A importância da atuação de uma equipe pedagógica, no combate à violência escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Nailza Antunes Cordeiro de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7325
Resumo: Estudo descritivo que tem como objetivo analisar a importância da atuação de uma equipe pedagógica no combate à Violência escolar. Para realizá-lo utilizou-se a abordagem qualitativa e quantitativa, através de um questionário de pesquisa, em oito escolas dos bairros da Sacramenta, Telégrafo e Pedreira. Mais de 80% dos educadores já presenciaram situações de violência dentro da escola. Poucos pensaram em desistir da função, apesar de se sentirem inseguros no local de trabalho. O bairro com maior ocorrência de violência, dos três pesquisados é o bairro do Telégrafo com 96%, e o segundo é o bairro da Sacramenta com 94% das respostas dos educadores. Os relatos das equipes demonstraram que a Violência é combatida na escola de várias formas conforme o bairro pesquisado a saber: Pedreira, 20% dos profissionais responderam que o combate à violência se realiza através de um bom relacionamento entre a equipe pedagógica e os alunos; no bairro da Sacramenta, 18,6% responderam que realiza palestras sobre violência e uso de drogas; no bairro do Telégrafo 16,5% dos profissionais disseram que o combate à violência é realizado com parcerias entre policiais e escola, para fazer palestras sobre uso de drogas e prevenção da violência escolar. Constatou-se que há um índice maior que 80% de violência nas escolas estaduais pesquisadas dos três bairros. Há que se fornecer aos profissionais destas escolas, maior suporte técnico e pedagógico para que possam atuar de forma efetiva no combate à violência escolar.
id RCAP_53f30f3c806e20b834e7632eb3dddc9d
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7325
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da atuação de uma equipe pedagógica, no combate à violência escolarMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESEDUCAÇÃOVIOLÊNCIA ESCOLARPEDAGOGIAEDUCATIONSCHOOL VIOLENCEPEDAGOGYEstudo descritivo que tem como objetivo analisar a importância da atuação de uma equipe pedagógica no combate à Violência escolar. Para realizá-lo utilizou-se a abordagem qualitativa e quantitativa, através de um questionário de pesquisa, em oito escolas dos bairros da Sacramenta, Telégrafo e Pedreira. Mais de 80% dos educadores já presenciaram situações de violência dentro da escola. Poucos pensaram em desistir da função, apesar de se sentirem inseguros no local de trabalho. O bairro com maior ocorrência de violência, dos três pesquisados é o bairro do Telégrafo com 96%, e o segundo é o bairro da Sacramenta com 94% das respostas dos educadores. Os relatos das equipes demonstraram que a Violência é combatida na escola de várias formas conforme o bairro pesquisado a saber: Pedreira, 20% dos profissionais responderam que o combate à violência se realiza através de um bom relacionamento entre a equipe pedagógica e os alunos; no bairro da Sacramenta, 18,6% responderam que realiza palestras sobre violência e uso de drogas; no bairro do Telégrafo 16,5% dos profissionais disseram que o combate à violência é realizado com parcerias entre policiais e escola, para fazer palestras sobre uso de drogas e prevenção da violência escolar. Constatou-se que há um índice maior que 80% de violência nas escolas estaduais pesquisadas dos três bairros. Há que se fornecer aos profissionais destas escolas, maior suporte técnico e pedagógico para que possam atuar de forma efetiva no combate à violência escolar.Descriptive study which aims to analyze the importance of the performance of a pedagogical team in combating violence in schools. In order to perform this study the qualitative and quantitative approaches were used by way of a questionnaire research in eight schools in the neighborhoods of “Sacramenta, Telegrafo and Pedreira”. More than 80% of educators have witnessed violence within the school. Few thought about considered giving up their functions, despite the fact of feeling insecure in their workplaces. Among the three researched neighborhoods, the one with the higher occurrence of violence is the neighborhood of “Telegrafo” with 96%, and the second is the neighborhood of “Sacramenta” with 94% of responses from educators. The reports from pedagogical teams have shown that violence is countered in schools in various ways depending on the neighborhood: “Pedreira”, 20% of professionals responded that combating violence takes place through a good relationship between the teaching staff and students; in the neighborhood of Sacramenta, 18.6% responded that they give lectures on violence and drug use; in the neighborhood “Telegrafo”, 16.5% of educators said that combating violence is accomplished with the partnership between police officers and the school, through lectures about “The use of drugs” and “The prevention of violence in schools”. It was found that there is an index higher than 80% of violence in the researched public schools, in the three researched neighborhoods. It’s imperative to provide the professionals in these schools with a higher pedagogical and technical support so that they can act effectively in combating violence in schools.2016-10-03T11:23:20Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7325TID:201483505porMelo, Nailza Antunes Cordeiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:04Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7325Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:08.469546Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da atuação de uma equipe pedagógica, no combate à violência escolar
title A importância da atuação de uma equipe pedagógica, no combate à violência escolar
spellingShingle A importância da atuação de uma equipe pedagógica, no combate à violência escolar
Melo, Nailza Antunes Cordeiro de
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCAÇÃO
VIOLÊNCIA ESCOLAR
PEDAGOGIA
EDUCATION
SCHOOL VIOLENCE
PEDAGOGY
title_short A importância da atuação de uma equipe pedagógica, no combate à violência escolar
title_full A importância da atuação de uma equipe pedagógica, no combate à violência escolar
title_fullStr A importância da atuação de uma equipe pedagógica, no combate à violência escolar
title_full_unstemmed A importância da atuação de uma equipe pedagógica, no combate à violência escolar
title_sort A importância da atuação de uma equipe pedagógica, no combate à violência escolar
author Melo, Nailza Antunes Cordeiro de
author_facet Melo, Nailza Antunes Cordeiro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Nailza Antunes Cordeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCAÇÃO
VIOLÊNCIA ESCOLAR
PEDAGOGIA
EDUCATION
SCHOOL VIOLENCE
PEDAGOGY
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCAÇÃO
VIOLÊNCIA ESCOLAR
PEDAGOGIA
EDUCATION
SCHOOL VIOLENCE
PEDAGOGY
description Estudo descritivo que tem como objetivo analisar a importância da atuação de uma equipe pedagógica no combate à Violência escolar. Para realizá-lo utilizou-se a abordagem qualitativa e quantitativa, através de um questionário de pesquisa, em oito escolas dos bairros da Sacramenta, Telégrafo e Pedreira. Mais de 80% dos educadores já presenciaram situações de violência dentro da escola. Poucos pensaram em desistir da função, apesar de se sentirem inseguros no local de trabalho. O bairro com maior ocorrência de violência, dos três pesquisados é o bairro do Telégrafo com 96%, e o segundo é o bairro da Sacramenta com 94% das respostas dos educadores. Os relatos das equipes demonstraram que a Violência é combatida na escola de várias formas conforme o bairro pesquisado a saber: Pedreira, 20% dos profissionais responderam que o combate à violência se realiza através de um bom relacionamento entre a equipe pedagógica e os alunos; no bairro da Sacramenta, 18,6% responderam que realiza palestras sobre violência e uso de drogas; no bairro do Telégrafo 16,5% dos profissionais disseram que o combate à violência é realizado com parcerias entre policiais e escola, para fazer palestras sobre uso de drogas e prevenção da violência escolar. Constatou-se que há um índice maior que 80% de violência nas escolas estaduais pesquisadas dos três bairros. Há que se fornecer aos profissionais destas escolas, maior suporte técnico e pedagógico para que possam atuar de forma efetiva no combate à violência escolar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2016-10-03T11:23:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/7325
TID:201483505
url http://hdl.handle.net/10437/7325
identifier_str_mv TID:201483505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131218443239424