A gestão pedagógica do ensino e aprendizagem on-line : especificidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Rogério da Costa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4035
Resumo: A gestão pedagógica do ensino e aprendizagem on-line: especificidades abordam os desafios da Gestão do Projeto Pedagógico que tem as Tecnologias de Informação e Comunicação por base didático-pedagógica. O fenômeno constitui-se na gestão do ensino-aprendizagem de curso lato senso a distância, no uso do computador conectado à internet, e a formação do educador especialista responsável pela coordenação, ensino, avaliação e/ou monitoria a frente do trabalho educativo. Reflete sobre os desafios da práxis pedagógica, subsidiada pela busca questionadora das tecnologias, a fim de responder também à demanda por inclusão sócio-digital. A abordagem metodológica de natureza qualitativa pauta-se na interpretação da realidade, de caráter hermenêutico com o intuito de considerar a experiência vivida pelos sujeitos na educação on-line a partir de uma visão crítica. Questiona o descompasso da educação formal brasileira e os avanços sociais com as incorporações de novas tecnologias de aprendizagens. Estabelece nas análises, a relação entre as teorias que sedimentam os objetivos do curso, as práticas de gestão e as influências ideológicas que marcam esse cenário, no PIGEAD da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro Brasil, período de 2010 a 2012. Os resultados desta pesquisa mostram que a interatividade, diferencial que aproxima o indivíduo e o torna parte da comunicação estabelecida na EAD on-line, não ocorre plenamente entre os sujeitos do processo. Além disso, a gestão democrática participativa declarada em seus objetivos de formação se mostra na realidade como prática centralizadora, sinalizando um descompasso entre teoria e prática. Esta pesquisa, entre outros, oferece elementos de avaliação e aprimoramento ao PIGEAD.
id RCAP_2078b53bc773ca0684e60c0fed3494bf
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4035
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A gestão pedagógica do ensino e aprendizagem on-line : especificidadesEDUCAÇÃOGESTÃO ESCOLARPEDAGOGIAENSINO À DISTÂNCIAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESE-LEARNINGEDUCATIONSCHOOL MANAGEMENTPEDAGOGYA gestão pedagógica do ensino e aprendizagem on-line: especificidades abordam os desafios da Gestão do Projeto Pedagógico que tem as Tecnologias de Informação e Comunicação por base didático-pedagógica. O fenômeno constitui-se na gestão do ensino-aprendizagem de curso lato senso a distância, no uso do computador conectado à internet, e a formação do educador especialista responsável pela coordenação, ensino, avaliação e/ou monitoria a frente do trabalho educativo. Reflete sobre os desafios da práxis pedagógica, subsidiada pela busca questionadora das tecnologias, a fim de responder também à demanda por inclusão sócio-digital. A abordagem metodológica de natureza qualitativa pauta-se na interpretação da realidade, de caráter hermenêutico com o intuito de considerar a experiência vivida pelos sujeitos na educação on-line a partir de uma visão crítica. Questiona o descompasso da educação formal brasileira e os avanços sociais com as incorporações de novas tecnologias de aprendizagens. Estabelece nas análises, a relação entre as teorias que sedimentam os objetivos do curso, as práticas de gestão e as influências ideológicas que marcam esse cenário, no PIGEAD da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro Brasil, período de 2010 a 2012. Os resultados desta pesquisa mostram que a interatividade, diferencial que aproxima o indivíduo e o torna parte da comunicação estabelecida na EAD on-line, não ocorre plenamente entre os sujeitos do processo. Além disso, a gestão democrática participativa declarada em seus objetivos de formação se mostra na realidade como prática centralizadora, sinalizando um descompasso entre teoria e prática. Esta pesquisa, entre outros, oferece elementos de avaliação e aprimoramento ao PIGEAD.“The pedagogical management of online teaching and learning: specificities” investigates the challenges of the Pedagogical Project Management, which has the Information and Communication Technology as didactic-pedagogical basis. The phenomenon is constituted on the management of the teaching and learning of a senso latu distance learning course, in the use of computer connected to internet, and the specialist teacher education responsible for the coordination, teaching, evaluation and/or monitoring regarding the educational work. It reflects about the challenges on pedagogical práxis, subsidized for the questioning search of technologies, aiming at answering to the demand for social digital inclusion. The qualitative methodological approach is based on the reality interpretation, which has an hermeneutic character with the objective of considering the lived experience by the individuals on online education in a critical view. It questions the mismatch of Brazilian formal education and the social advances with the incorporations of new learning technologies. In the analyzes, it establishes the relationship among the theories which consolidate the course objectives, the management practices and the ideological influences which involve all this scenario, on the PIGEAD at Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brazil, from 2010 to 2012. The research results show that the interactivity, differential which approaches the individual and make him part of the established communication on the online distance learning education, does not fully occur among the individuals of the process. Besides that, the participative democratic management stated in its education objectives, shows itself as a centered practice, signaling a mismatch between theory and practice. This research, besides others, offers elements of evaluation and upgrading to the PIGEAD.2013-10-09T16:29:00Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4035porRibeiro, Rogério da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:30ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A gestão pedagógica do ensino e aprendizagem on-line : especificidades
title A gestão pedagógica do ensino e aprendizagem on-line : especificidades
spellingShingle A gestão pedagógica do ensino e aprendizagem on-line : especificidades
Ribeiro, Rogério da Costa
EDUCAÇÃO
GESTÃO ESCOLAR
PEDAGOGIA
ENSINO À DISTÂNCIA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
E-LEARNING
EDUCATION
SCHOOL MANAGEMENT
PEDAGOGY
title_short A gestão pedagógica do ensino e aprendizagem on-line : especificidades
title_full A gestão pedagógica do ensino e aprendizagem on-line : especificidades
title_fullStr A gestão pedagógica do ensino e aprendizagem on-line : especificidades
title_full_unstemmed A gestão pedagógica do ensino e aprendizagem on-line : especificidades
title_sort A gestão pedagógica do ensino e aprendizagem on-line : especificidades
author Ribeiro, Rogério da Costa
author_facet Ribeiro, Rogério da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Rogério da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
GESTÃO ESCOLAR
PEDAGOGIA
ENSINO À DISTÂNCIA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
E-LEARNING
EDUCATION
SCHOOL MANAGEMENT
PEDAGOGY
topic EDUCAÇÃO
GESTÃO ESCOLAR
PEDAGOGIA
ENSINO À DISTÂNCIA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
E-LEARNING
EDUCATION
SCHOOL MANAGEMENT
PEDAGOGY
description A gestão pedagógica do ensino e aprendizagem on-line: especificidades abordam os desafios da Gestão do Projeto Pedagógico que tem as Tecnologias de Informação e Comunicação por base didático-pedagógica. O fenômeno constitui-se na gestão do ensino-aprendizagem de curso lato senso a distância, no uso do computador conectado à internet, e a formação do educador especialista responsável pela coordenação, ensino, avaliação e/ou monitoria a frente do trabalho educativo. Reflete sobre os desafios da práxis pedagógica, subsidiada pela busca questionadora das tecnologias, a fim de responder também à demanda por inclusão sócio-digital. A abordagem metodológica de natureza qualitativa pauta-se na interpretação da realidade, de caráter hermenêutico com o intuito de considerar a experiência vivida pelos sujeitos na educação on-line a partir de uma visão crítica. Questiona o descompasso da educação formal brasileira e os avanços sociais com as incorporações de novas tecnologias de aprendizagens. Estabelece nas análises, a relação entre as teorias que sedimentam os objetivos do curso, as práticas de gestão e as influências ideológicas que marcam esse cenário, no PIGEAD da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro Brasil, período de 2010 a 2012. Os resultados desta pesquisa mostram que a interatividade, diferencial que aproxima o indivíduo e o torna parte da comunicação estabelecida na EAD on-line, não ocorre plenamente entre os sujeitos do processo. Além disso, a gestão democrática participativa declarada em seus objetivos de formação se mostra na realidade como prática centralizadora, sinalizando um descompasso entre teoria e prática. Esta pesquisa, entre outros, oferece elementos de avaliação e aprimoramento ao PIGEAD.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-09T16:29:00Z
2013-01-01T00:00:00Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4035
url http://hdl.handle.net/10437/4035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302236247883776