Discursos sobre a especificidade do ensino artístico : a sua representação histórica nos séculos XIX e XX

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Main Author: Gomes, Carlos Alberto Faísca Fernandes
Publication Date: 2002
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10451/34811
Summary: Tese de mestrado em Ciências da Educação (História da Educação) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2002
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spelling Discursos sobre a especificidade do ensino artístico : a sua representação histórica nos séculos XIX e XXTeses de mestrado - 2002Ensino artísticoEspecificidadeRepresentação histórica - séc. 19-20Projectos de reforma - 1971IdeologiasTalentoVocação artísticaDomínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de mestrado em Ciências da Educação (História da Educação) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2002Tendo como ponto de partida para a presente dissertação de mestrado o projecto de reforma do ensino artístico de 1971, é aqui minha intenção verificar qual a representação efectiva do discurso de «especificidade» na realidade histórica existente ao nível do ensino vocacional artístico ao longo dos séculos XIX e XX, e até que ponto as questões ideológicas enformam o discurso produzido pelos diversos actores neste envolvidos. Inserindo a abordagem efectuada numa perspectiva de construção social, irei procurar elucidar os mecanismos históricos que sustentam a emergência deste mesmo conceito, o qual determina, segundo algumas das perspectivas hoje defendidas, a impossibilidade de integração de uma formação que vise a preparação de músicos e de bailarinos profissionais nos esquemas gerais de ensino, contrariando desta forma um dos aspectos primordiais das propostas apresentadas com o projecto de reforma de 1971. Contudo, não se podendo menosprezar os mecanismos de resistência, à mudança como sendo um dos factores responsáveis por esta mesma rejeição, é ainda minha intenção tentar aqui compreender como é que este conceito de «especificidade» se encontra construído nas estruturas ideológicas existentes na actualidade e em que medida este corresponde a um efectivo corte conceptual relativamente às práticas até aí existentes. De facto, correspondendo este conceito de «especificidade» à re-emergência de diversos mitos em torno de supostas características excepcionais deste tipo de formações, estes vão ser mobilizados num discurso de resistência à mudança quando as propostas apresentadas com o projecto de reforma do ensino artístico de 1971 põem em causa os equilíbrios de poder até então estabelecidos. Assim, apesar de se ter verificado a este nível uma progressiva sublimação das ideias de «vocação» e de «talento», de não existir uma efectiva precocidade na generalidade das aprendizagens efectuadas, e de as práticas pedagógicas se terem modificado de uma forma bastante significativa ao longo dos séculos XIX e XX, vamos na actualidade encontrar o ressurgimento da ideia de que este tipo de formações se destina somente aos indivíduos que sejam detentores de uma «vocação» ou de um «talento» artístico raro, que tenham iniciado a sua formação numa idade precoce, e que estejam sujeitos a contextos especiais de aprendizagem, nomeadamente ao nível dos instrumentos musicais, onde se defende a existência de aulas individualizadas. E, o mais paradoxal no meio de isto tudo, é que mesmo na actualidade algumas destas «especificidades» são na realidade inexistentes - como seja, a inexistência generalizada de uma opção precoce por uma formação artística na área da música o que em parte poderá explicar o ressurgimento dos discursos que defendem que a formação de músicos «amadores» , é substancialmente diferenciada da formação de músicos «profissionais», procurando desta forma defender o carácter de excepcionalidade desta última.Having as starting point for the present master dissertation the project of reform of the artistic teaching of 1971, is here my intention to verify which is the real representation of the «specificity» speech historically existent at the level of the artistic vocational teaching along the nineteenth and twentieth centuries, and to what extent the ideological aspects give form to the speech produced by the several actors involved in this process. Inserting this approach in a perspective of social construction, I will try to elucidate the historical mechanisms that sustain the emergency of this concept, which determines, according to some of the perspectives now a days presented, the impossibility of integration of a formation that seeks the preparation of professional musicians and dancers in the general outlines of teaching, thwarting this way one of the primordial aspects of the proposals presented with the project of reform of 1971. However, as we couldn't belittle the resistance mechanisms to the change as being one of the responsible factors for this rejection, it is also my intention to try to understand how this «specificity» concept is built into the existent ideological structures and if it corresponds to an effective conceptual cut relatively to the practices existent previously to its emergence. Corresponding this «specificity» concept to the re-emergency of several myths about supposed exceptional characteristics of this type of formations, these myths will be mobilised in a resistance speech to the change when the proposals presented with the project of reform of the artistic teaching of 1971 put in cause the balances of power established until then. Thus, in spite of a progressive sublimation of the «gift» and «talent» ideas, of not existing an effective precocity in the generality of the learning, and of the pedagogic practices having been modified in a quite significant way along the nineteenth and twentieth centuries, we are going to find the resurgence of the idea that this type of formations is only suitable to the individuals that possess a rare «gift» or «talent», that they must begin its formation in a precocious age and be subjected to special contexts of learning, namely at the level of the musical instruments, where should exists provision for private tuition. And, the most paradoxical in the middle of this all, is that today some of these «specificity» are in fact non-existent - as it is, the generalised non-existence of a precocious option for an artistic formation in the area of music - which partly can explain the resurgence of the speeches that defend the «amateur» musicians* formation as being substantially different from the «professional» musicians' formation, seeking to maintain the «professional» musicians' formations as being something apart.Nóvoa, António, 1954-Repositório da Universidade de LisboaGomes, Carlos Alberto Faísca Fernandes2018-09-18T11:43:59Z20022002-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/34811porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:30:21Zoai:repositorio.ul.pt:10451/34811Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:49:26.637063Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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