construção da atitude criativa, no âmbito da qual o questionamento assume um papel preponderante, através de perguntas que os alunos são motivados a fazer ao longo de várias fases da unidade de trabalho desenvolvida, neste caso, sobre o tema Floresta. Os resultados obtidos permitem concluir que o processo de questionamento motiva o envolvimento dos alunos em novas formas de pensar e desenvolver ideias, promovendo um ambiente de ensino e aprendizagem facilitador do desenvolvimento da atitude criativa, a qual culmina com a produção de artefactos originais construídos pelos alunos. A experiência desenvolvida potencia, na área da educação, a implementação de novas metodologias de ensino e aprendizagem capazes de contribuir para a promoção do conhecimento e do sucesso escolar, através da dinamização do questionamento e do desenvolvimento da atitude criativa.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-03-22T10:11:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/9940
url http://hdl.handle.net/10773/9940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137518278410240