In vino veritas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/20139 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Design, com a especialização em Design de Comunicação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre. |
id |
RCAP_60c6ab71fc74495da19aee3e681a339c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20139 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
In vino veritasIdentidade visual aplicada a vinhosDesign de ComunicaçãoIdentidade visualVinhoRótuloCommunication DesignVisual identityWine labelDissertação de Mestrado em Design, com a especialização em Design de Comunicação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.produtos mais reconhecidos que Portugal tem para oferecer – o vinho. Conhecido como “ex-líbris” de várias regiões do país, é um dos produtos mais consumidos em Portugal e é também exportado para diversos países. Por esta razão, é de maior importância que a sua comunicação seja realizada de modo eficaz. Embora o design de comunicação esteja cada vez mais presente nas entidades vinícolas, em alguns casos, ainda não é bem desenvolvido e o potencial da disciplina ainda não é totalmente conhecido. Com o intuito de satisfazer esta necessidade, pretende-se com esta investigação, conhecer o produto em questão, conhecer a sua história e as suas características intrínsecas, entender o papel do design de comunicação na identidade visual do vinho, estudar casos de referência e aplicar as conclusões na realização de um projecto de design vinícola através de diversos elementos de comunicação, mas sobretudo, através do rótulo. Da metodologia de investigação – neste caso, mista – fazem parte métodos não-intervencionistas e intervencionistas. Com base qualitativa não-intervencionista, desenvolveu-se um enquadramento teórico iniciado por uma revisão da literatura na área da vitivinicultura e no campo do design de comunicação, direcionado para o estudo da identidade visual e a da produção gráfica. Numa segunda etapa, realizaram-se entrevistas exploratórias a designers que se destacam no âmbito do trabalho vinícola e uma análise dos mesmos, capaz de impulsionar a componente projectual. Como método intervencionista, foi desenvolvido o projecto: a criação de uma identidade visual que representa um vinho de origem duriense e todas as suas aplicações. Da presente investigação resultou um projecto prático singular e com aplicação real. Sustentada pelo processo metodológico descrito, a presente dissertação apresenta-se como um potencial contributo, não só para esta área em crescimento, como para os eventuais interessados na mesma.ABSTRACT: The purpose of the current research is to study one of the most recognized products that Portugal has to offer – the wine. Known as the “ex-líbris” from several regions Throughout the country, it is one of the most consumed products in Portugal and it is also exported across the globe. For this reason, it is highly important that it is communicated effectively. Although Communication Design is increasingly more present in wineries, in some cases it is not developed properly, and its potential is not yet fully understood. In order to meet this need, the current study aims to know, not only the product itself, but also its history, its intrinsic characteristics and to understand the role of communication design in the visual identity of Wine. Lastly the study aims to study reference cases and apply the results on a Wine design project through different communication elements, especially through the label. Our research methodology includes non-interventionist and interventionist methods. Based on a non-interventionist qualitative basis, a theoretical framework was developed. More specifically, we started by reviewing the literature in the field of viticulture and communication design, focused on the study of visual identity and graphic production. Additionally, in order to enhance the project design, exploratory surveys were carried out to designers who stand out in the field of Wine. As an interventionist method, a project was conducted: the creation of a visual identity that represents a Douro Wine and all its applications. This study resulted from in a unique, practical and real-life based project. Supported by the methodological process described earlier, the current dissertation represents a potential contribution, not only for this emergent field of study, but also for those interested in the sector.Universidade de Lisboa, Faculdade de ArquiteturaRolo, Elisabete de Jesus RosadoRepositório da Universidade de LisboaPestana, Catarina Luz da Câmara2020-06-04T15:37:44Z2019-12-102019-12-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20139porPESTANA, Catarina Luz da Câmara - In vino veritas : identidade visual aplicada a vinhos.- Lisboa: FA, 2019. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:36Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20139Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:56.478658Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
In vino veritas Identidade visual aplicada a vinhos |
title |
In vino veritas |
spellingShingle |
In vino veritas Pestana, Catarina Luz da Câmara Design de Comunicação Identidade visual Vinho Rótulo Communication Design Visual identity Wine label |
title_short |
In vino veritas |
title_full |
In vino veritas |
title_fullStr |
In vino veritas |
title_full_unstemmed |
In vino veritas |
title_sort |
In vino veritas |
author |
Pestana, Catarina Luz da Câmara |
author_facet |
Pestana, Catarina Luz da Câmara |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rolo, Elisabete de Jesus Rosado Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pestana, Catarina Luz da Câmara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design de Comunicação Identidade visual Vinho Rótulo Communication Design Visual identity Wine label |
topic |
Design de Comunicação Identidade visual Vinho Rótulo Communication Design Visual identity Wine label |
description |
Dissertação de Mestrado em Design, com a especialização em Design de Comunicação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-10 2019-12-10T00:00:00Z 2020-06-04T15:37:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/20139 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/20139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
PESTANA, Catarina Luz da Câmara - In vino veritas : identidade visual aplicada a vinhos.- Lisboa: FA, 2019. Dissertação de Mestrado. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131141366611968 |