A comunicação gráfica nos rótulos de vinhos tintos: uma abordagem a marcas da Região do Alto Douro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/5291 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, ramo de Marketing e Publicidade |
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A comunicação gráfica nos rótulos de vinhos tintos: uma abordagem a marcas da Região do Alto DouroVinhoRótuloComunicação visualWineLabelVisual communicationDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, ramo de Marketing e PublicidadeO Vinho é uma parte integrante da cultura portuguesa e o Douro é das regiões vitivinícolas mais importantes do país. Nos dias de hoje, é verificada a crescente importância que o rótulo tem como ferramenta de Marketing. Este, frequentemente, assume um papel de vendedor silencioso, um veículo publicitário, pois estabelece o primeiro contacto com o consumidor, antes do próprio conteúdo, o vinho. Cada rótulo assume a sua própria identidade e transmite uma mensagem. Para efeitos de contextualização, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o vinho, a embalagem, o rótulo, e a comunicação visual e publicitária. Crê-se que existem linhas gerais para a criação de uma boa mensagem visual que, após serem aprendidas, podem ajudar na formalização, por parte do designer, e ainda na compreensão da mesma, por parte do receptor. Esta comunicação pode ser segmentada, de forma a verificar que técnicas visuais ou elementos gráficos são mais utilizados, e que tendências podem ser extraídas a partir desta análise. De forma a perceber e entender que métodos são mais utilizados, e se existem padrões nas técnicas e elementos mais utilizados, foi realizado um estudo de caso, onde foram seleccionados 51 rótulos de 13 produtores/marcas, de vinhos tintos tranquilos da região do Alto Douro. O equilíbrio, a simetria, a regularidade, a simplicidade, o exagero, a subtileza e a ênfase foram as técnicas seleccionadas e a tipologia, o desenho, a fotografia, a cor e a textura, foram os elementos gráficos seleccionados para serem alvo de análise. Os rótulos foram agrupados por marca/produtor. Cada um foi estudado individualmente e foram registadas as técnicas e elementos utilizados, anteriormente referidos. Após o estudo individual de cada rótulo, os resultados foram agrupados, e conclui-se que a maioria dos rótulos utiliza mais do que um elemento gráfico para construir a mensagem visual. Tipografia com e sem serifa, cor, contraste e desenhos, são os elementos mais comuns na elaboração dos rótulos. Quanto às técnicas visuais, conclui-se que o equilíbrio, a simplicidade e a ênfase são as mais utilizadas.Wine is an integral part of Portuguese culture and Douro is one of most important wineries regions in the country. Nowadays, the importance of the label as a Marketing tool has been increasing exponentially. This often takes on a role of silent salesman, an advertising vehicle for establishing the first contact with the consumer before the actual content, the wine. Each label has its own identity and its own message. A literature review was made on wine, packaging, label, visual and advertising communication. It is believed that there are guidelines for the creation of a good visual message. Those guidelines are learned by the designer, to help him construct good and clear visual messages, and also help the receptor to understand the message in the label. This communication can be segmented in order to verify which visual techniques or elements are best used, and what trends can be drawn from this analysis. In order to understand which methods are most used, and whether there are patterns that could be traced, a case study was performed, where 51 labels were selected out of 13 producers/brands from the Alto Douro region. The selected techniques to be studied were: balance, symmetry, regularity, simplicity, exaggeration, subtlety and emphasis, and the selected elements were: type, drawing, photography, color and texture. The labels were grouped by brand/producer. Each label was studied individually, and the elements and techniques previously enumerated, were analysed. After the individual study of each label, the results were grouped, and it is concluded that most of the labels use more than one graphic element to construct their visual message. It was also concluded that typographies with and without serif, color, contrast and drawings are the most common elements present in the selected wine labels and the visual techniques most used are balance, simplicity and emphasis.[s.n.]Mesquita, FranciscoRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaCosta, Bruna Machado2016-03-17T10:44:06Z2016-01-01T00:00:00Z2016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/5291202189210porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:38ZPortal AgregadorONG |
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