Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Paulo Bartolomeu
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/7631
Resumo: O presente trabalho foi elaborado como parte integrante da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Bragança, destinando-se à obtenção do grau de mestre. Este relatório final de estágio divide-se em duas partes: na primeira parte apresentamos um estudo acerca da temática Aprendizagem cooperativa em contexto de sala de aula. Este estudo foi realizado numa turma do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico, constituída por dez alunos e pretende dar resposta aos seguintes objetivos: diagnosticar o domínio das competências sociais e cognitivas dos alunos; analisar o contributo da aprendizagem cooperativa no desenvolvimento de competências sociais e cognitivas dos alunos; averiguar a eficácia dos métodos de aprendizagem cooperativa, tutoria entre pares e cabeças numeradas juntas no rendimento escolar dos alunos da amostra; verificar a interdependência positiva nos grupos de aprendizagem cooperativa e conhecer a opinião acerca da aprendizagem cooperativa do ponto de vista dos alunos implicados. Para a recolha dos dados que permitissem atingir os objetivos do estudo utilizaram-se os seguintes instrumentos: questionário de avaliação das competências sociais; grelha de observação do professor estagiário; grelha de autoavaliação do trabalho individual e de grupo; testes de avaliação e inquérito por questionário sobre Avaliação final do trabalho cooperativo pelos alunos. Este estudo permitiu concluir que a utilização da aprendizagem cooperativa na sala de aula permitiu o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas nos alunos da amostra, aumentando a sua motivação para a aprendizagem. Na segunda parte deste relatório de estágio são apresentadas as experiências de ensino/aprendizagem realizadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada abrangendo os vários níveis de educação do domínio de habilitação, associadas a uma reflexão crítica e fundamentada das mesmas. Assim, são apresentadas quatro experiências de ensino/aprendizagem realizadas nas áreas científicas de Língua Portuguesa, História e Geografia Portugal, Ciências da Natureza e Matemática do 2.º Ciclo do Ensino Básico e uma experiência de ensino/aprendizagem realizada no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas experiências de ensino/aprendizagem pretendem dar a conhecer os acontecimentos vividos na atividade docente no que se refere às dificuldades sentidas, às estratégias utilizadas e à avaliação crítica das mesmas, tendo sempre presente a ligação com o tema integrador. The present work was prepared like integrant part of the unity curricular of Practice of Teaching Supervised of the master's degree in Teaching of the 1.th one and of the 2.th Cycle of the Basic Teaching of the School of Education of Bragança, being destined to getting the master's degree. This final internship report is divided in two parts: in the first part we present a study about Cooperative learning in context of classroom. This study was carried out in a group of the 6.th year of the 2.th Cycle of the Basic Teaching, constituted by ten pupils and it intends to give answer to the next objectives: diagnose the field of social and cognitive competences in the pupils; analyze the contribution of cooperative learning in the development of social and cognitive competences of the pupils; to check the efficiency of the methods of cooperative learning, tutorship between pairs and numbered heads together in the school profit of the pupils of the sample; to check the interdependence positive in the groups of cooperative learning and to know the opinion about the cooperative learning of the point of view of the implicated pupils. For the gathering of the data that were allowing to reach the objectives of the study the next instruments were used: questionnaire of evaluation of the social competences; grill of observation of the teacher probationer; grill of self evaluation of the individual work and of group; assessment tests and inquiry for questionnaire about the final Evaluation of the cooperative work by pupils. This study concluded that the use of the cooperative learning in the classroom allowed the development of social and cognitive competences in the pupils of the sample, increasing his motivation for the learning. In the second part of this report of internship are presented the experiences of teaching-learning carried out along the Practice of Teaching Supervised including several levels of education skills, associated to a critical and substantiated reflection of same. So, they are presented four experiences of teaching-learning carried out in the scientific areas of Portuguese Language, History and Geography Portugal, Sciences of the Nature and Mathematics of the 2.th Cycle of the Basic Teaching and an experience of teaching-learning carried out in the 1st Cycle of the Basic Teaching. These experiences of learning intend to let know the experience the teaching activity in what it refers to the difficulties, to the used strategies and to the critical evaluation of same, having always present the connection with the integrator theme.
id RCAP_405e2cfffb34cf250da4da01a0e57085
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7631
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básicoO presente trabalho foi elaborado como parte integrante da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Bragança, destinando-se à obtenção do grau de mestre. Este relatório final de estágio divide-se em duas partes: na primeira parte apresentamos um estudo acerca da temática Aprendizagem cooperativa em contexto de sala de aula. Este estudo foi realizado numa turma do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico, constituída por dez alunos e pretende dar resposta aos seguintes objetivos: diagnosticar o domínio das competências sociais e cognitivas dos alunos; analisar o contributo da aprendizagem cooperativa no desenvolvimento de competências sociais e cognitivas dos alunos; averiguar a eficácia dos métodos de aprendizagem cooperativa, tutoria entre pares e cabeças numeradas juntas no rendimento escolar dos alunos da amostra; verificar a interdependência positiva nos grupos de aprendizagem cooperativa e conhecer a opinião acerca da aprendizagem cooperativa do ponto de vista dos alunos implicados. Para a recolha dos dados que permitissem atingir os objetivos do estudo utilizaram-se os seguintes instrumentos: questionário de avaliação das competências sociais; grelha de observação do professor estagiário; grelha de autoavaliação do trabalho individual e de grupo; testes de avaliação e inquérito por questionário sobre Avaliação final do trabalho cooperativo pelos alunos. Este estudo permitiu concluir que a utilização da aprendizagem cooperativa na sala de aula permitiu o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas nos alunos da amostra, aumentando a sua motivação para a aprendizagem. Na segunda parte deste relatório de estágio são apresentadas as experiências de ensino/aprendizagem realizadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada abrangendo os vários níveis de educação do domínio de habilitação, associadas a uma reflexão crítica e fundamentada das mesmas. Assim, são apresentadas quatro experiências de ensino/aprendizagem realizadas nas áreas científicas de Língua Portuguesa, História e Geografia Portugal, Ciências da Natureza e Matemática do 2.º Ciclo do Ensino Básico e uma experiência de ensino/aprendizagem realizada no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas experiências de ensino/aprendizagem pretendem dar a conhecer os acontecimentos vividos na atividade docente no que se refere às dificuldades sentidas, às estratégias utilizadas e à avaliação crítica das mesmas, tendo sempre presente a ligação com o tema integrador. The present work was prepared like integrant part of the unity curricular of Practice of Teaching Supervised of the master's degree in Teaching of the 1.th one and of the 2.th Cycle of the Basic Teaching of the School of Education of Bragança, being destined to getting the master's degree. This final internship report is divided in two parts: in the first part we present a study about Cooperative learning in context of classroom. This study was carried out in a group of the 6.th year of the 2.th Cycle of the Basic Teaching, constituted by ten pupils and it intends to give answer to the next objectives: diagnose the field of social and cognitive competences in the pupils; analyze the contribution of cooperative learning in the development of social and cognitive competences of the pupils; to check the efficiency of the methods of cooperative learning, tutorship between pairs and numbered heads together in the school profit of the pupils of the sample; to check the interdependence positive in the groups of cooperative learning and to know the opinion about the cooperative learning of the point of view of the implicated pupils. For the gathering of the data that were allowing to reach the objectives of the study the next instruments were used: questionnaire of evaluation of the social competences; grill of observation of the teacher probationer; grill of self evaluation of the individual work and of group; assessment tests and inquiry for questionnaire about the final Evaluation of the cooperative work by pupils. This study concluded that the use of the cooperative learning in the classroom allowed the development of social and cognitive competences in the pupils of the sample, increasing his motivation for the learning. In the second part of this report of internship are presented the experiences of teaching-learning carried out along the Practice of Teaching Supervised including several levels of education skills, associated to a critical and substantiated reflection of same. So, they are presented four experiences of teaching-learning carried out in the scientific areas of Portuguese Language, History and Geography Portugal, Sciences of the Nature and Mathematics of the 2.th Cycle of the Basic Teaching and an experience of teaching-learning carried out in the 1st Cycle of the Basic Teaching. These experiences of learning intend to let know the experience the teaching activity in what it refers to the difficulties, to the used strategies and to the critical evaluation of same, having always present the connection with the integrator theme.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoMateus, Maria do Nascimento EstevesBiblioteca Digital do IPBRodrigues, Paulo Bartolomeu2012-10-11T10:17:00Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/7631porRodrigues, Paulo Bartolomeu (2012). Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T12:10:19ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
title Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
Rodrigues, Paulo Bartolomeu
title_short Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
title_full Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
author Rodrigues, Paulo Bartolomeu
author_facet Rodrigues, Paulo Bartolomeu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mateus, Maria do Nascimento Esteves
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Paulo Bartolomeu
description O presente trabalho foi elaborado como parte integrante da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Bragança, destinando-se à obtenção do grau de mestre. Este relatório final de estágio divide-se em duas partes: na primeira parte apresentamos um estudo acerca da temática Aprendizagem cooperativa em contexto de sala de aula. Este estudo foi realizado numa turma do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico, constituída por dez alunos e pretende dar resposta aos seguintes objetivos: diagnosticar o domínio das competências sociais e cognitivas dos alunos; analisar o contributo da aprendizagem cooperativa no desenvolvimento de competências sociais e cognitivas dos alunos; averiguar a eficácia dos métodos de aprendizagem cooperativa, tutoria entre pares e cabeças numeradas juntas no rendimento escolar dos alunos da amostra; verificar a interdependência positiva nos grupos de aprendizagem cooperativa e conhecer a opinião acerca da aprendizagem cooperativa do ponto de vista dos alunos implicados. Para a recolha dos dados que permitissem atingir os objetivos do estudo utilizaram-se os seguintes instrumentos: questionário de avaliação das competências sociais; grelha de observação do professor estagiário; grelha de autoavaliação do trabalho individual e de grupo; testes de avaliação e inquérito por questionário sobre Avaliação final do trabalho cooperativo pelos alunos. Este estudo permitiu concluir que a utilização da aprendizagem cooperativa na sala de aula permitiu o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas nos alunos da amostra, aumentando a sua motivação para a aprendizagem. Na segunda parte deste relatório de estágio são apresentadas as experiências de ensino/aprendizagem realizadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada abrangendo os vários níveis de educação do domínio de habilitação, associadas a uma reflexão crítica e fundamentada das mesmas. Assim, são apresentadas quatro experiências de ensino/aprendizagem realizadas nas áreas científicas de Língua Portuguesa, História e Geografia Portugal, Ciências da Natureza e Matemática do 2.º Ciclo do Ensino Básico e uma experiência de ensino/aprendizagem realizada no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas experiências de ensino/aprendizagem pretendem dar a conhecer os acontecimentos vividos na atividade docente no que se refere às dificuldades sentidas, às estratégias utilizadas e à avaliação crítica das mesmas, tendo sempre presente a ligação com o tema integrador. The present work was prepared like integrant part of the unity curricular of Practice of Teaching Supervised of the master's degree in Teaching of the 1.th one and of the 2.th Cycle of the Basic Teaching of the School of Education of Bragança, being destined to getting the master's degree. This final internship report is divided in two parts: in the first part we present a study about Cooperative learning in context of classroom. This study was carried out in a group of the 6.th year of the 2.th Cycle of the Basic Teaching, constituted by ten pupils and it intends to give answer to the next objectives: diagnose the field of social and cognitive competences in the pupils; analyze the contribution of cooperative learning in the development of social and cognitive competences of the pupils; to check the efficiency of the methods of cooperative learning, tutorship between pairs and numbered heads together in the school profit of the pupils of the sample; to check the interdependence positive in the groups of cooperative learning and to know the opinion about the cooperative learning of the point of view of the implicated pupils. For the gathering of the data that were allowing to reach the objectives of the study the next instruments were used: questionnaire of evaluation of the social competences; grill of observation of the teacher probationer; grill of self evaluation of the individual work and of group; assessment tests and inquiry for questionnaire about the final Evaluation of the cooperative work by pupils. This study concluded that the use of the cooperative learning in the classroom allowed the development of social and cognitive competences in the pupils of the sample, increasing his motivation for the learning. In the second part of this report of internship are presented the experiences of teaching-learning carried out along the Practice of Teaching Supervised including several levels of education skills, associated to a critical and substantiated reflection of same. So, they are presented four experiences of teaching-learning carried out in the scientific areas of Portuguese Language, History and Geography Portugal, Sciences of the Nature and Mathematics of the 2.th Cycle of the Basic Teaching and an experience of teaching-learning carried out in the 1st Cycle of the Basic Teaching. These experiences of learning intend to let know the experience the teaching activity in what it refers to the difficulties, to the used strategies and to the critical evaluation of same, having always present the connection with the integrator theme.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-11T10:17:00Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/7631
url http://hdl.handle.net/10198/7631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rodrigues, Paulo Bartolomeu (2012). Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301851584069632